PROJETO OCO

O espetáculo OCO foi produzido, em 2019, pelo projeto institucional de extensão universitária TUT – Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foram, ao todo, doze apresentações, em novembro de 2019, que reuniram cerca de 1.700 espectadores, tendo repercussão muito positiva. 

Para 2020, estavam previstas duas temporadas: em março, no Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba; e em junho, sendo as duas datas canceladas em razão da pandemia do Covid-19. O TUT realizou, então, uma série de lives e entrevistas que abordaram temas diversos, tendo sempre OCO como estudo de caso. Também nos dedicamos a dois outros projetos: a produção de livro OCO: memórias e olhares (Editora Arte Final, 2021), e o documentário: OCO: o nascimento do espetáculo, a ser lançado em novembro de 2022, nas comemorações dos 50 anos do TUT.

Com a retomada das atividades presenciais, em 2022, ano do cinquentenário do TUT, decidimos remontar OCO, continuando de onde fomos interrompidos. Para isto, foi preciso substituir quatro das seis integrantes do elenco, o que demandou um período intensivo de preparação de aproximadamente quatro meses. 

A reestreia de OCO, em temporada com dez apresentações, em 2022, foi envolta pela dedicação de muitas pessoas.

Há muito empenho, muito trabalho e muitas emoções provocadas pelo espetáculo e pelo que o ele representa nestes anos de 2019 a 2022. Foram e são muitas as “criaturas” que nos rondam, são muitas vozes nossas que buscam se propagar pelo  espaço. 

Se, em 2019, uma das inspirações de OCO foi o ideal “ninguém solta a mão de ninguém”, em 2022, após mais de dois anos sem tocar as mãos das outras pessoas como medida de contenção à pandemia, nos reunimos juntos para uma experiência coletiva e presencial. Mais do que nunca, o teatro se torna uma celebração: estar juntos presencialmente é algo muito especial!

Que OCO ressoe em nós!

A PEÇA

OCO é um espetáculo visual que não utiliza texto falado. Utiliza a expressividade acrobática do circo, elementos de dança, inclui o teatro de bonecos e tem um acabamento refinado na plástica dos figurinos, cenografia e iluminação cênica. Com trilha sonora composta originalmente para o espetáculo, possibilitou a aplicação de diversos conceitos artísticos para a pesquisa em arte.

FICHA
TÉCNICA

Concepção, direção, dramaturgia e produção: Ismael Scheffler

Assistência de direção: Karina Souza

Treinamento artístico de acrobacias: Bruno Tucunduva (UFPR)

Assistência de produção: Simone Landal

Elenco: Bruna Martins, Cecília Dambros, Monique Rau, Natália Winter, Rebecca Stauffer e Raquel Lorentz

Cenografia: Levi Brandão

Figurino: Paulo Vinícius

Costureira: Nair Brandt

Desenho de luz: Wagner Correa

Operação de luz: Wagner Correa, Nicolas Caus e Letícia Decker

Trilha sonora original e edição de som: Ágatha Pradnik

Instrumentistas: acordeon – Ágatha Pradnik; flauta – Denusa Castellain; violoncelo – Maria Luiza Sprogis; fagote – Juliano Pontes; oboé – Carina Cardoso de Araújo; pratos, udu, xilofone – Luís Fernando Diogo

Operação de som: Ágatha Pradnik, Ayesla Fabian e Gustavo Bittencourt

Formas animadas: Ismael Scheffler

Assistência de confecção de formas animadas: Simone Landal

Consultoria de formas animadas: Naiara Bastos

Preparação corporal: Ismael Scheffler, Bruno Tucunduva e Karina Souza

Assessoria de comunicação: Maurini de Souza (ASCOM) e Daniel Patire

Fotografia: Daniel Patire

Teasers: Ismael Scheffler, Aline Scheffler e Mazi Moreto

Design gráfico: Vinícius Baptista e Jenifer Rutzen

Ilustração: José Marconi Bezerra de Souza

Concepção, direção, dramaturgia e produção: Ismael Scheffler

Assistência de direção: Karina Souza

Treinamento artístico de acrobacias: Bruno Tucunduva (UFPR)

Assistência de produção: Simone Landal

Elenco: Gabi Gitzel, Kamile Enzo, Monique Rau, Rafaela Angelon, Raquel Lorentz e Thayna Bressan 

Cenografia: Levi Brandão

Figurino: Paulo Vinícius

Costureira: Nair Brandt

Assistência de bastidores: Brasilaine Martins 

Desenho de luz: Wagner Correa

Operação de luz: Wagner Correa ou Nicolas Caus ou Klaus Foguel

Assistência de operação de luz: Giulia Werley

Trilha sonora original e edição de som: Ágatha Pradnik

Instrumentistas: acordeon – Ágatha Pradnik; flauta – Denusa Castellain; violoncelo – Maria Luiza Sprogis; fagote – Juliano Pontes; oboé – Carina Cardoso de Araújo; pratos, udu, xilofone – Luís Fernando Diogo

Operação de som: Nicole Caroline Silva

Formas animadas: Ismael Scheffler

Assistência de confecção de formas animadas: Simone Landal e Nair Brandt

Consultoria de formas animadas: Naiara Bastos

Preparação corporal 2022: Ismael Scheffler, Bruno Tucunduva e Monique Rau

Foto cartaz: Guto Souza

Design gráfico: Nicole Caroline Silva

Estagiários do TUT:  Nicolas Caus e Sabrina Uchôa

Bolsista de extensão do TUT: Nicole Caroline Silva

TRILHA
SONORA

Ágatha Pradnik viu som nos movimentos silenciosos e trouxe músicas de sua autoria para a cena, contribuindo significativamente com a atmosfera do espetáculo. A trilha original está disponível em diversas plataformas de streaming.

Escute agora nas plataformas:

LIVRO

O livro trata sobre o espetáculo OCO, produzido e apresentado, em 2019, em Curitiba-PR, pelo projeto de extensão universitária TUT – Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O espetáculo envolveu múltiplas linguagens: teatro, teatro de formas animadas, circo, dança, dança-teatro, música, artes visuais, design e arquitetura. 

Este livro está estruturado em duas sessões. Na primeira, De mãos dadas, é apresentada uma série de textos dos diferentes agentes criativos de OCO, envolvendo depoimentos, entrevistas e artigos que tratam sobre o processo de criação, estando permeado de imagens dos ensaios, da produção e de apresentações. 

A segunda parte, Olhares de quem viu, apresenta diferentes registros feitos no processo ou nas apresentações, seja por meio de desenhos, fotografias ou por palavras. Essa seção revela também diferentes desdobramentos do espetáculo e algumas repercussões por meio de depoimentos de quem assistiu a OCO

PROJETO DESTAQUE UTFPR 2019/2020

O projeto OCO, projeto de extensão que articula-se com o ensino e a pesquisa, foi reconhecido como PROJETO DESTAQUE DA UTFPR, por meio do Edital nº 05/2020. Dos 30 projetos selecionados, dentre os 13 campi da instituição, OCO ficou classificado em 11o. lugar, sendo o melhor colocado do campus Curitiba. 

O objetivo é dar visibilidade a projetos de excelência da UTFPR divulgando-os em eventos nacionais e internacionais como exemplos das competências desenvolvidas por professores e alunos nas áreas de ensino, pesquisa, inovação e extensão.

O projeto OCO ainda recebeu outra excelente classificação no  Edital de Extensão n.º 02/2020. Dentre os 13 campi, foram inscritos 374 projetos de extensão a serem realizados em 2020 e 2021, sendo que OCO ficou em 5o. colocado, sendo também o melhor classificado do campus Curitiba.