24 de Junho, é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e incluído no Calendário do Ministério da Saúde com o objetivo de promover a conscientização a respeito dos riscos de quedas, principalmente em idosos.
As quedas são a segunda principal causa de mortes por lesões não intencionais em todo o mundo. Estas afetam principalmente pessoas que possuem alguns fatores de risco, entre eles: idade avançada, mobilidade reduzida, fraqueza muscular, equilíbrio diminuído e doenças degenerativas, como a doença de Parkinson.
A maioria das quedas ocorrem dentro de casa, geralmente durante o desempenho de atividades cotidianas como caminhar, subir ou descer escadas, ir ao banheiro e tomar banho. As quedas podem ter sérias consequências físicas e psicológicas, incluindo lesões, hospitalizações, alteração da mobilidade, medo de cair novamente, restrição da atividade, declínio funcional e até a morte.
Dentre as estratégias de prevenção estão a educação, o treinamento e a criação de ambientes mais seguros. Alguns cuidados são simples e podem ser realizados dentro do ambiente de casa para auxiliar e reduzir o risco de quedas.
Este ebook Antiqueda foi elaborado pela equipe do Projeto Estímulo da UTFPR, no primeiro semestre de 2021, com objetivo de divulgar e alertar a comunidade em geral da importância de se analisar o ambiente doméstico para pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson. Estendendo para outras doenças e idosos que poderão se beneficiar com o material produzido pelo projeto.
Apresentamos algumas dicas que podem contribuir para evitar ou reduzir os incidentes relacionados à quedas, inicialmente esse material contém a descrição de uma sala e de uma cozinha segura dentro de casa. Espera-se ampliação do material para o restante dos ambientes domésticos.