Este foi um dos primeiros projetos do grupo PET. Iniciado em 2011 com a ideia de produzir robôs de baixo custo com um duplo objetivo:
- proporcionar aos petianos e petianas formação técnica na área de hardware, firmware e software; desenvolver habilidades de ensino, comunicação e planejamento de atividades técnicas e de extensão;
- divulgar a área de engenharia de computação em escolas e colégios públicos, proporcionando uma formação introdutória ao pensamento computacional e à programação.
Veja um vídeo do RobôFun aqui.
HARDWARE
A primeira versão do hardware e mecânica foi feita por Fernando Padilha – daí o nome RobôF – F de Fernando, que mais tarde se tornou Fun. Várias/os estudantes contribuíram e fizeram novas versões do robô, sendo os líderes desta atividade ao longo dos anos Diego Lee, Jimmy Soares e Guilherme Barboza.
PROGRAMAÇÃO – IDEs
Versão JiFi (Anderson Antunes, 2015)
Versão 2021 (Luan Klein)
PUBLICAÇÕES
Em 2015, estudantes de graduação de Engenharia de Computação partiram das ideias deste projeto para fazerem seu TCC e acabaram por publicar um artigo na International Conference on Learning and Collaboration Technologies sob orientação/co-autoria do Prof. Leonelo e minha:
Supporting the Development of Computational Thinking: A Robotic Platform Controlled by Smartphone
Em 2017, o grupo PET publico um pôster no ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET).
O projeto rendeu publicações interessantes acerca do ensino de programação associado a um artefato concreto dentre as quais destacamos o artigo publicado em 2021 na revista Coming:
RobôFun: Lições aprendidas em um projeto de atração de novos estudantes e de redução da evasão
Uma versão estendida deste artigo foi publicada como capítulo de livro.
Relacionado a (e inspirado por) este projeto, Luan Klein, escreveu durante sua iniciação científica e publicou no ENIAC 2021 o artigo que apresentou neste vídeo.