Grupo PET UTFPR Curitiba Pensamento Computacional

Pensamento Computacional

O objetivo é realizar estudos em pensamento computacional que resultem no desenvolvimento de uma plataforma computacional para que a comunidade externa à UTFPR possa exercitar formas de pensar relacionadas às habilidades requeridas em computaçã: raciocínio lógico, procedimental, recursivo e combinatório. A plataforma é orientada à resolução de problemas lógico-matemáticos que mostram de forma intuitiva que computar é calcular.

Além do aumento da atratividade dos cursos ligados às ciências exatas e engenharias, busca-se levar o conhecimento produzido nos cursos do Departamento Acadêmico de Informática ao público externo.

Jogos

Missionários e Canibais: é um jogo que exercita a capacidade de raciocinar sobre ações. Três canibais e três missionários estão na mesma margem de um rio e devem atravessá-lo utilizando uma canoa. A canoa só pode levar 2 pessoas por vez e não pode atravessar sem ninguém dentro. Nunca pode haver um número de canibais maior do que o de missionários em qualquer uma das margens. Se você tiver uma solução escrita em papel e quiser verificar se está certa, verifique aqui.

Torres de Energia: auxilia a compreensão de conectivos lógicos básicos (E, OU, NEGAÇÃO) em um jogo que simula a distribuição de energia entre torres de alta-tensão. O objetivo é fazer com que a energia saia das torres energizadas (amarelas) e atinja o prédio que está no topo da figura mudando as portas lógicas dos conectores. Consulte o manual aqui.

Pontes de Königsberg: o problema elaborado por Euler foi inspirado pela cidade de Königsberg onde há duas grandes ilhas conectadas por 7 pontes. Consiste em encontrar um caminho que passe por todas as pontes sem repetir. Exercita o pensamento sobre ação e, ao mesmo tempo, de representação por meio de grafos.