Grupo PET UTFPR Curitiba Projeto RobôFun

Projeto RobôFun

Este foi um dos primeiros projetos do grupo PET. Iniciado em 2011 com a ideia de produzir robôs de baixo custo com um duplo objetivo:

  1. proporcionar aos petianos e petianas formação técnica na área de hardware, firmware e software; desenvolver habilidades de ensino, comunicação e planejamento de atividades técnicas e de extensão;
  2. divulgar a área de engenharia de computação em escolas e colégios públicos, proporcionando uma formação introdutória ao pensamento computacional e à programação.

Veja um vídeo do RobôFun aqui.

HARDWARE

A primeira versão do hardware e mecânica foi feita por Fernando Padilha – daí o nome RobôF – F de Fernando, que mais tarde se tornou Fun. Várias/os estudantes contribuíram e fizeram novas versões do robô, sendo os líderes desta atividade ao longo dos anos Diego Lee, Jimmy Soares e Guilherme Barboza.

PROGRAMAÇÃO IDEs

Versão JiFi (Anderson Antunes, 2015)

Versão 2021 (Luan Klein)

PUBLICAÇÕES

Em 2015, estudantes de graduação de Engenharia de Computação partiram das ideias deste projeto para fazerem seu TCC e acabaram por publicar um artigo na International Conference on Learning and Collaboration Technologies sob orientação/co-autoria do Prof. Leonelo e minha:

Supporting the Development of Computational Thinking: A Robotic Platform Controlled by Smartphone

Em 2017, o grupo PET publico um pôster no ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET).

O projeto rendeu publicações interessantes acerca do ensino de programação associado a um artefato concreto dentre as quais destacamos o artigo publicado em 2021 na revista Coming:

RobôFun: Lições aprendidas em um projeto de atração de novos estudantes e de redução da evasão

Uma versão estendida deste artigo foi publicada como capítulo de livro.

Relacionado a (e inspirado por) este projeto, Luan Klein, escreveu durante sua iniciação científica e publicou no ENIAC 2021 o artigo que apresentou neste vídeo.