Tutor e a universidade

Na relação entre a educação universitária e formação profissional, o projeto TUTOR pretende estudar a constituição da subjetividade em diferentes momentos da vida escolar e apoiar os alunos enquanto sujeitos históricos que emergem no paradigma da educação para o trabalho em sua escolha profissional, bem como analisar as trajetórias dos sujeitos qualificados para o trabalho.

As escolhas dos alunos, tanto do curso para o qual ele irá ingressar na universidade quanto da profissão que irá exercer após sua formação terão grande influência na sua vida profissional e pessoal. Para realizar tais escolhas os alunos nem sempre estão cientes de suas afinidades com a profissão, ou carreira, que está sendo preparado para exercer. As escolhas profissionais no mundo contemporâneo estão extremamente complexas e repercutem em ansiedades.

O resultado disso pode ser o elevado índice de evasão e abandono das graduações. Ou ainda um profissional frustrado com sua carreira, pois escolheu uma formação profissional sem o conhecimento de si e do mundo do trabalho.

Com estas questões da relação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho surgiu o projeto de extensão TUTOR- Tecnologia, Universidade, Trabalho e Orientação: um laboratório localizado nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Formado por um grupo de alunos e professores dedicados a desenvolver: palestras, minicursos, workshops e materiais didáticos voltados à orientação de alunos do ensino médio e superior bem como futuros ingressantes no ambiente acadêmico.