Sobre o projeto

QUEM SOMOS?


Na relação entre a educação universitária e formação profissional, o projeto TUTOR pretende estudar a constituição da subjetividade em diferentes momentos da vida escolar e apoiar os alunos enquanto sujeitos históricos que emergem no paradigma da educação para o trabalho em sua escolha profissional, bem como analisar as trajetórias dos sujeitos qualificados para o trabalho.

As escolhas dos alunos, tanto do curso para o qual ele irá ingressar na universidade quanto da profissão que irá exercer após sua formação terão grande influência na sua vida profissional e pessoal. Para realizar tais escolhas os alunos nem sempre estão cientes de suas afinidades com a profissão, ou carreira, que está sendo preparado para exercer. As escolhas profissionais no mundo contemporâneo estão extremamente complexas e repercutem em ansiedades.

O resultado disso pode ser o elevado índice de evasão e abandono das graduações. Ou ainda um profissional frustrado com sua carreira, pois escolheu uma formação profissional sem o conhecimento de si e do mundo do trabalho.

Com estas questões da relação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho surgiu o projeto de extensão TUTOR- Tecnologia, Universidade, Trabalho e Orientação: um laboratório localizado nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Formado por um grupo de alunos e professores dedicados a desenvolver: palestras, minicursos, workshops e materiais didáticos voltados à orientação de alunos do ensino médio e superior bem como futuros ingressantes no ambiente acadêmico.


OBJETIVOS

Geral

Realizar ações de cunho pedagógico e de orientação profissional através da analise das situações sociais, históricas e culturais que envolvem elementos da escolha profissional

Específicos

  • Investigar a situação da escolha profissional e da evasão dentro e fora da UTFPR;
  • Analisar os efeitos produzidos pelas intervenções de orientação educativa e profissional;
  • Produzir artigos científicos sobre as pesquisas realizadas, como resultado das intervenções.

METODOLOGIA

Triangulação metodológica: valendo-se de múltiplos métodos para o estudo, observações do campo, questionários, entrevistas e gravações.

A triangulação dos investigadores participando como orientadores do grupo e avaliadores dos dados coletados possibilitarão a triangulação teórica da orientação educativa e profissional em diferentes áreas do saber.

A aplicação de ações com a população do projeto que serão realizadas em três níveis:

a) em nível de sistema de ensino, onde se fixam as políticas de orientação, ou seja, no ensino médio e no ensino superior.

b) em nível de serviços onde se levam a cabo essas políticas, contribuindo na elaboração de um portal de atendimento aos alunos internos e externos à UTFPR, como instituição de ensino.

c) em nível de comunidade, envolvendo todos os receptores da política educativa na metodologia da orientação profissional e de carreiras.