Telefone

(41) 3279-6550

E-mail

deaau-ct@utfpr.edu.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h

O campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná lança o curso de especialização em Patrimônio, Arquitetura e Cultura (Parc), em parceria com a Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A especialização tem convênio com a École de Chaillot, instituição francesa de pesquisa e formação em arquitetura e patrimônio cultural.

O curso foi idealizado pela professora Giceli Portela Cunico de Oliveira – do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) – e apresentado para o prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, nesta terça-feira, 11 de agosto. Também participaram da reunião o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, a diretora do campus Curitiba, Rossana Finau, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, o diretor de Patrimônio Cultural de Curitiba, Gabriel Paris, o coordenador da Escola de Patrimônio Cultural de Curitiba, Marcelo Sutil, e o pesquisador do projeto Rosto da Cidade, Emanuel Aquino.

Curso

As aulas estão previstas para começar dentro de um mês. Ao todo 38 alunos foram selecionados entre quase duzentos inscritos e 15 deles são de fora do Paraná. A turma é composta por arquitetos, engenheiros, historiadores e gestores públicos. “O objetivo do curso é capacitar profissionais visando a preservação do patrimônio histórico construído – área de especialidade rara no Brasil – com poucos polos de conhecimento em Minas, Bahia, São Paulo e RJ. Não há nenhum no sul do país com essa envergadura”, afirma a professora Giceli.

A especialização é inspirada no método da École de Chaillot, estudado pela professora durante o pós-doutorado realizado na instituição francesa. O curso é composto por encontros quinzenais durante 18 meses, somando 458 horas de atividades. Por enquanto as aulas serão remotas devido à pandemia, mas há a previsão de aulas presenciais assim que for possível. O corpo docente é formado por professores brasileiros e internacionais.

Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre a especialização Patrimônio, Arquitetura, Cultura – Pós Graduação em Patrimônio Histórico e Restauro (arquivoarquitetura.com).

Artigos recomendados