Telefone

(41) 3279-6550

E-mail

deaau-ct@utfpr.edu.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h

Docentes

Anderson Dias de Almeida Proença

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), campus de Curitiba/PR. Doutor em Urbanismo (2019) com a tese que recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2020 na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, intitulada "Vetores Urbano-Regionais no Estado de São Paulo: O caso do Corredor Urbano Campinas-Sorocaba". A tese contou com apoio de bolsa CAPES/PROSUP e foi desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSURB) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Realizou em 2017 um estágio de doutorado sanduíche na Universidad de Oriente de Cuba por intermédio do PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERUNIVERSITÁRIA CAPES-Brasil / MES-Cuba no âmbito do Projeto intitulado "Cidade, habitação e patrimônio. Experiências compartilhadas entre as cidades Campinas (São Paulo) e Santiago de Cuba. Mestre em Urbanismo (2014) pelo POSURB/PUC-Campinas e arquiteto e urbanista pela Universidade Metodista de Piracicaba (2012). Pesquisador com experiência nos temas de Estudos Urbanos e Regionais, com foco nos temas de Requalificação Urbana; Sistemas de espaços livres; Reestruturação Urbana; Corredores Urbanos e Eixos de Transporte.

Armando Yoshio Ito

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1991) e mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2007). É professor assistente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná nas disciplinas de Projeto de Arquitetura. Desenvolve pesquisas em BIM e Processo de Projetos. Líder do grupo de pesquisa: projeto, pesquisa e ensino em arquitetura.

Claudionor Beatrice

Possui graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), especialização em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (2007), doutorando em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pelo PROPAR, Programa de Pequisa e Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (início 2016). Atualmente é professor do ensino superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lecionando disciplinas de projeto arquitetônico, arquitetura brasileira e acústica arquitetônica. Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos de teatros, salas de concertos, templos e afins; sendo especialista em acústica arquitetônica, cenotecnia mecânica, luminotécnica cênica, imagem e sonorização.

Fernando José Matitz

Possui graduação no Curso Superior em Tecnologia da Construção Civil - Modalidade Edifícios (1988) e de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas (1995) pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pós-graduado em Gerenciamento de Obras (1999) pela UTFPR e Engenharia de Produção (2001) pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como docente desde 1986 em cursos técnicos, tecnológicos e de graduação, nas esferas estadual, federal e privada; ministrando várias disciplinas de cadeiras técnicas. Professor Efetivo EBTT da UTFPR, desde 1996 no Departamento Acadêmico de Construção Civil e no Curso de Arquitetura e Urbanismo, no qual atua também como coordenador de estágios. Tem experiência profissional significativa na área de Construção Civil, com ênfase em Especificações Técnicas, Projetos, Orçamentos, Fiscalização de Obras, Processos Construtivos e Instalações Prediais. Desenvolveu também atividades gerenciais e operacionais nas áreas de Logística Integrada e Logística Postal junto a clientes de porte nacional e internacional. Como gestor, coordenou a área de logística integrada do site da TIM SUL durante três anos e e do site da UNINTER duranted dois anos. No site de encomendas internacionais dos Correios atuou como coordenador durante 1 ano e meio. Atua profissionalmente desde 1980 de forma ininterrupta.

Giceli Portela Cunico de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade de São Paulo (2015), Pós Doutorado na École de Chaillot ( Paris- França). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e sócio cotista - G Arquitetura Construções e Restauro Ltda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura moderna, restauro, patrimônio histórico, educação patrimonial.

Heverson Akira Tamashiro

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (Escola de Engenharia de São Carlos, 2003). Em 2010 finalizou o doutorado na mesma instituição (a partir de 2011 chama-se IAU - Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP São Carlos), pesquisando a relação do entendimento técnico-construtivo e a correta representação gráfica do desenho arquitetônico. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em desenho arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho técnico, desenho arquitetônico e conhecimento técnico construtivo. Foi professor da disciplina de desenho arquitetônico no curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU USP São Carlos (de 1999 a 2005) e da Universidade Positivo, Curitiba (de 2007 a 2012). Atualmente é docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Curitiba, PR, nas disciplinas de desenho arquitetônico e projeto de arquitetura. Foi coordenador deste curso de dezembro de 2016 a junho de 2020.

Isuru Yamamoto

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Karina Scussiato Pimentel

Arquiteta pela Universidade Federal do Paraná em 1992 e em Arte pela EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1999 com Superior em Gravura. Entre Março 2011 e Outubro 2012 foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) ministrando aulas nas disciplinas de Composição Formal e Projeto de Arquitetura. Entre Fevereiro 2012 até Outubro 2012 foi professora também da UP - Universidade Positivo ministrando aulas nas disciplinas de Arquitetura de Interiores e Projeto de Arquitetura. Desde Outubro 2012 é professora da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curso de Arquitetura, vínculo Dedicação Exclusiva. Ministra disciplinas obrigatórias de Projeto de Arquitetura 3 e 6, optativa Interpretação Artística de Textos Fundamentais para Arquitetura, orienta trabalhos de conclusão de curso e atua em dois grupos de pesquisa: memo.com e Novas Tecnologias Aplicadas à Arquitetura e Urbanismo.

Marcelo Queiroz Varisco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Possui Especializações em: Análise de Sistemas pela PUC-PR e Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPR. Possui Mestrado em Tecnologia de Materiais pela UFPR/LACTEC. Atualmente é professor das especializações da UTFPR em: Engenharia de Segurança do Trabalho, Patologia das Construções e Engenharia Digital e Tecnologia BIM, bem como, professor da graduação do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo - DEAAU-CT da UTFPR - Câmpus Curitiba-PR. e exerceu a chefia do DEAAU no periodo de abril de 2017 a janeiro de 2021.

Márcia Ferreira Prestes

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP); Mestre em Engenharia da Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo (UP). Professora de urbanismo, paisagismo e planejamento urbano no Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Líder do Laboratório de Urbanismo e Paisagismo (LUPA/UTFPR) e do grupo de pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. Integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa, Produção e Linguagem do Ambiente Construído NAPPLAC/FAUUSP e do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles. Tem publicações e interesse de pesquisa nas temáticas ambiental e urbana, especialmente relacionadas as infraestruturas e aos assentamentos precários no Brasil e América Latina.

Marcio José Sorgato

É Professor Adjunto na Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR), no Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU). É docente no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, e também no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade (PPGEES/FAENG/UFMS). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2005), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental e Edificações de Energia Zero, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, eficiência energética, desempenho térmico e edificações de energia zero.

Murad Jorge Mussi Vaz

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Pós-doutor em Arquitetura pela FA Ulisboa e em Geografia pela Eduardo Mondlne, Maputo. Atualmente sou professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR. Durante dez anos partcipou da formação e da consolidação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul. É pesquisador vinculado ao DALE-UFBA- Decolonizar a América Latina e seus espaços. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Geografia Urbana, com ênfase em projetos integradores de ensino, pesquisa e extensão. Tem desenvolvido, anualmente, oficinas sobre o papel social da arquitetura e urbanismo em Maputo, MOZ. Atua, principalmente, nos seguintes temas: papel social do arquiteto urbanista, urbanidade, espaço urbano, interface edifício e cidade, arquitetura e cidades moçambicanas, intersecção entre raça, gênero e cidade, e espaço público.

Orlando Pinto Ribeiro

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PROPAR). Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PROPUR). Experiência docente nos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Universidade Positivo (UP), onde atuou como coordenador do Curso (2006-2011). Atualmente, atua como Professor Assistente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ministrando disciplinas de arquitetura edilícia, paisagística e desenho e projeto urbano. Formação profissional em Gestão Territorial Urbana por meio de Grandes Projetos Urbanos (Lincoln Intitute of Land Policy) e em Implementação de Ações em Áreas Urbanas Centrais e Cidades Históricas (Ministério das Cidades). Experiência institucional como Membro do Conselho Deliberativo da Regional Paranaense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-PR), onde foi presidente (2012/2014); membro fundador da OSCIP - Reurbanizar, entidade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade auxiliar os setores públicos e privados na concepção, implementação e gestão de projetos de transformação territorial de áreas urbanas degradadas, em processo de obsolescência e antigas áreas industriais abandonadas. Experiência profissional em concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura de edificações, arquitetura paisagística, desenho e projeto urbano.

Ozires de Jezus Ribeiro

Possui graduação em Engenhara Civil pela Universidade Federal do Paraná (1993), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Com experiência com Engenheiro Civil atuando como Gerente de Engenharia e Manutenção dos Hospital do Trabalhador, na cidade de Curitiba PR (1998 a 2013).Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ministrando aulas no Curso de Arquitetura e Urbanismo (disciplinas: Tecnologia das Construções 1/Solos e Fundações/Instalações Hidrossanitárias). Membro do Conselho do DEAAU.

Rafaela Antunes Fortunato

Arquiteta Urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (2003), com mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento também pela Universidade Federal do Paraná (2013). Desde 2005 é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sendo professora efetiva a partir de 2007. Atualmente é líder do grupo de pesquisas do CNPq Novas Tecnologias Aplicadas à Arquitetura e Urbanismo e ministra as disciplinas de Projeto Arquitetônico 3, Urbanismo 2, Introdução ao Estudo do habitat e Expressão Criativa e Interação Humana com a Música e Poesia para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR. Atuou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (mestrado | doutorado) - PPGMADE- UFPR (2016-2020). Trabalha com o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à reabilitação urbana, sustentabilidade urbana, mobilidade urbana, habitação de interesse social, patrimônio histórico, entre outros tópicos de arquitetura e urbanismo.

Simone Aparecida Polli

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. É agente titular da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Foi docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design na Universidade Cruzeiro do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Urbanismo. Participou como sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem 18 anos de experiência com trabalhos técnicos na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: habitação, paisagismo, conflitos, meio ambiente, urbanismo e planejamento urbano.

Stella Maris da Cruz Bezerra

Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, em dedicação exclusiva. Pós-doutora em Ciências Ambientais, University of Guelph, Canadá (2017). Ph.D. em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, University of Guelph, Canadá (2014). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, UFCG (1998). Especialista em Saneamento, CEFET-MG (1994). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, PUC-PR (1992). Engenheira Civil, UFPR (1991). Técnica em Edificações, CEFET-PR (1987). Atua em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: sustentabilidade, com enfoque em saneamento ambiental, uso racional de água na indústria da construção civil e inclusão de catadores na gestão de resíduos sólidos urbanos. Possui experiência em implantação de projetos interdisciplinares nacionais e internacionais, nas áreas de sustentabilidade, saneamento ambiental, saúde pública e gestão de recursos hídricos.

Thais Saboia Martins

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Mestrado em Teoria e História da Arquitetura - Universitat Politècnica de Catalunya (2000)/ Homologado pela UFRGS (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional - 2005). Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é doutoranda no PROPAR-UFRGS.

Professores Voluntários

Isabel Maria de Melo Borba

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1999), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005) e doutorado em Tecnologia da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP (2018). Atualmente é Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (desde 1993) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR, sendo que participa do curso desde a fase de criação, onde atuou como coordenadora de março de 2011 a agosto de 2015. Com a experiência na docência, o foco da pesquisa é sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo que integre prática à teoria, bem como novas propostas pedagógicas.

Paulo Rolando de Lima

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1975), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Tem larga experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Sustentabilidade Urbana, atuando principalmente nas áreas do projeto arquitetônico e urbanístico, arquitetura de ambientes de trabalho, sustentabilidade urbana, desenvolvimento urbano sustentável, urbanismo, construção sustentável e gestão urbana. Atua também como consultor de Segurança do Trabalho em questões relativas a ergonomia, riscos ambientais e arquitetura do ambiente de trabalho.