Telefone

(41) 3279-6550

E-mail

deaau-ct@utfpr.edu.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,6% da população mundial e 9,3% da população brasileira sofrem dos sintomas de ansiedade ou depressão, no caso, três vezes a taxa da população mundial. Entre os principais fatores desencadeadores da depressão em universitários estão a pressão e o estresse devido ao ambiente acadêmico. Pensando nisso, a Direção do Campus Curitiba em parceria com o Instituto Visão Futuro, oferecem a palestra on-line “Gerenciamento de Estresse e Equilíbrio Emocional” no dia 23 de Agosto, às 17h. Exclusivamente, para os estudantes desse campus.

A palestra será ministrada por Susan Andrews, psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard e doutora em Psicologia Transpessoal. O público-alvo são os alunos de graduação da UTFPR.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 21 de Agosto pelo formulário de inscrição abaixo:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/bCpp2a7MjDBo7Vv17

Isabel Borba, coordenadora da ação Calma na Crise, enfatiza a importância desse tópico para os estudantes. “O curso tem como objetivo fornecer ferramentas para aliviar o estresse, resgatar o entusiasmo e autoestima do estudante. Isso com práticas diárias simples de autorregulação, como: respiração, relaxamento e meditação. O curso visa também, aumentar a força interior e resiliência, que é a capacidade de se reequilibrar diante dos choques da vida, reforçando sua habilidade de transformar as emoções negativas em atitudes positivas e enfrentar os desafios com energia e tenacidade.”

Susan Andrews é palestrante em mais de 40 países e autora de A Ciência de Ser FelizStress ao Seu FavorPor uma Vida de VerdadeMeditação: o que dizem os cientistas e sábios. Além disso, é fundadora e coordenadora do Instituto Visão Futuro/SP, onde desenvolve projetos socioambientais integrados e ministra o curso de Biopsicologia, que alia a antiga sabedoria oriental às mais modernas abordagens da neurociência e da saúde mente-corpo. 

  “A carga de estresse gerada pela vida estudantil universitária, conforme citada anteriormente, agravou-se no período do isolamento social, pois os estudantes foram expostos a estressores adicionais com a interrupção das atividades presenciais e transição para salas virtuais. Desta forma, o tema de sua palestra é de fundamental importância pois os ajudará a reaprender a respirar, relaxar e enfrentar os desafios com mais calma e equilíbrio.” ressalta Isabel.

Importante pontuar, também, que visando atender todos os alunos do Campus Curitiba, no caso de todas as vagas disponíveis serem preenchidas, uma nova data será disponibilizada, dia 25 de Agosto, ás 17h. Todas as inscrições devem ser feitas no dia 21 de Agosto. Com base nessas inscrições, as vagas serão distribuídas de acordo com a disponibilidade e a ordem de inscrição. Assim sendo, a lista de espera gerada será remanejada para o dia 25 de Agosto, ás 17h. Todos os inscritos receberão um e-mail com o link de acesso à palestra e a data que acontecerá.

Artigos recomendados