Telefone

(41) 3279-6550

E-mail

deaau-ct@utfpr.edu.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h

Uma equipe de estudantes de Arquitetura e Urbanismo do campus Curitiba da UTFPR foi a mais bem colocada do país no concurso internacional Bauhaus Campus 2021 Architecture Competition for Students. O projeto criado por eles competiu com 387 trabalhos de quase 1.800 estudantes de 82 países. Os alunos Charlles Furtado, Estevão Trevisan, Guilherme Fernando, Gustavo Maravieski e Gabriel Mori ficaram em 17º lugar geral.

O Bauhaus Campus 2021 Architecture Competition for Students foi realizado entre novembro de 2020 e maio de 2021. Os participantes foram desafiados a criar um projeto atual para o campus de Bauhaus, que foi uma das escolas de arquitetura e design mais importantes do mundo e funcionou na Alemanha. O projeto deveria contemplar salas, laboratórios, biblioteca, refeitório, uma moradia estudantil e um espaço de exposições e apresentações.

Projeto da UTFPR

“Estudamos a fundo a antiga escola, epicentro do modernismo, para entender quais qualidades ela possuía e que foram fundamentais para sua produção. Foi então que percebemos que alguns fatores eram fundamentais, interação da universidade com a sociedade, rompendo o paradigma do academicismo, acolhendo a sociedade em grandes ateliês, afim de estimular novos talentos e oxigenar a produção e sua qualidade. Essa perspectiva iluminou o restante de nossas soluções”, descreve Gabriel.

As soluções desenvolvidas pela equipe levaram em conta a acessibilidade dos espaços, que foram conectados por rampas e passarelas, o que permitiu “materializar a percepção de um ambiente amplo, acolhedor e de livre conhecimento”, define.

Curso de Arquitetura e Urbanismo

A equipe é formada por estudantes do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo. “A UTFPR e nossos Professores trouxeram-nos experiências que nos permitiram – além do conhecimento adquirido com as disciplinas – ter acesso um espaço de troca e desenvolvimento de ideias entre alunos e professores, onde podemos formular reflexões, sobre a sociedade em que vivemos, a qualidade quanto ao um arquiteto em relação a esta e como podemos contribuir para sua melhora. (…) Nada melhor do que uma visão crítica e lúcida, para que um arquiteto possa operar de forma consciente projetos capazes de contribuir com seu entorno”, finaliza Gabriel.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR tem nota máxima no MEC, é altamente qualificado, com quase 100% de professores doutores e tem forte base técnica e tecnológica. “É com imensa felicidade e orgulho que recebemos essa notícia. Uma conquista, fruto de muito trabalho e dedicação, tanto dos estudantes, quanto do pequeno em número corpo docente do curso, porém grandioso em competência”, comemora a coordenadora do curso, a professora Isabel de Melo Borba.

Clique aqui para conhecer o projeto desenvolvido pela equipe.

Artigos recomendados