Asteróide recebe nome de Professor da UTFPR

No dia 13 de abril, durante congresso internacional realizado em Montevidéu, Uruguai, o professor Dr. Felipe Braga Ribas foi homenageado por seus trabalhos, tendo o seu nome dado a um asteróide.

O congresso ACM (Asteroids, Comets and Meteors) ocorre trienalmente e reúne os principais pesquisadores na área de pequenos corpos do Sistema Solar (1), para apresentarem  os principais trabalhos da área, como por exemplo os resultados das sondas New Horizons, Dawn e Roseta. Os organizadores do ACM indicam para a União Astronômica Internacional nomes de alguns pesquisadores que tem contribuído significativamente para a àrea, para serem homenageados com os seus nomes dados à asteróides do Sistema Solar.

[su_custom_gallery source=”media: 3882″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”500″ height=”410″ title=”never”]

O Prof. Dr. Felipe Braga Ribas, trabalha na caracterização física de pequenos corpos, a partir da observação de ocultações estelares (2). É o autor líder do trabalho que descreve a descoberta do primeiro sistema de anéis ao redor de um pequeno corpo do sistema solar, o centauro (10199) Chariklo. Professor da UTFPR-Curitiba desde 2015, trabalha no Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e atua no Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA), além de coordenar o Clube de Astronomia da UTFPR (CAUTEC).

[su_custom_gallery source=”media: 3883″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”500″ height=”410″ title=”never”]

O asteróide (10999) Braga-Ribas, orbita o Sol entre Marte e Júpiter, no cinturão principal de asteróides,  a 2,6 ua (unidades astronômicas, distância média Terra ao Sol) e tem um tamanho estimado de 8 km. Foi descoberto em 1978 no monte Palomar, EUA, por Eleonor F. Helin  e Schelte J. Bus. As propriedades do objeto, junto com a justificativa para a homenagem, podem ser encontradas no site do Minor Planet Center, que gerencia estes objetos: http://www.minorplanetcenter.net/db_search/show_object?object_id=10999

[su_custom_gallery source=”media: 3884″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”500″ height=”410″ title=”never”]

 

(1) http://acm2017.uy

(2) http://www.sab-astro.org.br/brasileiros-detectam-aneis-ao-redor-centauro-chariklo/

(PPGFA) http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/programas/ppgfa/pagina-inicial

(CAUTEC) http://cautec.ct.utfpr.edu.br/

2 comentários

  1. Parabéns pelo feito Amigo, um asteróide com seu nome parece coisa comum mas é muita honra, seu nome vai perpetuar pra sempre junto com sua história, estou muito honrado só por ser seu amigo virtual, Um Abraço

Comentários estão encerrados.