O Clube de ASTRONOMIA da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), CAUTEC, reúne professores, alunos e servidores da UTFPR e outros interessados em Astronomia ou ciências afins, tendo como objetivo o aprendizado, a satisfação da curiosidade, o estudo e a divulgação dos assuntos relacionados com a Astronomia.
História da sigla: Com a mudança de denominação para UTFPR, o Clube de Astronomia, anteriormente denominado CACEFET, passa a se chamar CAUTEC, Clube de Astronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Por meio de várias atividades extraclasse, culturais e de extensão, o Clube de Astronomia, vinculado historicamente ao Departamento Acadêmico de Eletrônica, alia objetivos educativo-profissionais ao desenvolvimento artístico e emocional, procurando oferecer oportunidades de integração de seus alunos, professores e servidores técnicos-administrativos com a comunidade.
Histórico: Entre 1953 e 1954 um grupo de entusiastas fundou, em reuniões realizadas na Biblioteca Pública do Paraná, a Sociedade de Astrônomos Amadores de Curitiba (S.A.A.). Destacam-se do grupo os professores Sérgio Luiz Chautard (da antiga Escola Técnica Federal do Paraná, hoje UTFPR) e José Manoel Luis da Silva (do Colégio Estadual do Paraná, PLANETÁRIO/OACEP/CACEP). Desde 1971, com uma luneta particular, o professor Chautard criava atividades de Astronomia sobre o teto do prédio da Eletrônica da UTFPR, para as dezenas de pessoas que sempre o procuravam. Chautard tinha um sonho, o projeto C.R.I.E. (Centro de Criatividade, Integração e Experiência), direcionado aos alunos do antigo curso técnico (“para os Pardais e Peninhas”, como dizia) que envolvia Astronomia, Polimento e Eletricidade. Através de um projeto, em 1980 pela Associação de Pais e Professores (APP), conseguiu importar um telescópio CELESTRON 8″ Schimidt-Cassegrain. Desde lá os professores Álvaro Stelle, Eduardo Magalhães Lima e Ari Alberto Ruschel coordenaram o Clube. O prof. Bertoldo Schneider Jr. coordenou o clube de 1989 até 2015. Em agosto de 2015, a coordenação foi assumida pelo professor do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), Prof. Dr. Felipe Braga Ribas, com grande contentamento dos antigos e novos membros e coordenadores.
Destacam-se do Clube a criação de vários relógios de Sol, mapas celestes, material didático, projetos para exposições técnicas, textos didáticos, astrofotos, observações de campo (Eclipse solar de 1994, em Medianeira; Eclipse Solar total de 1998, Aruba; Cometas Hyakutake, Hale-Bopp, McNaught e outros; documentação dos Trânsitos de Vênus e Mercúrio pelo Sol; 13 anos de observação de chuvas de meteoros (leonídeos) e observação de flares, ocultações passagens entre outros itens do céu, três a quatro cursos anuais de Astronomia Básica para professores e alunos interessados, participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) desde 2009, sempre com medalhistas dos cursos técnicos da UTFPR, entre outros eventos. Um projeto de um observatório aguarda prosseguimento.
Atenciosamente
Bertoldo Schneider Jr.