Faço o que eu digo. Pensando nisso, o Gyro resolveu fazer o que diz e está incluindo a ASCV de suas atividades para praticar o discurso do Gyro e, simultaneamente, utilizar o estudo como aprendizado da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) realizada nos três pilares da sustentabilidade.
O objetivo da ASCV do Gyro foi identificar pontos críticos para melhoria do desempenho da sustentabilidade das atividades do Gyro. Neste sentido, o Gyro está utilizando a ACV Ambiental (ACV-A), os Custos do Ciclo de Vida (CCV) e a Avaliação Social do Ciclo de Vida (ACV-S).
Na primeira etapa do projeto, as atividades foram realizadas no Laboratório do Gyro na UTFPR. Os resultados preliminares estarão disponíveis em Ugaya et al. (2020).
Com a COVID-19, as atividades do Gyro passaram a ser em Home Office e novos alinhamentos foram necessários.
Veja os resultados preliminares da ACV referentes a uma semana de 2020, em que se observa quais os fluxos e os integrantes que mais causaram impacto.
Os principais resultados apontaram que o consumo de eletricidade, componentes eletrônicos e café são os principais aspectos que causaram impactos e riscos potenciais no desempenho da sustentabilidade do Gyro. Além disso, alimentos e móveis são relevantes especialmente para a ACV-S e os CCV, conforme mostrado na Figura 1.
Método
Definição do objetivo e escopo
Adotou-se a ACV Organizacional, sendo o objetivo do estudo:
- identificar os pontos-chave para melhorar o desempenho de sustentabilidade do Gyro
- facilitar a aplicação da ASCV
- entender os desafios para implementar ASCV
A função está relacionada com a missão do Gyro, de fornecer informações para apoiar os tomadores de decisão sobre os impactos potenciais da sustentabilidade ao longo do ciclo de vida por meio de pesquisa, educação e relacionamento com a comunidade. Para tanto, selecionou-se como unidade funcional 1 hora de atividades.
Inventário
A realização do inventário envolveu a coleta de dados primária, que foi realizada com uso de formulários e organizados em planilhas, a partir do qual foram realizadas análise iterativas e inseridas nas bases de dados.
Impacto
As categorias de impacto avaliadas foram:
- Para ACV: Recomendações do UNEP e SETAC (2016) + RAICV (exceto PM e escassez de água)
- Para ACV-S: SHDB + Método de Avaliação de Subcategoria (SAM)
- Para CCV: resíduos, manutenção, alimentos, móveis e equipamentos eletrônicos
Conclusões e recomendações
De acordo com o estudo, os principais resultados apontaram que o consumo de eletricidade, componentes eletrônicos e café são os principais aspectos a serem melhorados no desempenho da sustentabilidade do Gyro.
Agradecimento
Agradecemos o apoio da The Life Cycle Initiative, IFU Hamburg e New Earth e às bolsas do CNPq, CAPES e Fundação Araucária.
Referências
Ugaya et al. (2020) Faço o que eu digo: ACV ambiental, social e econômica do Gyro GCV 2020 6p.
Outras publicações relacionadas
Valdivia, Sonia ; BACKES, JANA GERTA ; TRAVERSO, MARZIA ; SONNEMANN, Guido ; CUCURACHI, STEFANO ; GUINÉE, JEROEN B. ; SCHAUBROECK, THOMAS ; Finkbeiner, Matthias ; LEROY-PARMENTIER, NOEMIE ; UGAYA, CÁSSIA ; PEÑA, Claudia ; ZAMAGNI, ALESSANDRA ; Inaba, Atsushi ; AMARAL, MILENA ; BERGER, MARKUS ; DVARIONIENE, JOLANTA ; VAKHITOVA, TATIANA ; BENOIT-NORRIS, CATHERINE ; PROX, MARTINA ; FOOLMAUN, RAJENDRA ; GOEDKOOP, MARK . Principles for the application of life cycle sustainability assessment. The International Journal of Life Cycle Assessment, v. X, p. I, 2021.
TSAMBE, MALAQUIAS ZILDO ANTÓNIO ; DE ALMEIDA, CÁSSIO FLORISBAL ; Ugaya, Cássia Maria Lie ; DE ABREU CYBIS, LUIZ FERNANDO . Application of Life Cycle Sustainability Assessment to Used Lubricant Oil Management in South Brazilian Region. Sustainability, v. 13, p. 13583, 2021.