Desde sua primeira edição em 2009, a prática da avaliação do ciclo de vida social (ACV-S) evoluiu de um pequeno círculo de profissionais acadêmicos para um que agora inclui partes interessadas da indústria, formuladores de políticas para empresas. Isso significa ter informações e diretrizes atualizadas que não precisam de compreensão prévia das abordagens do ciclo de vida. Também significa garantir que as ferramentas certas estão nas mãos de quem pode informar os processos de tomada de decisão. Estas Diretrizes atualizadas atendem a esses dois objetivos.
Como os diferentes métodos ACV-S têm propósitos e aplicações divergentes, essas Diretrizes de 2020 não ditam um caminho, mas explicam os pontos fortes e os desafios de diferentes abordagens para resolver várias questões. Cada seção define as etapas principais, fornece exemplos e direciona o usuário a recursos e referências adicionais.
Essas novas diretrizes são uma referência útil, independentemente se você for novo nos métodos ACV-S ou um especialista.
Dia 29 de outubro, o GYRO apresentou os resultados iniciais do projeto Walk the Talk, apoiado pelo Life Cycle Initiative, ifu Hamburg – iPoint Group e New earth b.
Estamos muito contente com o progresso desta parceira e ansiosos para publicar os resultados finais. Saiba mais sobre o projeto neste link: https://gyro.ct.utfpr.edu.br/walks-the-talk/
Gyro 4Food e colaboradores estão entre os 40 finalistas do hackathon internacional promovido pela NASA Space Apps.
O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de maio de 2020, e contou com mais de 15000 participantes de 150 países para propor soluções para enfrentar a Covid-19.
A equipe multidisciplinar conta com alunos da pós graduação dos cursos da UTFPR de Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA-CT), Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), Engenharia mecânica e de materiais (PPGEM-CT), da UFPR, em Design e Sistemas de Informação e da professora Cássia Ugaya, do DAMEC-CT.
O projeto desenvolveu uma solução para o desafio Food for Thought (Alimento para o Pensamento) visando contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, Fome Zero, agora mais ameaçado pela pandemia.
Para encarar este desafio, a equipe propôs um aplicativo móvel com uso de dados da NASA, entre outros, para aumentar a resiliência alimentar. Conheça mais sobre o projeto, clicando aqui.
O Gyro foi contemplado na premiação do LCA Award 2019 da The Life Cycle Initiative da ONU Meio Ambiente com o projeto Walk the talk: Gyro’s LCSA, que visa realizar a Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV) em uma micro organização.
Caso já tenha ficado na dúvida em saber qual produto tem melhor desempenho ambiental, ou se os benefícios sócio-econômicos são positivos, então a ASCV pode lhe ajudar!
A realização da ASCV apoia o tomador de decisão (seja do poder público, na iniciativa privada e até o próprio consumidor) fornecendo informações acerca do desempenho ambiental, social e econômico de maneira sistêmica para que não ocorra transferência entre impactos. Para tanto, considera o ciclo de vida, que leva em consideração toda a cadeia de valores, desde a extração de recursos ao descarte final.
A premiação incluiu uma licença do software Umberto e da base de dados SHDB. Adicionalmente, a equipe se reune com as demais equipes internacionais contempladas, permitindo a troca de experiências.
Além do Gyro fazer o que diz (Walks the Talk), o projeto contribui com o aumento do conhecimento em ASCV por meio de aprendizado baseado em projeto. Espera-se, com a realização do projeto, auxiliar na capacitação por meio de ensino que se aproxime de situações reais. O projeto, coordenado pela professora Cássia Ugaya tem na equipe:
mestrandos Adrison Carvalho de Loreto, Gabriele Sturm e Luis Esquiaqui Marín, do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental;
doutorandos Jaylton Bonacina de Araújo e Rodrigo Trevisani Juchen e o mestrando José Paulo Pereira das Dores Savioli, do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais;
doutoranda Julianna Crippa do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana e,
pós doutoranda, Sueli F. O. Miranda Santos
Saiba mais!
Ugaya, Cássia Maria Lie; Loreto, Adrison Carvalho de; Sturm, Gabriele; Savioli, José Paulo Pereira das Dores; Crippa, Julianna; Marin, Luis Esquiaqui; Juchen, Rodrigo Trevisani e Araújo, Jaylton Bonacina de.Faço o que eu digo: ACV ambiental, social e econômica do Gyro. GCV 2020 (aceito para publicação).
O projeto 4Life do Gyro surgiu da necessidade de informações regionalizadas e atualizadas para tomada de decisão referente ao Covid-19, seja do poder público, seja da população e tem o apoio do Ministério da Educação via UTFPR.
Além dos dados de casos e óbitos diários, acumulados e por milhão de população da Covid-19, pode-se encontrar gráficos dinâmicos comparativos e resultados de simulação para 20 dias.
Aconteceram, em Março de 2020, a palestra Water Footprint do Dr. Stephan Pfister, da ETH Zurique e o Workshop Water Footprint and LCI na UTFPR. O evento fez parte da Escola de Altos Estudos da UTFPR e foi organizado pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental apoiado pelos Programas de Pós Graduação de Sustentabilidade Ambiental Urbana e de Engenharia Mecânica de de Materiais da UTFPR de Curitiba. Apoiaram também os Programas de Pós Graduação de Inovações Tecnológicas de Campo Mourão, de Produção de Ponta Grossa e a Embrapa Agroindústria Tropical