Telefone

(41) 3279-6550

E-mail

deaau-ct@utfpr.edu.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h

Isabela Ignácio de Moura, graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2021, recebeu menção honrosa no concurso Jovem Talento da Arquitetura 2021 da empresa Minimum, com a submissão do seu projeto de TCC “Espaço em Dispersão“. A orientadora do trabalho foi Karina Scussiato Pimentel, professora doutora do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) da UTFPR campus Curitiba.

Minimum, que realiza o concurso, é uma empresa criadora e organizadora de concursos e eventos para estudantes e recém-formados em Arquitetura e Urbanismo, “servindo como plataforma de alavancagem e reconhecimento para jovens talentos”, conforme a descrição no próprio site.

Segundo a arquiteta Isabela, “o projeto busca criar um Passeio Urbano que valoriza a arquitetura moderna de Curitiba, e seus túneis subterrâneos, esquecidos por seus moradores” (veja fotos). Ainda descreve que, “buscando colaborar para a solidificação da sociedade contemporânea, o trabalho instiga a percepção das pessoas pelos diferentes níveis explorados e as leva a espaços de encontro com a obra de arte e o Outro”. 

A professora Karina, que orientou o trabalho, informa que “o trabalho ‘Espaço em Dispersão’ enfoca os possíveis espaços geradores de encontro na ‘modernidade líquida'”, referindo-se ao conceito do sociólogo Zigmunt Bauman. Para ela, “as novas espacialidades e programas sugeridos potencializam-se a fim de gerar mais reflexos memoriais por meio da prática estética do caminhar” e que essa premiação “mostra o quanto o trabalho entre professor e aluno pode frutificar quando existe harmonia e respeito”.

Vídeo do momento da premiação (a partir da 1h46min) 

Artigos recomendados