EDITAL 32/2024 – PSE NÃO OBRIGATÓRIO DALEM-CT
Está aberto o processo seletivo de estágio não obrigatório para o DALEM-CT, que tem como público alvo acadêmicos de Letras
Ao longo da graduação, é comum se deparar com conteúdos fascinantes e que despertam grande interesse. Os grupos de pesquisa são uma ótima possibilidade para aprofundar esses temas, enriquecendo ainda mais a formação acadêmica.
Conheça nossas Áreas de Pesquisa:
O grupo tem por objetivo o estudo dos movimentos cognitivos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, percebendo esses desdobramentos como inerentes à recepção, retenção e produção linguística. Para tanto, premissas neurolinguísticas serão valiosas em cada um dos três eixos de pesquisa principais da trilha: Cognição e aprendizagem, com implicações na Psicolinguística; Memória e mecanismos de retenção e recuperação de conhecimento; e Mecanismos cognitivos de organização do conhecimento.
Professoras Responsáveis:
Profª Drª Elizabeth Pazello;
Profª Drª Fabiana Vanessa Achy de Almeida;
Profª MSc Fernanda Deah Chichorro Baldin;
Profª MSc Jacqueline Andreucci Lindstron;
Profª Drª Silvana Ayub Polchlopek.
Neste grupo de pesquisa, o aluno pode optar entre três caminhos principais: Estudos vinculados à Fonética Forense; Fonética e Fonologia, com ênfase em pronúncia na língua estrangeira; ou Interferência da fala na aquisição da escrita em língua materna.
Os pressupostos teóricos têm por base modelos dinâmicos como a Fonologia em uso (BYBEE, 2001) e o modelo de exemplares (PIERREHUMBERT, 2000, 2003) que propõem que a estrutura sonora da língua emerge a partir da frequência de uso, e que detalhes fonéticos gradientes são recursos explorados para composição da gramática fonológica.
Professoras Responsáveis:
Profª Drª Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins;
Profª Drª Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert;
Profª Drª Andressa Brawerman Albini;
Profª Drª. Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque;
Profª Drª Marcia Regina Becker.
O grupo tem o objetivo de desenvolver no licenciando a consciência da tradução como um processo, de incentivar a observação e pesquisa sobre questões de aprendizado e ensino da língua estrangeira e de compreender a tradução como estratégia de leitura, produção textual e consciência intercultural. Assim, há um direcionamento para leitura, discussão e pesquisa em três eixos principais: estudos da tradução, ensino de línguas e vínculos entre tradução e a sala de aula.
O primeiro eixo dedica-se às especificidades tradutórias (equivalência, estratégias, teorias, prática), o segundo aborda questões relativas ao ensino-aprendizado de línguas (oralidade, escrita, afetividade, metodologias de ensino) e o terceiro eixo une os dois primeiros compreendendo a tradução como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de línguas.
Dessa maneira, a tradução é vista como ato comunicativo, culturalmente marcado, inserido em contextos sócio históricos específicos e voltado à construção de sentidos pelo leitor final.
Linhas de Pesquisa:
Professoras Responsáveis:
Profª Drª Elizabeth Pazello;
Profª MSc Fernanda Deah Chichorro Baldin;
Profª Drª Flávia Azevedo;
Profª MSc Jacqueline Andreucci Lindstron;
Profª Drª Silvana Ayub Polchlopek.
Este grupo tem como objetivo o estudo sobre a história das mulheres desde a antiguidade até a era contemporânea. O projeto analisa, através de várias épocas e movimentos literários, o panorama da evolução dos papéis femininos no âmbito particular e público, trazendo à tona discussões sobre a representação social da mulher na sociedade patriarcal, casamento, sexualidade, família, educação e trabalho, entre outros.
Linhas de pesquisas: Nas áreas de mitologia, folclore, sociologia, história, psicologia analítica, entre outras, atreladas ao estudo de gêneros literários, tais como contos, contos de fadas, romance, poesia, drama e história em quadrinhos.
De forma a atrelar teorias e análises literárias, o grupo de pesquisa oferece a oportunidade de expandir conhecimentos já adquiridos no Curso de Letras Inglês, bem como expor os alunos a outros campos do estudo científico e literário.
Professoras responsáveis:
Profª Drª Marcia Regina Becker.
O grupo tem como objetivo investigar possibilidades e limites da integração das tecnologias à prática pedagógica e à formação de professores, com foco em cursos de licenciatura em línguas estrangeiras e comunidades inclusivas.
Linhas de pesquisa:
Professoras Responsáveis:
Profª Drª Aline de Mello Sanfelici;
Profª Drª Claudia Beatriz Monte Jorge Martins;
Profª MSc Fernanda Deah Chichorro Baldin;
Profª Drª Rita de Cassia Veiga Marriott.
O grupo pesquisa aspectos relativos à aquisição e ao ensino de inglês como língua estrangeira. Os estudos englobam uma grande variedade de assuntos e discussões, como a aquisição e ensino das quatro habilidades comunicativas (listening, speaking, reading e writing) e de elementos como vocabulário, pronúncia e gramática. O grupo também trata de aspectos diversos de interesse dos alunos, tais como motivação e aprendizagem, inteligências múltiplas, uso de diferentes atividades no ensino, o estudo de crenças na aquisição de inglês como segunda língua, correção de erros e outros procedimentos metodológicos, entre outros assuntos.
Professoras Responsáveis:
Profª Drª Ana Maria dos S. G. F. Martins;
Profª Drª Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert;
Profª Drª Andressa Brawerman Albini;
Profª Drª Fabiana V. A. de Almeida.
As pesquisas do grupo pretendem desvendar os laços existentes entre as culturas de diferentes línguas estrangeiras, permitindo uma reflexão que leve ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.
Professoras Responsáveis:
Profª Drª Claudia Ozon Caldo;
Profª MSc Franziska Lorke.
O grupo tem como objetivo estudar o desenvolvimento do romance escrito em língua inglesa no período que vai do romantismo europeu até a era contemporânea. A pesquisa desenvolvida tem caráter interdisciplinar e segue três principais vertentes: o estudo de teorias do romance; o estudo de possíveis relações entre o romance e o ensino de literatura; e pesquisas na área de tradução de romances de língua inglesa para o português brasileiro.
Professoras Responsáveis:
Profª Drª Aline de Mello Sanfelici;
Profª Drª Flávia Azevedo;
Profª Drª Jaqueline Bohn Donada.
Está aberto o processo seletivo de estágio não obrigatório para o DALEM-CT, que tem como público alvo acadêmicos de Letras