Curso de Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica – visão geral

Curso: 24.024 Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica (Visão Geral)

Carga horária: 18 h/a

Local: On-line (EAD). Utilizando a plataforma Google Meet (áudio e vídeo em tempo real).

Vagas:  20

Inscrições: Até dia 17/04/2024.

Período: 17/04, 23/04, 24/04 e 30/04/2024, TERÇAS e QUARTAS FEIRAS

Horário: Das 18h40 às 22h25

Link para inscrição: https://funtefpr.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=1728

Público alvo: Curso dirigido aos profissionais e estudantes da área de elétrica e afins, técnicos, tecnólogos e engenheiros.

Ementa:

A) Fontes de energia renovável no Brasil e no mundo, energia fotovoltaica no mundo, na américa do sul e no Brasil (GC e GD), skid solar, usinas flutuantes e no espaço, tecnologia bifacial e tracker, Aneel 482 e 687, taxa de disponibilidade, grupos tarifários (A e B) e bandeiras, Inmetro e eficiência energética, Procel, normas ABNT de energia solar, NBR 5410, 5419 e 6123; NR 10, 35 e 6; NBR 16.690, Copel NTC 905200, normas de outras concessionárias, revisão de circuitos elétricos CC e CA.
B) Greener, estudo de 2022 GC, linhas de CC e CA, radiação solar, albedo, equinócios e solstícios, fotovoltaica X térmica, sistemas on grid, off grid e híbrido; sistema híbrido, HSP, latitude e longitude, Sundata e Swera, efeito fotovoltaico, 1ª. 2ª. e 3ª. gerações da tecnologia fotovoltaica,  mono e poli, a-Si, CdTe, CIGS e GaAs; características e eficiência, conector MC4, Atlas Brasileiro de Energia Solar, infográfico Absolar, módulo solar fotovoltaico tipos e potências, circuito série, paralelo e misto características, sistemas on grid e off grid componentes, exemplos de dimensionamento.
C) Dimensionamento, exemplo e caraterísticas: módulo solar fotovoltaico, inversor solar, índice de proteção, Oversizing e Clipping, cabos CC, cabos CA, eletrodutos, fusíveis CC, arco elétrico, disjuntor CA B, C e D; momo, bi, tri e tetrapolar; DPS CC e CA, esquemas de aterramento, string box CC e CA, estruturas de fixação dos módulos solares: em solo fixo e tracker, carport, em telhado, cerâmica, fibrocimento, metálico e laje.
D) Fator de capacidade, grid zero, telha solar, empresa de energia solar, NTC 905200, documentação, exemplos de projetos, NBR 16.690, softwares Solergo, PV SYST e PV SOL; características e detalhes específicos: instalação, operação e manutenção de sistemas, micro inversor, Greener, estudo de 2022 GD, lei 14.300, tempo de retorno de investimento.

Metodologia:

Aula expositiva via power point, com 36 vídeos sobre o tema, com resolução de vários exemplos e exercícios. Com desenvolvimento de ante projeto de energia solar fotovoltaica.

Material instrucional e de apoio didático:

Apostila que será enviada por e-mail, e relação de vídeos por WhatsApp, além de materiais complementares como artigos, estudos, apostilas, catálogos, datasheets, planilhas de cálculo, etc.

Coordenador: Ubirajara Zoccoli

Instrutor:

Professor Ubirajara Zoccoli

Técnico em Eletrotécnica – CEFET-PR
Engenharia Industrial Elétrica – Ênfase Eletrotécnica – CEFET-PR
Especialista em Gerência da Engenharia de Manutenção CEFET-PR

Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia – PRODETEC / LACTEC / IEP
Professor no Departamento Acadêmico de Eletrônica UTFPR – 25 anos de magistério, com disciplinas, no técnico, na tecnologia, na engenharia e na especialização.

Investimento: R$ 326,00 no boleto, ou parcelado (com juros) em até 3x no cartão.

Maiores informações:

Divisão de Cursos de Extensão: UTFPR Sede Centro, Bloco J, Térreo

E-mail para contato: dicpro-ct@utfpr.edu.br

Horário de atendimento: 08h às 12h e das 13h às 17h

O valor da inscrição será devolvido, descontadas as devidas taxas bancárias:
a) caso o curso seja cancelado;
b) a pedido do inscrito, desde que com ao menos 5 dias de antecedência da data inicial do curso, no valor correspondente a 80% da inscrição paga.

Solicitações com menos de 5 dias para o início do curso não serão reembolsadas.
A emissão do certificado está condicionada:
a) a frequência mínima de 75% das aulas;
b) aproveitamento de 70% da avaliação, caso esteja prevista;
c) ao preenchimento da Avaliação do Curso pelo Discente, enviada por e-mail na data da última aula prevista.