Cursos TFESP: Treinamento de Força aplicado aos profissionais de segurança pública

Curso: 24.015 – Cursos TFESP: Treinamento de Força aplicado aos profissionais de segurança pública

Carga horária: 16 h

Local: On-line (EAD). Utilizando a plataforma Google Meet (áudio e vídeo em tempo real).

Vagas: 60

Inscrições:  Até 09/05/2024.

Período: 11/05/2024 e 18/05/2024 (Sábados)

Horário: Das 8h00 às 12h00 / Das 13h30 às 17h30

Link para inscrição: http://conveniar.funtefpr.org.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=1723

Público alvo: Professores, instrutores e monitores que trabalham com a orientação de exercícios físicos para os profissionais de segurança pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Penitenciária, Agente de Trânsito, Guarda Portuária). Profissionais alocados nos Centros de Educação Física Militar.

Pré-requisitos exigidos:

Ser militar, professor, instrutor ou monitor do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), Forças Armadas e profissionais de segurança privada que planejam, gerenciam, ministram e avaliam programas de treinamento de força para otimizar o desempenho físico-operacional.

Ementa:

Particularidades da periodização do treinamento de força aplicado ao profissional de segurança pública. Programas de treinamento de força para otimizar o desempenho físico-operacional.

Metodologia:

Aulas expositivo-dialogadas em EAD.

Material instrucional e de apoio didático:

Será encaminhado artigos e vídeos didáticos por e-mail.

Coordenador: ANDERSON CAETANO PAULO

acpaulo@utfpr.edu.br (41) 99194-1373

Instrutor: ANDERSON CAETANO PAULO

Possui Bacharelado em Esporte, Mestrado em Educação Física e Doutorado em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP). É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), leciona na Graduação e Pós-Graduação do curso de Educação Física. É o atual Coordenador Substituto do Curso de Graduação em Educação Física. Coordenador do Programa de Extensão Universitário: Monitorização da Saúde e da Performance Física em Policiais Militares e Bombeiros Militares. Tem experiência na área da Educação Física com ênfase em Treinamento Físico-Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento de força, musculação, performance esportiva, capacidades motoras e adaptações cardiovasculares ao exercício para diferentes populações (atletas, militares e comunidade em geral). Em 2012 desenvolveu uma forma de equalizar a densidade entre protocolos de treinamento de força que tem demonstrado aplicabilidade tanto na performance esportiva quanto a fatores ligados à saúde. É o líder do TFESP, único grupo de estudo e pesquisa, registrado no CNPq, que trata da Ciência, Tecnologia e Inovação do treinamento físico para profissionais da segurança pública no Brasil.

Instrutor: CLEONIR CALDEIRA JUNIOR

Integrante do TFESP desde 2019, Mestre em Educação Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui experiência como atleta e treinador de levantamento de pesos (Powerlifting e LPO), atuando também como Personal Trainer em várias academias na cidade de Curitiba/PR. Tem como ênfase de trabalho o levantamento de pesos como ferramenta para otimização de performance em esportes variados (lutas, natação, remo, basquete, motovelocidade e outros), no treinamento físico militar, bem como para condicionamento físico e saúde.

Investimento:  R$ 316,72 no boleto, ou parcelado (com juros) em até 3x no cartão.

Maiores informações:

Divisão de Cursos de Extensão: UTFPR Sede Centro, Bloco J, Térreo

E-mail para contato: dicpro-ct@utfpr.edu.br

Horário de atendimento: 08h às 12h e das 13h às 17h

O valor da inscrição será devolvido, descontadas as devidas taxas bancárias:
a) caso o curso seja cancelado;
b) a pedido do inscrito, desde que com ao menos 5 dias de antecedência da data inicial do curso, no valor correspondente a 80% da inscrição paga.

Solicitações com menos de 5 dias para o início do curso não serão reembolsadas.
A emissão do certificado está condicionada:
a) a frequência mínima de 75% das aulas;
b) aproveitamento de 70% da avaliação, caso esteja prevista;
c) ao preenchimento da Avaliação do Curso pelo Discente, enviada por e-mail na data da última aula prevista.