compreendendo a Metodologia ixDIVE
Organizamos as jornadas a partir de uma relação metodológica que valoriza o concreto e o mundo vivido, de um entendimento ampliado dos contextos para quem, com quem e sobre quem falamos quando falamos de pessoas em projetos de interação
Mergulho é a prática de submergir utilizando um artefato ou a própria respiração.
Os artefatos – equipamentos, roupas, tecnologias – podem ser utilizados para isolar o/a mergulhador/a dos efeitos do ambiente de alta pressão, ou reduzir os riscos de descompressão após mergulhos profundos.
A atividade de mergulho pode ser feita em profundidades rasas ou em áreas profundas, tendo como restrição as condições do mergulho – que não sejam extremamente hostis e de acordo com a experiência do/a mergulhador/a. Para todo mergulho, é preciso treinamento e avaliação das condições, que mudam a partir dos contextos e do mergulhador/a.
A atividade de pesquisa em Design, como um conjunto de práticas – ou em Design de Interação, de modo específico – assemelha-se à prática de mergulhar e exige de nós um conhecimento extenso dos meios e dos artefatos – das tecnologias, técnicas, métodos, modos, abordagens, contextos, novos e variados a depender dos projetos que estamos nos envolvendo – ou mergulhando em busca de soluções, oportunidades, estratégias, conexões, sentidos e valores. Para pesquisar e projetar bem é preciso treinamento e a avaliação das condições, que mudam a partir dos contextos e de designers.
Quer fazer parte do ixDIVE?
Inscreva-se e saiba mais sobre a próxima etapa de projeto,
que começa em Setembro de 2021