DIREC mensura horas trabalhadas pelos servidores

No primeiro trimestre de 2022 a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias – Campus Curitiba (DIREC  – CT)  produziu um levantamento gráfico dos dados referente às horas registradas em seu sistema COHOTER para as Atividades Esporádicas e Regulamentadas, conforme o estipulado na Deliberação nº 08/2018, Capítulo IV, artigo 9º, que atribui à PROREC/DIREC a atualização do registro de horas já autorizadas a cada docente, caracterizando trabalhos esporádicos ou regulamentados e a atuação dos servidores. O professor Walmor Cardoso Godoi, assessor na DIREC-CT, cita que a Deliberação salienta a importância dessa ação quando estabelece que, por meio dela “é possível fundamentar pareceres anteriores ou consultas a qualquer órgão da UTFPR, da FUNTEF, de pareceres da Procuradoria-Federal junto à Universidade, obedecendo os termos da legislação vigente. Essas informações também são estratégicas.”. Para isso foram mensuradas as atividades do período de 2018 a 2020 de 156 funcionários. As atividades, relacionadas aos cursos de pós-graduação e de projeto tecnológico, se concentram na secretaria, docência, coordenação, tutoria, pesquisa, orientação, apoio técnico, participação em banca e consultoria nos cursos de pós-graduação e de especialização, cursos via DICPRO (Divisão de Cursos de Qualificação Profissional), Projetos Tecnológicos e atividades à distância.

Segundo Maria Lúcia de Meza, diretora de Relações Empresariais e Comunitárias da DIREC-CT, além de atender o estipulado pelo Conselho Universitário na supracitada Deliberação, o objetivo desse levantamento é mostrar à comunidade como o servidor está realizando seu serviço e empregando as horas de dedicação nas diversas atividades desempenhadas, bem como mostrar o fluxo delas no decorrer do período levantado.

De acordo com o tipo de atividade desempenhada é possível observar dados que demonstram a realidade de acordo, inclusive, com a situação da Pandemia enfrentada. No apoio técnico, por exemplo, houve um aumento nas horas trabalhadas de 2019 para 2020 e uma redução para 2021. Nas atividades esporádicas também ocorreu um aumento de 2019 para 2020 e uma queda de 2020 para 2021. O mesmo ocorreu, de forma menos drástica, com as consultorias. Essa realidade é diferente para as atividades de coordenação, que se mantiveram equilibradas após grande crescimento de 2018 para 2019.


Confira nos gráficos a seguir essas noções de acordo com o ano e com a atividade desempenhada:

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