“PROGRAMA TCC EMPRESA, ORGANIZAÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA” UTFPR campus Curitiba

Inscrições até o dia 09/03/2022 para estudantes das disciplinas TCC

O programa tem como objetivo alinhar projetos de EMPRESA PRIVADA E/OU ORGANIZAÇÃO PÚBLICA e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos de graduação da UTFPR-CT. As propostas das empresas já foram identificadas e é sua vez de ajudar na resolução por meio da realização do TCC. Esta ação visa fortalecer ainda mais a relação entre nossa Universidade com as empresas participantes.

O programa seguirá um calendário próprio em cada semestre e será norteado por um edital guia, publicado no endereço:

https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2507048&id_orgao_publicacao=0

Agora é o momento das inscrições dos estudantes, até 09/03 – por meio do link: https://forms.gle/BEyeBhV7DV4ATodQ9

Os temas propostos pelas empresas:

1 – Automatização de Sistema de Gestão da Qualidade

Hoje a Qualabor metrology & quality é um Provedor de Ensaios de Proficiência acreditado (AP-2654) na norma ISO/IEC 17043 em um organismo acreditador chamado ANAB, para gerir esta acreditação temos um Sistema de Gestão da Qualidade SGQ , que é um conjunto de documentos, compostos de procedimentos, formulários e registros, este SGQ atualmente é construído basicamente em Word e Excel e armazenado 100% em nuvem, e as operações do SGQ na nuvem dependem muito da operação humana, oque frequentemente geram erros por o sistema ser muito aberto. O desafio é transformar o sistema existente em um sistema mais automatizado que operações que possam ser automatizadas sejam retiradas de um processo manual para reduzir os erros de operação.

2 – Desenvolvimento de item para comparação interlaboratorial de inspeção automotiva de inclinação de faróis via regloscópio.

Desenvolver um item que possa ser usado para simular a condição de um automóvel para ser utilizado para padrão de medição entre organismos de inspeção em comparações interlaboratoriais. Desafio: item robusto, com características relevantes que reproduzam requisitos importantes de um automóvel para esta inspeção e proporcione condições logisticas de transporte via correios, aéreo, rodoviário.

3 – Gestão de talentos

Com o advento da globalização observamos uma grande alteração na forma de interação entre a empresa e seus colaboradores. O mercado tem imposto um alto nível de competitividade fazendo com que as exigências sobre a equipe seja maior. Desta forma, vemos a necessidade ajustar a prática de gestão de pessoas para acompanhar o dinamismo do mercado mantendo a competitividade e eficiência no mercado da construção civil.

4 – Consultoria Financeira, Consultoria Administrativa, Gestão de Pessoas, Treinamento de Funcionário, Projeto de Urbanismo.

Consultoria Financeira, Consultoria Administrativa, Gestão de Pessoas, Treinamento de Funcionário, Projeto de Urbanismo.

5 – Análise e caracterização de modos de falha em matrizes de forjamento a quente; Análise de tensões residuais em componentes forjados na liga de alumínio da série 7XXX

Análise e caracterização de modos de falha em matrizes de forjamento a quente: Um produto forjado tem seu valor final calculado baseado nos custos de fabricação desde a matéria-prima até sua forma final, incorporando os mais diversos aspectos. Dentre estes, um grande percentual está relacionado ao custo do ferramental de forjamento. Matrizes de forjamento são componentes caros de manufaturar, e devem ser extensivamente usados para maximizar sua vida e produzir o máximo de peças possível. Diversos mecanismos de falha estão presentes em matrizes de forjamento, ocorrendo em maior grau o desgaste das superfícies. Também, a combinação de esforços cíclicos mecânicos e térmicos influencia diretamente e indiretamente o comportamento do material. Este projeto visa avaliar e caracterizar os modos de falha de matrizes de forjamento a quente para a fabricação de componentes de ligas de alumínio. Através de ensaios mecânicos, bem como de análises por microscopia eletrônica, um par de matrizes de forjamento será analisado para a identificação dos mecanismos de desgaste predominantes, permitindo assim propor métodos que visem um aumento da vida útil do conjunto. Análise de tensões residuais em componentes forjados na liga de alumínio da série 7XXX: Tensões residuais são um importante fator a ser analisado para que processos de usinagem ocorram de maneira bem-sucedida. Ademais, o processamento termomecânico do material originado por processos de forjamento e posterior tratamento térmico são as principais fontes de tensões residuais em componentes metálicos. Desta forma, uma correta caracterização do estado de tensões nos diferentes estágios de processamento torna-se necessário para analisar e propor soluções as quais visam mitigar o efeito das tensões residuais em defeitos dimensionais de usinagem. Este projeto visa caracterizar o estado de tensões residuais nos diferentes estágios de processamento de um componente forjado em uma liga de alumínio da série 7XXX. Através de ensaios mecânicos, análise metalográficas e técnicas de difratometria, o estado de tensões será caracterizado e correlacionado com a microestrutura para diferentes rotas de processamento. Desta forma, novas rotas poderão ser propostas com o intuito de reduzir o efeito deletério das tensões residuais nos processos de usinagem.

6 – Desenvolvim15ento de um software para realização de ODS (Operational Deflection Shape).

Avaliar o software usado pela WEG na criação da ODS e desenvolver um software com características similares. Seria basicamente movimentar os pontos medidos com amplitude e fase nos eixos X, Y e Z.

7 – Desenvolvimento de absorvedores dinâmicos para frequências naturais de tampas e carcaças de motores.

Absorvedores dinâmicos são usados para alterar a frequência natural criando outras duas, uma abaixo e outra acima de frequência de interesse. Poderia ser criado um modelo simplificado de absorvedor com facilidade de ajuste de massa e rigidez para aplicação em casos de frequências naturais.

8 – PARAFUSOS Carga resistente ao esforço cortante e ao momento fletor dos parafusos utilizados nas garras das estruturas dinâmicas e estruturas push-back. Estão superdimensionados?

Criar uma tabela que relacione carga de pallets e número de parafusos necessários nas garras das estruturas push-back e dinâmico.

9 – REDUTOR Energia cinética que o redutor de velocidade é capaz de retirar do pallet na pista da estrutura dinâmica. Está superdimensionado?
Criar uma tabela que indique a quantidade de redutores de velocidade necessários por pista de acordo com faixas de peso dos pallets.

10 -PROTETOR Energia absorvida pelo protetor frontal. Atende a norma?

Quantificar energia absorvida pelo protetor atual e propor alteração para que este atinja a norma ou seja otimizado.

11 – MEF Análise estrutural com o MEF – Método de Elementos Finitos condiz com os dados coletados na observação da estrutura real fabricada?

Elaborar relatório comparando os dados reais de uma estrutura fabricada com os dados observados na utilização do MEF para esta estrutura.

12 – TOMBAMENTO Relação máxima permitida entre a altura e a base do pallet.

Elaborar relatório analisando: teoricamente (sugere-se a utilização da equação de tombamento estático) a relação máxima permitida entre a altura e base do pallet; e experimentalmente se esta relação determinada se aplica na prática.

13 – SOLDA GARRA Sistema para calcular a resistência da solda de conexão entre a garra e a longarina.

Elaborar relatório apontando a conclusão sobre estudo a ser desenvolvido a respeito da solda de conexão entre a garra e a longarina, tendo como base a tabela de resistência das longarinas.

14 – TORQUE PARAFUSOS Torque necessário a ser aplicado nos parafusos que exercem função estrutural.

Elaborar tabela que indique o torque necessário a ser aplicado nos diferentes parafusos utilizados nas montagens, que garanta a resistência das estruturas. Exemplo: Garra do Dinâmico, braço Drive-in, entre outros.

15 FORÇA EMPILHADEIRA PUSH BACK Força necessária a ser aplicada pela empilhadeira para “empurrar” os pallets na estrutura push-back.

Elaborar tabela ou equação que indique a força necessária a ser aplicada pela empilhadeira no processo de “empurrar” os pallets nas estruturas push-back, de acordo com parâmetros de influência (peso da carga, altura de posicionamento, inclinação da pista, quantidade de pallets, entre outros).

16 – Desenvolvimento de uma esteira em lona motorizada de 35m, que suporte 40kg/m ou 50kg/m com velocidade de 0,5m/s a 1,2m/s. Largura de 350mm à 900mm.

A ideia seria especificar dimensionamento de motores com cálculos, assim como tolerância de eixos e afins.

17 – Desenvolvimento de uma esteira curva em lona motorizada, que suporte 40kg/m ou 50kg/m com velocidade de 0,5m/s a 1,2m/s. Largura de 350mm à 900mm.

A ideia seria especificar dimensionamento de motores com cálculos, assim como tolerância de eixos e afins e especificar a lona que precisaria ser curva neste caso

18 – Desenvolvimento de uma lógica que permita criar um gap mínimo entre pacotes

A ideia é criar gapping de tempo para uma distância de 100mm entre pacotes, sendo que deve ser possível criar este gapping com diversos tipos de pacotes, sendo flyers, polybags, caixas de papelão.

19 – Estudar o impacto em performance e caracterização em dois aços inoxidáveis específicos.

Testar diferentes durezas em dois tipos de aço: aço inoxidável austenítico trabalhado a frio e aço inoxidável martensítico com cabornetos endurecido por tratamento térmico. A caracterização e análise será feita através de testes como dureza, torção, reutilização, corrosão, caracterização de superfície, rugosidade, entre outros.

20 – Pesquisa de aceitação sobre o fornecimento de água potável no interior do veículo

21 – Aplicação de película fotovoltaica no teto/capô dos veículos

22 – Melhorias na aerodinâmica do veículo

23 – Gestão inteligente de energia elétrica/iluminação do veículo.

24 – Desenvolvimento de método de análise para detecção de combustíveis em óleo, biodiesel em diesel e de etanol em gasolina via cromatografia

25 – Modificações em um banco dinamométrico para realizar ensaios em veículos elétricos (Consumo EE)

26 – Tendências Pós-Covid e seus impactos na indústria automotiva

27 – Abordagem qualitativa sobre a experiência do usuário de veículos elétricos pelo cliente latino americano

28 – Estudo de benchmarking de performance/custo, de diferentes isolamentos acústicos e térmicos utilizados nos automóveis

29 – Utilização da lã de coco como solução alternativa de isolamento acústico de baixo custo, alta eficiência e biodegradável.

30 – Estudo de materiais e tecnologias de veículos da concorrência disponíveis internamente em áreas de interesse da Renault.

31 – Revestimento regenerativo para peças metálicas

32 – Compatibilidade de combustíveis com revestimentos organometálicos

33 – Estudo de influência da geometria do corpo de prova no ensaio de tração

34 – Parafusos em classe 8.8 ou 10.9 sem tratamento térmico

35 – Reuso de elastômeros termoplásticos em polipropileno para atenuação acústica

36 – Soluções alternativas ao Cromo 6

37 – Sistema eólico de captação de energia para eficiência energética e sistema de iluminação.

38 – Gestão Inteligente de Energia – Aplicação de película Fotovoltaica

39 – Avaliação da durabilidade de correias elásticas quando montadas expostas ao ambiente

40 – Estudos de Materiais “ECO-FRIENDLY” para aplicação veicular

41 – Estudos de Simulação Numérica para Desgaste de Tecidos e Capas de Bancos Automotivos.

42 – Conjunto intercooler otimizado

43 – Representação do conhecimento baseada em ontologia como ferramenta de suporte na associação dos pontos de solda de um veículo com suas respectivas peças de carroceria (BIW).

44 – Desafios da Descabonização. Como atingir a neutralidade de carbono na frota brasileira?

45 – Confiabilidade de peças e melhoria da qualidade planejada

46 – Desenvolver critérios estatísticos para determinação das obras atípicas em redes de distribuição, com apoio da universidade, a fim de evitar perdas/glosas regulatórias para a DIS. Aplicando técnicas estatísticas (multicritérios e de clusterização), em softwares específicos, para identificar determinação das obras atípicas (outliers) em redes de distribuição. A falta de critérios abrangentes para segregação/separação das obras atípicas das obras “normais”, pode resultar em glosas durante o processo de revisão tarifária.

47 – Atualmente, a rotina de dimensionamento de cabo para raios para linhas é realizado com uso de programa bastante antigo, escrito em Fortran. O objetivo desse estudo é atualizar o software, trazendo as melhores práticas e mais atuais. Poderá ser utilizado ATP ou Python. Pode gerar estudo futuro para integrar ATP/Python com relatórios emitidos pelo Software PLS CADD de projeto de linhas. Deve permitir o modelamento livre do tipo de cabo e calcular as distribuições de corrente.

48 – Modelamento e estudo de aplicação de para raios em linhas com alto índice de desligamento. Pode ser desenvolvido algoritmos para otimização da aplicação desses equipamentos. O objetivo é aumentar a disponibilidade das linhas

49 –  Estudo aplicado/Metodologia para análise de viabilidade técnico-econômica-regulatória para uso da geração fotovoltaica para carregamento das baterias dos serviços auxiliares de subestações da Copel considerando a proposta de um projeto básico.

50 –  Estudo aplicado/Metodologia para análise de viabilidade técnico-econômica-regulatória para uso da geração fotovoltaica para alimentação de sistemas de iluminação de pátio de subestações da Copel considerando a proposta de um projeto básico.

51 – Estabelecer um método / modelo matemático que contemple a grande quantidade de variáveis e particularidades do indicador de PRODUTIVIDADE/EFETIDADE das equipes. Fatores como localização rural, urbana, trânsito, entre outros, que variam conforma a região do estado, são dificuldadores para definição, de modo satisfatório, da mensuração do indicador.

52 – O número de acessantes de geração tem aumentado consideravelmente nos últimos meses e com isso o sistema de MT começa a saturar. A conexão com a concessionária é crucial na viabilidade das GDs. Como medida de evitar grandes obras no SDMT ou até mesmo conexão no SDAT, cogita-se na possibilidade de utilizar reatores. O problema em questão se aprofundar nos estudos e ter um caso real implementado para avaliar a viabilidade do uso de reatores com o propósito de controle de tensão.

53 – Em função de um problema com TP de 230kV (GET) que explodiu no momento de abertura de jumper com o equipamento energizado, foi decretado que nenhum TP na Copel deveria ser aberto ou fechado com o mesmo energizado. O estudo da GET informou que há transitórios no momento desta operação que expõe TPs a este risco. No entanto não foi avaliado estudo similar para TPs de 138kV, 34,5kV e 13,8kV (DIS), sendo que para qualquer manobra envolvendo esta operação de abertura/fechamento é necessário desenergizar barras das SEs para realizar a operação, gerando interrupções ou necessidade de várias manobras de interligação de circuitos na rede para evitar interrupção, mesmo sem qualquer histórico de explosão nestes níveis de tensão na DIS. Ainda há a questão de TPs instalados na rede de distribuição que não possuem o mesmo procedimento e continuam sendo abertos/fechados mesmo com tensão, e não há histórico de explosões nesta operação. A necessidade é a avaliação se é possível energizar/desenergizar TPs de 138kV, 34,5kV e 13,8kV através de abertura/fechamento de jumpers e/ou seccionadoras na rede e subestações, a fim de evitar tantas manobras e interrupções apenas para operar este equipamento.

54 – Aprimorar o controle de tensão nas barras de carga, considerando geração distribuída e avaliando o critérios regulatório / planejamento e operação. Atualmente há um grande problema neste controle, pois todo modelamento do sistema CAT (controle automático de tensão, instalado na automação das SEs) está baseado num sistema puramente de fornecimento de potência, sendo que cada vez mais são acrescentados sistemas de geração distribuída na rede de distribuição, tornando o processo tradicional obsoleto e com possibilidade de geração de problemas para operação da cncessionária e de terceiros.

55 – Os valores devem ser otimizados de acordo com as regras da Aneel e condições operacionais, porém o processo atual basea-se fortemente na expertise do analista do estudo elétrico, gerando dificuldades na execução do processo, bem como não garantindo que a solução adotada seja a melhor para a situação

56 – Problema: Com a disseminação de medidores inteligentes e da implantação de uma rede de conunicação própria para os mesmos por parte da Copel Distribuição, surge a necessidade da documentação do processo de avaliação da necessidade de ampliação desta rede. A identificação de possíveis gatilhos nos demais processos internos e a avaliação da melhor interface para este novo processo passa pelo levantamento do mesmo. Necessidade: A execução do levantamento detalhado da modelagem do processo “extensão de rede de comunicação para medidores inteligentes”. Incluindo o detalhamento de requisitos técnicos de entrada e saída de cada etapa de processamento, com foco na avaliação dos aspectos que agreguem ou desagregem eficiência e na identificação de fronteiras de atribuição para futura modelagem de contrato. Tendo como entregáveis: mapas de processo em notação BPMN; listas de variáveis de entrada e saída por etapa do processo; levantamento dos requisitos técnicos a serem atendidos em cada etapa de processo; levantamento de eventuais ferramentas computacionais utilizadas como interface ou no processamento em cada etapa de processo.

57 – Identificar viabilidade da terceirização da fiscalização de contratos administrativos do ponto de vista econômico Problema a ser resolvido: Ampliar a capacidade de fiscalização em contratos administrativos até 2º nível da cadeia de suprimentos, considerando aspectos ESG.

58 Problema: Muitos problemas encontrados nos ensaios das coberturas dos cabos. Principalmente quanto aos itens ponto de fusão e oxidação, que estão relacionados diretamente com a qualidade e durabilidade da cobertura dos cabos. Alguns fornecedores de polímeros estão usando material reciclado na liga.

59 Problema: Muitos postes não passam nos ensaios de tração durante os ensaios de recebimento.

60 Problema: Muitos postes não passam nos ensaios de tração durante os ensaios de recebimento.

61 Desenvolver metodologia de modelamento em ATP das linhs LDAT para estudo das correntes induzidas. Cada uma das alternativas pode gerar um TCC diferente. O objetivo é aumentar a segurança operativas das linhas

62 Modelar o sistema de aterramento de forma detalhada para permitir futuros estudos de transitórios nas linhas da Copel. O estudo de transitórios é importante para verificar o comportamento das sobretensões injetadas e, portanto, importante para verificar a segurança das linhas.

63 As formas de onda de surto presentes nos softwares de analise de transitórios (como ATP) é bastante simplificada, não representando adequadamente a forma de onda real. Desse modo, é importante desenvolver, a apartir da bibliografia disponível, uma forma de onda mais adequada (por exemplo, associação de 7 ondas Heidler)

64 Um apanhado geral sobre o estado da arte em desenvolvimento de cabos especiais para linhas de transmissão, incluindo a análise de suas características e por fim determinando a melhor aplicação de cada cabo nos cenários da Copel. Análise de apoio a decisões futuras de áreas como manutenção, planejamento, projetos etc
65 Determinar como é afetado o número de atuações de dispositivos (regulador de tensão, religadores, taps de trafos) na rede de distribuição e a implicação na vida útil, utilizando um sistema teste

66 Na Copel Distribuição, a potencia máxima em TFs de AT é padronizada em 41,67 MVA. Contudo, nas análises de planejamento houveram situações em que se exigia uma capacidade de transformação maior. Portanto, uma proposta de estudo considerando a disponibilidade dos fabricantes de TFs e a capacidade dos equipamentos associados ( como disjuntores, seccionadores e TCs) está sendo sugerido. Este trabalho consistira que o aluno, em seu TCC, pesquise sobre a viabilidade de se utilizar equipamentos de maior potencia no parque de ativos da Copel Distribuição. Este trabalho estaria também relacionado com o uso do óleo vegetal

67 Com o aumento exponencial do acesso de novas usinas de geração distribuída, percebe-se aumento significativo do nível de curto circuito em barras de carga das subestações da distribuição. A proposta deste trabalho é realizar uma análise técnica e econômica para definir as melhores estratégias para reduzir os níveis de curto-circuito na subestações, garantindo o acesso ao geradores e a segurança das instalações da distribuição.

68 Um grande problema enfrentando pelas distribuidoras e pelos consumidores (mormente industriais) são os afundamentos de tensão. Afundamentos de tensão são inevitáveis no atual estágio tecnológico, haja vista que, no Brasil, predominam-se redes de distribuição aéreas, as quais são sujeitas a todo tipo de intempéries. Os consumidores sempre enxergam as distribuidoras como responsáveis pela redução destes eventos que prejudicam os processos produtivos. Todavia, a literatura versa sobre potenciais soluções sob ponto de vista dos consumidores. Sugere-se, portanto, que seja estudado um caso de consumidor que possua problemas com afundamentos de tensão/paradas no processo, sejam traçadas ações mitigatórias internas à planta, e avaliados os resultados. Sugestões de referências: Creux de tension : comment se protéger contre l’inévitable ? Synergrid, la fédération des gestionnaires de réseaux électricité et gaz en Belgique Caracterização das Variações de Tensão de Curta Duração e seus Impactos em uma Planta da Indústria Alimentícia – Reinaldo Moreira Maia

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