Proficiência

O exame de proficiência em língua estrangeira avalia a capacidade de compreensão e interpretação de textos escritos. O que se privilegia em um exame dessa natureza são as estratégias empregadas pelo candidato na construção de um sentido para os textos em questão. Isso significa observar o seu entorno: títulos, subtítulos, diagramas, gráficos, fotografias, tabelas, autor, fonte, data ou qualquer outro elemento relevante que contribua para a compreensão dos significados expressos.

Dessa maneira, entende-se como leitor proficiente em língua estrangeira o leitor ativo, que interage com o texto na construção de significados. Não se trata, portanto, de um exame que se concentra em conhecimentos gramaticais e lexicais, mas sim em competência em leitura.

Atenção! Nosso exame sempre ocorreu no modo presencial e, por isso, nós não temos data para a realização de uma próxima prova. A comissão organizadora estuda a aplicação de um novo exame. Caso esse seja confirmado, o edital será publicado em nosso blog.