Português para Estrangeiros – PFOL

O Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) é um Programa de Extensão Universitária ligado ao DALEM que oferece cursos e outras atividades de português a estrangeiros residentes em Curitiba e região metropolitana.  Os cursos regulares são semestrais, seguem o calendário do CALEM e também se constituem de 5 níveis (1 a 5), totalizando um período de estudo de dois anos e meio. A carga horária semestral é de 60h e as aulas são, atualmente, concentradas em um dia por semana, à noite. (e as turmas têm no máximo 20 alunos.) 

Oferecemos, ainda, ações pontuais voltadas para o público estrangeiro em geral e também algumas ações específicas para determinados grupos. Por configurar-se como lugar de pesquisa e por atender amplo perfil de estrangeiros e, mais recentemente, ter projetos específicos para migrantes e refugiados, o curso é gratuito para os participantes.

O Programa também tem em sua base a formação de professores, que se concretiza com ações com estudantes do Curso de Letras Inglês, interessados em profissionalizar-se e tornarem-se professores de português para estrangeiros. Esses estudantes participam de diversas atividades (projetos de ensino, cursos, orientações, grupos de estudo) em que pesquisam aspectos do português brasileiro, seu ensino e aprendizagem, bem como refletem sobre questões de subjetividade, identidade, aula de língua adicional, entre outros. Eles ainda atuam como monitores dentro e fora de aula (bolsistas e voluntários), sempre sob supervisão de uma das professoras integrantes do Programa de Extensão.

O PFOL na UTFPR-CT relaciona ensino, pesquisa, extensão e tem ligado ao Programa de Extensão um Projeto de Pesquisa com o mesmo título cadastrado no CNPq. Entendemos que, da mesma forma que é necessário aliar ensino, pesquisa e extensão, é essencial nos relacionarmos com órgãos da sociedade civil.