Projeto Luz e Astronomia na UTFPR

RESUMO

O ano de 2015 foi marcado por ser o Ano Internacional da Luz (AIL), determinado pela ONU em 2013. O AIL possui o objetivo de apresentar à sociedade a importância da luz no cotidiano e nas tecnologias óticas.

A Astronomia tem como fundamento de sua atividade científica a observação de objetos celestes. Essencialmente a fonte de informação para o estudo e análise destes objetos é a luz emitida ou refletida por estes objetos. Correspondendo a esta proposta o ciclo de palestras Luz e Astronomia na UTFPR apresentou a importância da Luz na ciência e tecnologia, como ela é usada na Astronomia e qual a importância destas descobertas.

O projeto destas palestras foi organizado pelo Laboratório de Astronomia e Astrofísica da UTFPR (LAUT), que conta em seu quadro de professores, astrônomos que desenvolvem pesquisas na área, possibilitando então, que estes profissionais levem um desafio à frente: levar à sociedade um pouco do conhecimento de astronomia, tirar dúvidas e despertar curiosidade no assunto.

Para contemplar tal objetivo definiram-se as palestras e quem as ministraria, sendo estas dispostas na tabela abaixo:
[su_table]

PALESTRA PROFESSOR
Uma Luz Sobre o Sol Dr. Jean Carlo Santos
Descoberta do Sistema de Anéis ao Redor do “Asteroide” Chariklo Dr. Felipe Braga Ribas
Iluminando o Lado Escuro do Universo Dr. Marlos de Oliveira Ribas
Cuidados com os Olhos nas Observações Solares Dr. Mário Sérgio Teixeira de Freitas
Telescópios Atuais e Futuros Dr. Alexandre J. Tuoto S. Mello
O Caso Plutão Dr. Marcos Antonio Florczak

[/su_table]

PALESTRAS

Palestra 1: Uma Luz Sobre o Sol
Professor: Dr. Jean Carlo Santos
Professor de física do Departamento de Física da UTFPR. Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com publicações em astrofísica Solar e atualmente trabalha com simulações magneto-hidrodinâmicas de plasmas espaciais.
Resumo: Em comemoração ao ano internacional da luz, conhecemos um pouco mais como a principal fonte de luz do sistema solar, o Sol, funciona. Entendemos como a energia é gerada no seu interior e transportada até a superfície solar. Utilizando imagens de satélites da NASA de última geração, enxergamos como a atmosfera solar parece em diferentes temperaturas e ver a multidão de fenômenos que lá ocorrem. Por fim, vimos os efeitos que o Sol pode ter sobre os planetas do sistema solar, principalmente sobre o nosso lar, a Terra.
Público total: 115
DAFIS: 47
UTFPR em geral (exceto DAFIS): 38
Externo: 0

[su_custom_gallery source=”media: 3534″ limit=”5″ link=”lightbox” width=”550″ height=”410″ title=”never”]
Foto: Danyel S. Soboll

Palestra 2: Descoberta do Sistema de Anéis ao Redor do “Asteroide” Chariklo
Professor: Dr. Felipe Braga Ribas
Professor de física e astronomia do Departamento de Física da UTFPR. Ganhador do Grande Prêmio Capes de Tese 2014, é doutor pelo Observatório Nacional e Observatório de Paris. Em 2014 liderou publicação sobre a descoberta do primeiro sistema de anéis ao redor de um pequeno objeto do Sistema Solar.
Resumo: Pesquisa liderada por brasileiro levou à descoberta do primeiro sistema de anéis ao redor de um pequeno objeto do Sistema Solar, característica só observada ao redor dos planetas gigantes, até agora. O objeto (10199) Chariklo é um centauro, um corpo tipo asteróide, que tem sua órbita entre Saturno e Urano. Mesmo com um diâmetro de apenas 250 Km, Chariklo possui dois anéis que o orbitam a cerca de 400 km. Os anéis, que são muito densos e confinados, possuem cerca de 7 e 3 km de largura e são separados por uma divisão de 9 km. Nesta palestra expliquei a técnica de ocultações estelares, que permitiu a descoberta, além das propriedades dos anéis, as implicações de sua presença, e possíveis cenários de origem.
Público total: 73
DAFIS: 39
UTFPR em geral (exceto DAFIS): 12
Externo: 22

[su_custom_gallery source=”media: 3533″ limit=”5″ link=”lightbox” width=”550″ height=”410″ title=”never”]
Foto: Danyel S. Soboll

Palestra 3: Iluminando o Lado Escuro do Universo
Professor: Dr. Marlos de Oliveira Ribas
Doutor em Física Teórica pela UFPR, Professor do Departamento de Física da UTFPR, desenvolve pesquisas em Cosmologia, modelando cenários inflacionários e energia escura.
Resumo: Nesta palestra descrevi a fase primordial do Universo, dando ênfase a necessidade de um regime inicial de expansão acelerada, necessária para resolver certos problemas no cenário padrão. Esta expansão acelerada, que durou um curto intervalo de tempo é conhecida como inflação. Após o regime inflacionário o Universo entra em um regime desacelerado onde as idéias do modelo padrão, isto é, do Big-Bang são válidas. Outro ponto que foi discutido é o fato observacional, que por volta de 5 bilhões de anos atrás, o Universo entrou em um regime de expansão acelerada. Acredita-se que o Universo atualmente é dominado por uma exótica forma de energia, batizada de energia escura, cuja constituição não é ainda conhecida. Discutimos então as alternativas na descrição do campo, responsável por esta atual característica do Universo.
Público total: 45
DAFIS: 20
UTFPR em geral (exceto DAFIS): 5
Externo: 20

[su_custom_gallery source=”media: 3537″ limit=”5″ link=”lightbox” width=”550″ height=”410″ title=”never”]
Foto: Danyel S. Soboll

Palestra 4: Cuidados com os Olhos nas Observações Solares
Professor: Dr. Mário Sérgio Teixeira de Freitas
Doutor em Física atua na UTFPR-Curitiba como docente de graduação e de pós-graduação. Tem publicações nas áreas de Ciência e Arte, Ensino de Ciências, e Dinâmica Não-Linear. Participou da organização de eventos na área de divulgação da Astronomia. Teve trabalhos de fotografia envolvendo Ciência e Arte, aceitos para publicação em sites internacionais ligados à divulgação científica.
Resumo: Existem diversos fenômenos astronômicos possíveis de se observar no disco solar, inclusive acessíveis a um leigo interessado. No entanto, nem todas as fontes de informação são confiáveis, quando se trata do uso de filtros ou de métodos de projeção, principalmente quando está envolvido um pequeno telescópio. Com a devida fundamentação científica, aqui foram divulgados procedimentos seguros para observar o sol, assim como um apanhado sobre alguns dos fenômenos mais conhecidos.
Público total: 46
DAFIS: 17
UTFPR em geral (exceto DAFIS): 4
Externo: 25

[su_custom_gallery source=”media: 3536″ limit=”5″ link=”lightbox” width=”550″ height=”410″ title=”never”]
Foto: Danyel S. Soboll

Palestra 5: Telescópios Atuais e Futuros
Professor: Dr. Alexandre J. Tuoto S. Mello
Professor do departamento de Engenharia Elétrica (DAELT), formado em Engenharia Eletrônica pela UTFPR e Doutor Física na modalidade Astrofísica pela UFSC. Atualmente realiza pesquisa no desenvolvimento de instrumentos para astronomia.
Resumo: Um panorama dos telescópios profissionais em uso no Brasil e no mundo e suas tecnologias. A participação brasileira na astronomia e no desenvolvimento de instrumentação astronômica. Os desafios encontrados na astronomia profissional e perspectivas futuras no projeto de telescópios gigantes de nova geração.

Público total: 34
DAFIS: 14
UTFPR em geral (exceto DAFIS): 17
Externo: 3

[su_custom_gallery source=”media: 3532″ limit=”5″ link=”lightbox” width=”550″ height=”410″ title=”never”]
Foto: Danyel S. Soboll

Palestra 6: O Caso Plutão
Professor: Dr. Marcos Antonio Florczak
Professor de física e astronomia do Departamento de Física da UTFPR e do programa de mestrado: Formação Científica, Educacional e Tecnológica – FCET. Doutor em Astronomia com publicações em astrofísica de pequenos corpos do Sistema Solar e atualmente trabalha com ensino e divulgação de astronomia.
Resumo: Até 2006 Plutão fazia parte do conjunto de objetos do Sistema Solar conhecido como planetas e atualmente ele foi reclassificado como planeta-anão. Nesta palestra mostraremos que o nosso Sistema Planetário é constituído por uma quantidade muito grande de objetos com características físicas e orbitais diferentes, e uma dessas novas classificações se refere aos planetas anões.
Público total: 36
DAFIS: 16
UTFPR em geral (exceto DAFIS): 5
Externo: 15

[su_custom_gallery source=”media: 3535″ limit=”5″ link=”lightbox” width=”550″ height=”410″ title=”never”]
Foto: Eduardo Werlang

Os objetivos do projeto foram atingidos, possibilitando a divulgação de alguns conhecimentos atuais de astronomia e astrofísica para um público leigo. Este público envolve alunos, funcionários e professores na UTFPR, assim como a comunidade interessada nos assuntos a serem ministrados.

O ciclo de palestra contou com a participação de um total de 349 pessoas, sendo deste total, 153 do DAFIS (Departamento Acadêmico de Física), 81 espectadores da UTFPR em geral, exceto DAFIS, e ainda contou com um público externo de 85 pessoas, este público refere-se a alunos de outras instituições, tanto públicas quanto privadas, graduandos ou não e civis em geral.

1 comentário

Comentários estão encerrados.