Movimento relativo no Tracker

Começando com a análise de movimento um pouco mais complexa que é quando a filmagem ocorre com a câmera em movimento, para isso trago um passo a passo de como tratar com esse problema na análise do seguinte gifpara ser feito

Note que a filmagem busca acompanhar o corredor, assim inicialmente devemos colocar o eixo de coordenadas em um dos cantos da tela, recomendo o canto inferior esquerdo.

Para iniciar devemos primeiramente marcar pontos de referência que aparecem na imagem, dentre os quais escolhi para o exemplo o encontro de linhas do chão, um guarda sol azul ao fundo e o homem em pé ao lado do mastro de altura. Esses pontos de referência serão importantes pois são nossa referência de distância do ponto inicial.

referencia 1 referencia 2 referencia 3

Com os pontos marcados por todo o vídeo, podemos pegar seus dados e analisa-los no excel, de modo a obter a variação da posição deles em relação ao eixo, isso indica o movimento que a câmera “percorreu”, assim adicione os dados(x, y e frame) dos três pontos a uma planilha do excel, coloque os frames em ordem, de modo a saber quando um ponto deixa de ser utilizado e outro entra em ação. Em seguida crie uma coluna para “variação da câmera no eixo x” e uma para a “variação da câmera no eixo y”, conforme a figura.

tabela excel

Na coluna da “variação da câmera”(uma para x e outra para y) coloque coloque os valores da diferença entre o ponto anterior e o ponto atual, ou seja A3-A4, A4-A5, A5-A6, etc. até a mudança de ponto, onde você deve então utilizar a diferença entre dois pontos iguais, ou seja, K10-K11, K11-K12, etc. novamente preste atenção na mudança do ponto e prossiga fazendo isso até obter todos os valores de “variação da câmera”. Repita o procedimento para o eixo y.

Agora crie uma coluna “posição do eixo” (uma para x e outra para y) onde irá relacionar o eixo com a variação da câmera, ou seja diminuir o valor da “variação da câmera” com o ultimo valor do eixo, assim F3-D4, F4-D5, F4-D6, etc. até a mudança de ponto, onde acaba mudando para F10-I11, F11-I12, etc. e assim sucessivamente até obter o ultimo valor.

tabela excel 2Com os valores da “posição do eixo” poderemos calcular enfim o valor da posição do atleta, para fazer isso retorne ao Tracker e marque os pontos do atleta e copie seus dados (x, y, t e frame) alinhe na mesma linha os números dos frames. Com os dados copiados para o excel adicione uma coluna “posição” (uma para x e outra para y) e relacione a posição do eixo com a posição do atleta, ou seja diminua a posição do atleta da posição do eixo, assim W3-F3, W4-F4, etc até finalizar todos os pontos.

Agora crie uma tabela para a “velocidade” (uma para x e outro para y), para faze-lo diminua o valor da posição do atleta na marcação atual da marcação anterior e divida pela diferença do tempo atual com o anterior, ou seja, (T4-T3)/(V4-V3), (T5-T4)/(V5-V4), etc até o ultimo valor.

velocidade e posição

Com isso conseguimos uma aproximação do movimento do atleta. Note que é uma grande aproximação, pois não conseguimos calcular a profundidade e a inclinação do eixo de referência, mas ainda assim conseguimos valores que indicam uma aproximação do movimento realizado.

Caso queira pode baixar nosso arquivo editado no Tracker o gif e nossa tabela de dados do Excel

2 thoughts on “Movimento relativo no Tracker

  • 5 de abril de 2017 em 14:39
    Permalink

    I was suggested this website by my cousin. I am not sure whether this post
    is written by him as no one else know such detailed about my difficulty.
    You are incredible! Thanks!

  • 24 de novembro de 2020 em 21:16
    Permalink

    Youre so cool! I dont suppose Ive read anything like this before. So nice to search out somebody with some original thoughts on this subject. realy thank you for beginning this up. this website is something that is wanted on the internet, somebody with just a little originality. helpful job for bringing one thing new to the internet!

Fechado para comentários.