V SIMDAQBI – 2022

A volta do evento ao formato presencial, após duas edições on-line, trouxe novos desafios “pós-pandemia” para a comissão organizadora, mas promoveu uma interação maior entre estudantes e profissionais participantes.

O evento contou com 311 inscritos, motivados por uma programação diversificada e atrativa, que contou com convidados de prestigiado conhecimento científico. Foram 389 participantes, sendo 311 inscritos; desses, 5 inscrições foram de alunos do ensino médio/técnico, 255 de estudantes de graduação (sendo desses 64 calouros da UTFPR), 15 de alunos da pós-graduação e 36 de profissionais.

 A palestra de abertura foi proferida pelo Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Departamento de Química, Dr. Aldo Jose Gorgatti Zarbin entitulada: Preparando e Processando Materiais em Interface Líquidas.

A palestra de encerramento foi conduzida pelo diretor do Centro de Apoio Científico em Desastres (CENACID) e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prof. Renato Eugênio com título:  Desastres ambientais naturais: experiências nacionais e internacionais, trazendo à tona a importância de discutir os principais desastres ambientais naturais que impactaram a sociedade e o papel da ciência na resposta a esses grandes desastres.

A programação do SIMDAQBI sempre considerou o lema da UTFPR “Tecnologia e Humanismo”, e nessa quinta edição abordou questões científicas/tecnológicas (palestras, minicursos, oficinas, apresentações orais de 22 trabalhos científicos), de extensão (com a divulgação de trabalhos de extensão desenvolvidos pelo DAQBI e exposição do Projeto Meros do Brasil), mas também questões culturais, com apresentação de músicos e roda de conversa sobre a importância da universidade na perspectiva do docente e discente, tanto no contexto profissional, quanto pessoal.