PET-CoCE DAINF Sobre nós

Sobre nós

Olá, sejam bem vind@s ao nosso site! Nós somos o Programa de Educação Tutorial (PET) – Computando Culturas em Equidade (CoCE), um grupo de PET composto por estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba (UTFPR-CT). Nesta seção iremos explicar brevemente sobre nós e sobre o que nós fazemos.

O que é PET?
A sigla PET significa “Programa de Educação Tutorial”, se refere ao programa do governo federal, financiado pelo FNDE, para promover atividades a nível de graduação, dentro do princípio da indissociabilidade entre os três pilares da Universidade, que são: Pesquisa, Ensino e Extensão.

  • Ensino: Promover minicursos e workshops gratuitos voltados para estudantes da graduação, visando auxiliar e enriquecer o aprendizado de assuntos, presentes ou não na matriz curricular, complementando a formação discente.
  • Extensão: Atividades organizadas para oferecer ações gratuitas sobre assuntos das mais diversas áreas voltadas para a comunidade externa, com o objetivo de promover uma maior conexão de saberes entre esta e a universidade.
  • Pesquisa: Atividades que estabelecem estudos e projetos voltados para a investigação de problemas e construção de novos saberes e perspectivas.

Os grupos PET estão espalhados por diversas Universidades do Brasil. Na UTFPR-CT atualmente existem quatro grupos PET: PET-Engenharia da Computação (PETECO), PET-Políticas Públicas (PET-PP), PET-Engenharia Eletrônica (PET-EE) e o nosso grupo, PET-Computando Culturas em Equidade (PET-CoCE). Cada grupo possui sua temática e seus objetivos atrelados às atividades contidas nos três pilares universitários. Na próxima seção iremos explicar um pouco sobre a nossa temática.

O que é CoCE?
A sigla CoCE, como mencionada anteriormente, significa “Computando Culturas em Equidade”. Esse é o nosso objetivo: proporcionar uma computação para diferentes públicos, com diferentes características, necessidades e expectativas, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e participativa, pois entendemos que a computação não está fechada em si mesma, mas sim interseccionada com vários âmbitos da vida cotidiana e acadêmica, e portanto com várias áreas do conhecimento. Para isso, o PET-CoCE conta com a presença de estudantes de diferentes cursos da UTFPR-CT, visando sempre assegurar uma relação horizontal entre a equipe com o objetivo de buscar uma maior autonomia na realização das atividades propostas.