DISCIPLINAS


Serviços em Redes de Computadores e Riscos Digitais – 30h

Ementa: Introdução a redes de computadores; Equipamentos (hubs, switches, roteadores, pontos de acesso em redes sem fio); Protocolos e tecnologias mais utilizadas; Compartilhamento de arquivos e pastas em ambientes Linux e Windows; Servidores utilizados para o funcionamento de uma rede: DNS, FTP, HTTP, SSH, SMTP, POP.


Administração e Empreendedorismo – 15h

Ementa: Principais conceitos; O que é empreendedorismo; Conceitos básicos do planejamento de negócios e a elaboração de planos de negócios; Tópicos básicos de administração; Empreendedorismo e as características do empreendedor; identificação de oportunidades; estudo de mercado; etapas para a elaboração de um plano de negócios; engenharia econômica com ênfase em análise de investimentos; técnicas sofisticadas e não sofisticadas para avaliação de projetos.


Metodologia da Pesquisa – 15h

Ementa: O conhecimento e a Ciência: Características; Métodos Científicos: Conceitos; Classificação; Técnicas; Pesquisa: Conceito; Objetivo/Finalidade; Planejamento da pesquisa; Tipos de pesquisa; Tipos de abordagens; Pesquisa quantitativa; Pesquisa qualitativa; Pesquisa bibliográfica; Textos científicos; Normas da ABNT; Trabalhos científicos em geral; Pré-projeto; Monografias.


Gestão Integrada da Informação na Cadeia de Valor – 20h

Ementa: Cadeia de valor e cadeia de valor expandida; Jogo da cerveja; O efeito Forrester (efeito chicote); Clientes efornecedores: parceiros ou inimigos?; O dilema make or buy?; A concentração nas competências centrais; Estudo decaso (VW-Resende); O modelo de venda direta e suas vantagens – Estudo de caso (Dell); Estruturas verticaisintegradas x horizontais modulares; JIT, JIT II, sequenciamento modular, condomínios industriais e consórciosmodulares; Integração virtual.


Gestão Empresarial, Arquitetura de Negócios, Modelos e Processos – 20h

Ementa: Gestão Empresarial; Definições e Conceitos; Objetivos e Metas de uma Empresa; A Importância dosProcessos; Visão Geral de Framework para Empresas de Comunicação; Modelos de Processos e suas Dimensões; Documentação de Processos; Visão Geral dos Padrões de Mercado (COBIT, ITIL e outros); Arquitetura de Negócios Empresarial (EBA) e suas relações com BPM e BRM; Natureza Estratégica da Informação; A TI na Gestão da Empresa; Cenários e Tendências no Domínio Corporativo; Organização do Sistema de Informação; Frameworks; Metodologias e Práticas; Processo de Implementação de Sistema de Informação; Gestão e Qualidade da Informação; Governança de TI; Visão Sistêmica do Negócio.


Serviços em Redes de Computadores e Riscos Digitais – 30h

Ementa: Etapas de um projeto; principais áreas de um projeto; formação de equipes de um projeto; gestor deprojetos; Desenvolvimento do projeto; Gerência de projeto, suas variáveis e Análise de riscos e sensibilidade de projetos; MS Project 2000 visão básica; Abordagem relacionada ao PMI e PMBOK.


Gestão de Projetos para TIC – 30h

Ementa: Introdução a redes de computadores; Equipamentos (hubs, switches, roteadores, pontos de acesso em redes sem fio); Protocolos e tecnologias mais utilizadas; Compartilhamento de arquivos e pastas em ambientes Linux e Windows; Servidores utilizados para o funcionamento de uma rede: DNS, FTP, HTTP, SSH, SMTP, POP.


Planejamento Estratégico – 20h

Ementa: O Planejamento Estratégico; Fundamentos conceituais de estratégia empresarial; Fundamentos conceituais do planejamento estratégico; Planejamento estratégico passo a passo; Implementação e controle estratégico.


Gestão da Propriedade Intelectual para TIC – 10h

Ementa: Informação Tecnológica e Bancos de Patentes; Proteção do conhecimento sensível: Patentes e Registros.


Governo Eletrônico 20h

Ementa: Governo eletrônico: Noções iniciais; Teoria Geral da Administração Pública; Evolução da forma eletrônica de governar; Cenários nacional e internacional; Projetos tecnológicos; E-participação; E-Cidadania e E-democracia; Modelos de negócio e internet; Marketing de serviços; Desafios para o futuro.


Redes de Telecomunicações em Ambiente Convergente – 30h

Ementa: Introdução; Conceitos de Telecomunicações; Composição dos Sistemas de Telecomunicações; Padrões; Tecnologias; Redes; Serviços; Soluções; Aplicações; Conceitos de Convergência; Definição e Características; Cenários; Tendências de Serviços; Mobilidade; Camadas da NGN; Arquitetura da NGN; Arquitetura de Serviços; Gerenciamento da Rede; Segurança; Qualidade Fim a Fim; Plataformas de Serviço; Numeração e Endereçamento; Modelo Funcional; Serviços Multimídia; Interação entre NGN e Ambientes não NGN.


Gestão de Conhecimento 10h

Ementa: A Sociedade da Informação e do Conhecimento; Diferenciando o dado, a informação, o conhecimento e a inteligência; Organizações do Conhecimento; Fundamentos e objetivos de processos de Gestão do Conhecimento (GC); Dimensões da GC; Gestão do Conhecimento (SGC); Ferramentas; Concepção e implantação de um SGC.


Marketing e Vendas 20h

Ementa: Conceito de Produtos; Ciclo de Vida; Tipos de Produtos; Clientes; Segmentação; Penetração de Serviços; Audiência; Receitas Publicitárias; Posicionamento da Marca; Comunicação; Cauda Longa; Novas Mídias; Inovação e Planos de Negócio; Vendas no Contexto de Marketing; Revendo Estratégias e Objetivos; Vendas: Visão Passada e Visão Atual; Habilidades do Profissional; Plano de Ação; Estratégias de Vendas; Modelo de Cliente em Ação; Relacionamento; Ética em Vendas.


Concorrência na Prestação de Serviços – 20h

Ementa: Conceitos Básicos e o Cenário Brasil; Infra estrutura para Conexão e Conectividade da Informação. Evoluções Soluções; Mercado para o Serviço de Telefonia Fixa; Mercado para o Serviço Móvel Pessoal; Mercado de Acessos Fixos Banda Larga; Mercado de Acessos Móveis Banda Larga; Mercado para o Serviço de Comunicação Multimídia; Mercado para o Serviço Móvel Especializado; Mercado para o Serviço de TV por Assinatura.


Tópicos Avançados – Novas Tecnologias – 30h

Ementa: As tecnologias emergentes no mercado; Variável de acordo com a definição dos tópicos no desenvolvimento das disciplinas.


Gestão da Inovação Tecnológica – 20h

Ementa: Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Modelos de Mudanças Tecnológicas; Estratégias de inovação das empresas; Formas de acesso à tecnologia; Cooperação entre produtores e utilizadores do conhecimento; Planejamento de Tecnologia. Avaliação Tecnológica; Proposições para uma empresa inovar; Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação.


Economia e Finanças – 10h

Ementa: Matemática Financeira; Fluxo de Caixa; Valores Equivalentes; Juros; Valores Presente e Futuro; Anuidades e Perpetuidades; Análise de Viabilidade Econômica de Projetos; VPL; TIR; Payback; EBITDA; Margem EBITDA; Lucro; Margem de Lucro; EVA; Estruturação dos Custos e Receitas Mercado Comunicações/Convergência Digital; Preços e Tarifas; Elasticidade; Formação de Preços; Descontos; Promoções; Impostos Mercado Comunicações/Convergência Digital; Estudos de Casos.


Segurança da Informação – 20h

Ementa: Problemas atuais na utilização de redes de computadores; Conceitos gerais de segurança da informação; Politica de segurança da informação; Gestão de riscos; Sociedade da informação: ameaças e considerações; Gestão da continuidade dos negócios; Gestão de pessoas; Legislação e normas.


Serviços para Internet / Negócios Eletrônicos – 30h

Ementa: Visão geral, conceitos; Características do negócio eletrônico e do comércio eletrônico entre organizações; Economia digital; Sociedade em rede; Comércio Eletrônico do tipo B2C; Marketing na Internet; Gestão do relacionamento com os clientes (e-CRM); Resposta Eficiente ao Consumidor; Comércio Eletrônico do tipo B2B; Modelos de B2B; Modelos centrados na Organização.


Palestras – 10h

Complementação da carga horaria das disciplinas curriculares.


Planejamento Estratégico de TIC – 20h

Ementa: Sistemas de Informação; Informação Empresarial; Introdução ao Planejamento de Informações; Introdução à Qualidade e Produtividade em Sistemas de Informação; Sistemas de Informação Estratégica e de Gestão; Introdução à gestão dos recursos da TIC; Tecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação Executiva; Introdução à Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas de Informação; Noções de Marketing da Informação; Projetos de Planejamento.