DISCIPLINAS
Disciplinas
Os conteúdos programáticos das disciplinas do MBA (GETIC e TELECOM – Convergência Tecnológica) incluem a abordagem de conceitos e fundamentos por meio de experiências profissionais e estudos de casos. Isso significa que os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações reais, compartilhar suas próprias experiências profissionais e participar do estudo de casos para uma compreensão mais prática e aprofundada dos temas abordados. Este método permite uma aprendizagem mais dinâmica e aplicável ao ambiente profissional.
Serviços em Redes de Computadores e Riscos Digitais
Ementa: Introdução a redes de computadores; Equipamentos (hubs, switches, roteadores, pontos de acesso em redes sem fio); Protocolos e tecnologias mais utilizadas; Compartilhamento de arquivos e pastas em ambientes Linux e Windows; Servidores utilizados para o funcionamento de uma rede: DNS, FTP, HTTP, SSH, SMTP, POP. Novas Tecnologias; Convergência Tecnológica.
Administração e Empreendedorismo
Ementa: Principais conceitos; O que é empreendedorismo; Conceitos básicos do planejamento de negócios e a elaboração de planos de negócios; Tópicos básicos de administração; Empreendedorismo e as características do empreendedor; identificação de oportunidades; estudo de mercado; etapas para a elaboração de um plano de negócios; engenharia econômica com ênfase em análise de investimentos; técnicas sofisticadas e não sofisticadas para avaliação de projetos. Novos Modelos de Negócio.
Metodologia da Pesquisa
Ementa: O conhecimento e a Ciência: Características; Métodos Científicos: Conceitos; Classificação; Técnicas; Pesquisa: Conceito; Objetivo/Finalidade; Planejamento da pesquisa; Tipos de pesquisa; Tipos de abordagens; Pesquisa quantitativa; Pesquisa qualitativa; Pesquisa bibliográfica; Textos científicos; Normas da ABNT; Trabalhos científicos em geral; Pré-projeto; Monografias.
Gestão Integrada da Informação na Cadeia de Valor
Ementa: Cadeia de valor e cadeia de valor expandida; Jogo da cerveja; O efeito Forrester (efeito chicote); Clientes e fornecedores: parceiros ou inimigos?; O dilema make or buy?; A concentração nas competências centrais; Estudo de caso (VW-Resende); O modelo de venda direta e suas vantagens – Estudo de caso (Dell); Estruturas verticais integradas x horizontais modulares; JIT, JIT II, sequenciamento modular, condomínios industriais e consórcios modulares; Integração virtual. Atualizações, novos Cenários.
Gestão Empresarial, Arquitetura de Negócios, Modelos e Processos
Ementa: Gestão Empresarial; Definições e Conceitos; Objetivos e Metas de uma Empresa; A Importância dos Processos; Visão Geral de Framework para Empresas de Comunicação; Modelos de Processos e suas Dimensões; Documentação de Processos; Visão Geral dos Padrões de Mercado (COBIT, ITIL e outros); Arquitetura de Negócios Empresarial (EBA) e suas relações com BPM e BRM; Natureza Estratégica da Informação; A TI na Gestão da Empresa; Cenários e Tendências no Domínio Corporativo; Organização do Sistema de Informação; Frameworks; Metodologias e Práticas; Processo de Implementação de Sistema de Informação; Gestão e Qualidade da Informação; Governança de TI; Visão Sistêmica do Negócio.
Gestão de Projetos
Ementa: Etapas de um projeto; principais áreas de um projeto; formação de equipes de um projeto; gestor de projetos; Desenvolvimento do projeto; Gerência de projeto, suas variáveis e Análise de riscos e sensibilidade de projetos; MS Project 2000 visão básica; Abordagem relacionada ao PMI e PMBOK. Novas Técnicas e Ferramentas.
Planejamento Estratégico
Ementa: O Planejamento Estratégico; Fundamentos conceituais de estratégia empresarial; Fundamentos conceituais do planejamento estratégico; Planejamento estratégico passo a passo; Implementação e controle estratégico.
Gestão da Propriedade Intelectual
Ementa: Informação Tecnológica e Bancos de Patentes; Proteção do conhecimento sensível: Patentes e Registros.
Governo Eletrônico
Ementa: Governo eletrônico: Noções iniciais; Teoria Geral da Administração Pública; Evolução da forma eletrônica de governar; Cenários nacional e internacional; Projetos tecnológicos; E-participação; E-Cidadania e E-democracia; Modelos de negócio e internet; Marketing de serviços; Desafios para o futuro.
Redes de Telecomunicações em Ambiente Convergente
Ementa: Introdução; Conceitos de Telecomunicações; Composição dos Sistemas de Telecomunicações; Padrões; Tecnologias; Redes; Serviços; Soluções; Aplicações; Conceitos de Convergência; Definição e Características; Cenários; Tendências de Serviços; Mobilidade; Camadas da NGN; Arquitetura da NGN; Arquitetura de Serviços; Gerenciamento da Rede; Segurança; Qualidade Fim a Fim; Plataformas de Serviço; Numeração e Endereçamento; Modelo Funcional; Serviços Multimídia; Interação entre NGN e Ambientes não NGN. Novas Tecnologias e Soluções.
Gestão do Conhecimento
Ementa: A Sociedade da Informação e do Conhecimento; Diferenciando o dado, a informação, o conhecimento e a inteligência; Organizações do Conhecimento; Fundamentos e objetivos de processos de Gestão do Conhecimento (GC); Dimensões da GC; Gestão do Conhecimento (SGC); Ferramentas; Concepção e implantação de um SGC.
Marketing e Vendas
Ementa: Conceito de Produtos; Ciclo de Vida; Tipos de Produtos; Clientes; Segmentação; Penetração de Serviços; Audiência; Receitas Publicitárias; Posicionamento da Marca; Comunicação; Cauda Longa; Novas Mídias; Inovação e Planos de Negócio; Vendas no Contexto de Marketing; Revendo Estratégias e Objetivos; Vendas: Visão Passada e Visão Atual; Habilidades do Profissional; Plano de Ação; Estratégias de Vendas; Modelo de Cliente em Ação; Relacionamento; Ética em Vendas. Novas Ferramentas.
Concorrência na Prestação de Serviços
Ementa: Conceitos Básicos e o Cenário Brasil; Infra estrutura para Conexão e Conectividade da Informação. Evoluções Soluções; Mercado para o Serviço de Telefonia Fixa; Mercado para o Serviço Móvel Pessoal; Mercado de Acessos Fixos Banda Larga; Mercado de Acessos Móveis Banda Larga; Mercado para o Serviço de Comunicação Multimídia; Mercado para o Serviço Móvel Especializado; Mercado para o Serviço de TV por Assinatura. Atualizações, Novos Modelos de Negócio, Concorrência e Serviços Substitutos.
Tópicos Avançados – Novas Tecnologias
Ementa: As tecnologias emergentes no mercado; Variável de acordo com a definição dos tópicos no desenvolvimento das disciplinas.
Gestão da Inovação Tecnológica
Ementa: Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Modelos de Mudanças Tecnológicas; Estratégias de inovação das empresas; Formas de acesso à tecnologia; Cooperação entre produtores e utilizadores do conhecimento; Planejamento de Tecnologia. Avaliação Tecnológica; Proposições para uma empresa inovar; Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação.
Economia e Finanças
Ementa: Matemática Financeira; Fluxo de Caixa; Valores Equivalentes; Juros; Valores Presente e Futuro; Anuidades e Perpetuidades; Análise de Viabilidade Econômica de Projetos; VPL; TIR; Payback; EBITDA; Margem EBITDA; Lucro; Margem de Lucro; EVA; Estruturação dos Custos e Receitas Mercado Comunicações/Convergência Digital; Preços e Tarifas; Elasticidade; Formação de Preços; Descontos; Promoções; Impostos Mercado Comunicações/Convergência Digital; Estudos de Casos.
Segurança da Informação
Ementa: Problemas atuais na utilização de redes de computadores; Conceitos gerais de segurança da informação; Politica de segurança da informação; Gestão de riscos; Sociedade da informação: ameaças e considerações; Gestão da continuidade dos negócios; Gestão de pessoas; Legislação e normas.
Serviços para Internet / Negócios Eletrônicos
Ementa: Visão geral, conceitos; Características do negócio eletrônico e do comércio eletrônico entre organizações; Economia digital; Sociedade em rede; Comércio Eletrônico do tipo B2C; Marketing na Internet; Gestão do relacionamento com os clientes (e-CRM); Resposta Eficiente ao Consumidor; Comércio Eletrônico do tipo B2B; Modelos de B2B; Modelos centrados na Organização.
Planejamento Estratégico Alinhado ao Operacional
Ementa: Sistemas de Informação; Informação Empresarial; Introdução ao Planejamento de Informações; Introdução à Qualidade e Produtividade em Sistemas de Informação; Sistemas de Informação Estratégica e de Gestão; Introdução à gestão dos recursos da TIC; Tecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação Executiva; Introdução à Metodologia para Desenvolvimento de Sistemas de Informação; Noções de Marketing da Informação; Projetos de Planejamento. Novas Ferramentas.
Palestras
Complementação da carga horaria das disciplinas curriculares.
Novas Tecnologias TI&C (Tecnologias de Informação e Comunicação) e Telecom incluem:
1. 5G: A próxima geração de redes móveis que promete velocidades muito mais rápidas, menor latência e maior capacidade para suportar um grande número de dispositivos conectados simultaneamente.
2. Internet das Coisas (IoT): Tecnologia que permite a interconexão digital de objetos cotidianos (geladeira, micro-ondas, etc) com a internet, possibilitando a coleta e troca de dados entre esses dispositivos.
3. Computação em Nuvem: Oferece acesso remoto via internet a recursos computacionais (armazenamento, processamento, aplicativos) hospedados em servidores externos, permitindo maior flexibilidade e escalabilidade.
4. Inteligência Artificial (IA): Conjunto de tecnologias que permitem às máquinas realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecimento facial, processamento de linguagem natural e tomada automatizada de decisões.
5. Novos Modelos de Negócios: frequentemente se baseiam em inovações que desafiam os métodos tradicionais. Pequenos empreendedores, sendo mais ágeis e adaptáveis do que grandes corporações, conseguem explorar essas inovações mais rapidamente.
6. Blockchain: Tecnologia responsável por operar as criptomoedas como o Bitcoin; é um sistema descentralizado que registra transações seguras em blocos.
7. Programação Avançada: Aplicações em Soluções para acelerar os resultados de negócio, por meio de processos para a transformação digital e o alcance da eficiência digital.
8. Metodologia Ágil: Guia as ações das empresas, de todos os segmentos e tamanhos, em busca de melhores processos , resultados e aumento na produtividade, entre outras.
9. TV 3.0: Em fase de implementação no Brasil , trará melhorias de imagem e som ,com maior interatividade com o espectador. Com o novo padrão, as TVs terão um salto de resolução, do Full HD (1.920 x 1.080 pixels) para 4K (3.840 x 2.160 pixels) ou até 8K (7.680 x 4.320 pixels).
10. Gestão e Inovação: Clima Organizacional; Gestão de Pessoas; Confiabilidade Humana;
Fomento; Relações Interpessoais nas Atividades Profissionais.