Luciana Eguti

Publicado por LETICIA MAXIMO ALMEIDA SANTOS DA SILVA em

- Qual é o seu nome?
Luciana Eguti

- De onde você fala?
São Paulo, SP

- Que curso você fez e em qual instituição?
Eu fiz Arquitetura da FAUUSP (São Paulo), e depois uma Graduação em Computer Animation no Sheridan College (Canadá)

- Onde você atua?
Na Birdo, produtora de animação baseada em São Paulo

- Qual é o seu cargo?
Sou sócia fundadora e produtora executiva.

- O que você faz no seu trabalho?
Eu comecei a trabalhar na área como animadora, mas hoje atuo no estúdio como produtora executiva - meu trabalho é planejar e gerenciar os nossos projetos (animações, e qualquer formato) desde o desenvolvimento até a entrega, contemplando tudo que é necessário para produzir uma animação: criação, cronograma, produção, orçamento, contratos, relacionamento com canais/clientes/parceiros, citando os itens principais.

Como na Birdo temos vários projetos ao mesmo tempo, temos uma equipe de produtores que cuidam de projetos específicos, e meu trabalho também é gerenciar e dar suporte para esta equipe para que os projetos ocorram o mais possível dentro do planejado.

Além disso, como sócia da empresa eu sou responsável por cuidar da parte administrativa e financeira da empresa como um todo, além de tomar decisões da parte estratégica e planejamento em conjunto com o meu sócio, o Paulo Muppet.

Finalmente, quando sobra um tempo e os projetos permitem, eu consigo ainda desenhar e animar um pouco. São raras oportunidades mas é sempre bom matar as saudades

- O que é preciso saber para atuar na sua profissão? (Competências)
Bom, primeiramente queria colocar que tem muitos bons produtores executivos no Brasil com diversas formações, então não sei se consigo dar uma “fórmula”. Eu acredito que para a produção de animação em específico é importante conhecer bem o processo de produção na técnica do projeto (2d, 3d, stop motion, etc), porque entendê-los ajuda a planejar cronogramas e orçamentos. Então para quem não tem formação de animador creio que pesquisar sobre essas técnicas e os profissionais /estrutura envolvidos é bastante importante.

Em cargos de gestão também é importante ter conhecimento de gerenciamento financeiro (incluindo contabilidade) e de projetos. Calma que isso não quer dizer que é preciso fazer um curso de administração nem nada, mas é que tem muitas ferramentas e técnicas que existem e que podem ajudar a produzir de forma mais eficiente, então se o profissional tem esse repertório consegue aplicar na produção de animação.

Ainda dentro de formação/conhecimento, é sempre bacana (considerando que estamos no Brasil) conhecer os mecanismos de fomento, editais, e os processos de formalização e prestação de contas da Ancine. Eu acredito que são uma boa introdução para entender as fontes de investimento dos projetos e como o mercado audiovisual funciona.

No meu caso, ser organizada e sistemática ajuda muito na minha profissão, bem como ser objetiva e focada, pois muitas vezes trabalhamos sob pressão e eu creio que me isso me ajuda a lidar melhor com as questões.

Mas penso que uma competência importante no meu trabalho é ter empatia e saber ouvir as pessoas. Na produção de animação lidamos diretamente com animadores, produtores, ilustradores, atores, enfim, equipes muitas vezes grandes com indivíduos que tem suas questões particulares e as nossas animações são fruto do trabalho de todos eles – por isso creio que conseguir estar atento a demandas e o feedback que as equipes dão dos processos e dos resultados é muito importante para que a gente tenha uma produção que não seja só tecnicamente impecável mas que tenha sido uma experiência enriquecedora para quem faz parte dela.

- O principal desafio que você enfrenta no seu dia-a-dia ao executar seu trabalho?
Bom, creio que como todo produtor audiovisual brasileiro temos hoje a dificuldade de conseguir financiamento para os nossos projetos, e as dificuldades mais gerais de lidar com orçamentos e prazos apertados.

Sendo mais específica, creio que um dos maiores desafios do meu trabalho é conseguir conciliar as expectativas das equipes com os parâmetros dos projetos, pois muitas vezes temos que chegar no melhor resultado dentro do tempo e recursos, e nem sempre é o que tínhamos idealizado num primeiro momento. Dessa forma, manter a equipe motivada e mantendo o foco nos objetivos é um grande desafio.

Outro desafio que surgiu após a pandemia foi a adaptação ao trabalho remoto. Apesar de termos conseguido adaptar bem os nossos processos e sistemas para atender essa necessidade, a questão da comunicação ainda é um desafio, de modo que estamos sempre procurando melhorar os nossos processos de briefings, feedbacks, além de estimular o espírito de equipe e colaboração, que são muito importantes na produção de animação.

- Qual é a sua dica para as mulheres que desejam atuar na área de Animação?
Olha, eu acredito que as mulheres mandam muito bem em todos os departamentos da produção de Animação, e que apesar de ainda ser um mercado bastante masculino cada vez mais vemos mulheres em posições de direção, criação e gestão. Eu sei que às vezes é difícil lidar em algumas situações desconfortáveis dentro do ambiente profissional, e por isso é muito importante ter contato com a rede de apoio de outras animadoras/artistas mulheres – se não tiver no lugar de trabalho, esses grupos existem nas redes sociais e são bacanas para fazer trocas e contatos – mesmo que o perfil da pessoa seja mais tímido, ter esse apoio faz toda a diferença para termos mais confiança (até naquilo que já somos super capazes de fazer

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *