BRF visita a UTFPR para conhecer as pesquisas desenvolvidas

A DIREC foi o canal do contato entre a Empresa e a Universidade

            Visando possibilitar futuras parcerias a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC Curitiba) recebeu e guiou a visita, no dia 20 de setembro, de uma equipe da Brasil Foods (BRF S.A.), empresa transnacional no ramo de alimentos que reúne mais de 30 marcas e está presente em 127 países.

            Uma conversa inicial expôs as áreas de possíveis investimentos em pesquisa onde a Empresa e a Universidade podem vir a firmar parcerias. O Professor Walmor Cardoso Godoi, que recentemente assumiu a DIREC e a Professora Ana Paula Myszczuk, vice-diretora, foram os responsáveis pelas diretrizes iniciais, com o auxílio do Professor Bogdan Tomoyuki Nassu, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), que fez uma breve explanação das mais recentes pesquisas em Inteligência Artificial da UTFPR Curitiba. Posteriormente, o Professor Ricardo Fernandes da Silva, Assessor de Projetos Tecnológicos do Campus Curitiba, guiou a visita que percorreu locais de pesquisa no campus Curitiba.

            A comissão da BRF estava composta por Ermisson Rodrigues, líder de Inovação pelo BRF Digital Lab; Daniela Mengarda, Gestora CIEX (Centro de Inovação e Excelência); Andressa Sensolo, Analista Inovação; Robson Matta, engenheiro de projetos; Alexandra Vendruscolo, Especialista Inovação; e Leonardo Garcia, Analista Inovação.

            No Laboratório Multiusuário de Fotônica (Multi-Foton) a comissão foi recebida pelo Professor Dr. Ricardo Canute Kamikawachi, do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS); no Laboratório Fotonanobio pelo Professor Dr. Rafael Eleodoro de Góes, também do DAFIS; no Centro Multiusuário de Caracterização de Materiais (CMCM) pelo Professor Dr. Julio Cesar Klein das Neves, do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC); no Laboratório de Inovação e Tecnologia em Sistemas Embarcados (LIT) pelo Professores Dr. Douglas Paulo Bertrand Renaux e Dr. Carlos Raimundo Erig Lima, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN); e na Escola de Gestão e Economia pelo Professor Dr. Paulo Batista de Sousa, do Departamento Acadêmico de Gestão em Economia (DAGEE).

            “Entendo que podemos explorar as fortalezas e as principais linhas de pesquisa da Universidade e conectar com as principais demandas da Empresa, essa é nossa expectativa. Nossa primeira impressão é ótima, foi muito positivo conhecer presencialmente os laboratórios e os pesquisadores, temos muitas possibilidades de conexão para transformação digital, inteligência artificial, e projetos de sustentabilidade”, garantiu Daniela Mengarda, Gestora CIEX Inovação da BRF.

Deixe um comentário