A intenção é firmar acordo de cooperação científica, técnica e tecnológica
Na segunda quinzena de setembro a DIREC conduziu a visita técnica de professores, pesquisadores e estudantes da Universidad Nacional Mayor San Marcos (UNMSM), localizada em Lima, Peru; também da Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa (UNSAAC), localizada em Arequipa, Peru, e da Universidad de El Salvador (UES), localizada em El Salvador. O grupo conheceu a sede Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), passando pelo Centro de Fabricação Aditivo e Ferramental (NUFER), onde foram recebidos pelo Professor Dr. José Aguiomar Foggiatto e pelo estudante Bruno Benegra; Laboratório de Microbiologia, com a Professora Dra. Marjorie Benegra; e pela Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR Curitiba, guiados pelo Professor Dr. Giuseppe Pintaúde. O contato foi realizado pela Professora Dra. Maria Lúcia de Meza, que acompanhou toda a visita, ajudando a elucidar as questões trazidas pelos participantes, que pertencem às áreas de Odontologia, Biotecnologia, Economia e Engenharia Eletrônica.
Além de conhecer a impressão 3D de próteses para saúde, da startup Regenera, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e Materiais (PPGEM), e as últimas pesquisas do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB), os visitantes puderam ver o processo de gestão da Incubadora. A intenção, segundo a Professora Maria Lúcia de Meza é formalizar acordo de cooperação científica, técnica e tecnológica entre as quatro universidades: UTFPR, UNMSM, UNSAAC e UES.
Da Universidad Nacional Mayor de San Marcos estavam os Professores Rosita Elvira Alcântara Poma, Carlos Antonio Linares Weilg e Giovanna Chuchón Ochoa, além dos estudantes Angie Sofía Aponte Labán, Elmer Vladimir Borda Mendoza, Roxana Marícruz Alva Bazán, Gregoria Aida Galindo Samanez e Julio Ricardo Ugaz Curay. Da Universidad Nacional San Agustin de Arequipa, o Professor Artemio Janquí Guzmán, e da Universidad de San Salvador o Pesquisador Carlos Alberto Díaz Fuentes.
Fonte: Assessoria em Comunicação DIREC



