Bem-vindo(a) à UTFPR! Reunimos as informações abaixo para que você, calouro(a) de Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação, possa se ambientar melhor na universidade.
Atividades Complementares
Para completar a pontuação necessária para validar as Atividades Complementares, fique atento aos canais de comunicação da UTFPR, nos quais são divulgados eventos de interesse dos cursos. Procure não deixar para a última hora, pois a falta de horas complementares pode impedir a conclusão da graduação.
Auxílio Estudantil
O Programa de Auxílio Estudantil – PAE é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos da UTFPR. Atende, prioritariamente, os que comprovam renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio nacional, vigente à época do processo de seleção. O PAE-UTFPR distribui os seguintes benefícios: auxílio-alimentação, auxílio-moradia e auxílio-básico, de acordo com edital anual especifico.
Bibliotecas
As Bibliotecas da UTFPR oferecem diversos serviços, entre eles a consulta ao acervo físico e digital, o acesso à internet nos computadores disponibilizados, o empréstimo de materiais, o empréstimo entre Bibliotecas (dos Campi e de outras instituições), a orientação quanto à normalização de documentos técnico-científicos, e terminais de autoatendimento para empréstimo e devolução de materiais. Para mais informações, acesse esse link.
Calendário Acadêmico
O calendário acadêmico do Campus Curitiba atualizado está disponível nesse link. Nesta página, o aluno pode encontrar o calendário resumido, assim como o completo, o qual indica os prazos para requerimentos de exames de suficiência, cancelamento de disciplinas, manutenção de vínculo e mobilidade estudantil intercampus.
Coeficiente de Rendimento
O Coeficiente de Rendimento (CR) é o índice de rendimento acadêmico, que considera a média final e a carga horária de cada disciplina, e é calculado após o fim de cada semestre de forma cumulativa. O coeficiente, que aparece no histórico do aluno a partir do segundo semestre, é considerado de forma classificatória em vários processos na universidade, como no requerimento de matrícula em uma disciplina e na participação em seleções para uma Iniciação Científica ou grupo PET, por exemplo. Para mais detalhes, acesse a aba de Histórico Completo no Portal do Aluno.
Convalidação e Equivalência
Quando o aluno cursou uma disciplina de graduação em outra instituição, ou em outro curso ou campus da UTFPR, e quer aproveitar essa disciplina no seu curso atual, deve fazer um requerimento solicitando a convalidação ou equivalência à coordenação do curso por e-mail. Para convalidação de disciplinas cursadas na UTFPR, é preciso anexar a planilha de requerimento, e para disciplinas equivalentes cursadas em outras instituições, deve anexar o histórico escolar e os planos de ensino de todas as disciplinas cursadas. Esse requerimento pode ser feito a qualquer momento do período letivo.
DERAC
O Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) lida com requerimentos como desistências de curso, exames de suficiência, manutenção de vínculo e trancamento de matrícula, além de confeccionar os crachás (alunos, principalmente calouros, devem ficar atentos ao broadcast institucional com as datas disponibilizadas). Para esses requerimentos e outros, é necessário enviar um e-mail para o derac-ct@utfpr.edu.br, informando o nome completo, RA (Registro de Aluno ou Número de Matrícula) e nome do curso, e indicando o assunto e anexando os requerimentos e/ou documentos que podem ser necessários para a solicitação. Para mais informações, clique aqui.
Entidades Estudantis
O Diretório Central dos Estudantes é a entidade estudantil que representa todos os discentes da universidade, seja a nível estadual ou do campus Curitiba. Já um Centro ou Diretório Acadêmico é a entidade que representa os alunos de um ou mais cursos. Os alunos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação são representados pelo DASC (Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação).
Horário de Permanência
Para consultar os horários de permanência/atendimento de cada docente, faça login no Portal do Aluno, e na aba de Mapa de Professores, selecione o departamento, seguido do nome do professor. A agenda semanal indicará os horários reservados para o atendimento discente (PAluno) e as disciplinas lecionadas.
Iniciação Científica e Tecnológica
Os professores responsáveis pelos projetos PIBIC/PIBIT costumam procurar alunos com bom coeficiente de rendimento, mas também prezam por características como autonomia e responsabilidade para garantir a dedicação na carga horária semanal de 20h de pesquisa. O processo de seleção de bolsistas ocorre todos os anos, usualmente no mês de maio.
Mapas do Campus Curitiba
Acesse o mapa online interativo da COGERH, ou se localize nos mapas acima, da sede Centro à esquerda, e da sede Ecoville, à direita. O DAINF e o RLE (Rede Local de Ensino, o suporte aos laboratórios do departamento) estão localizados no primeiro andar do bloco B da sede Centro. Há computadores no corredor entre eles, para consultas rápidas. O DERAC fica no bloco K da sede Centro, após um lance de escadas. Na sede Centro, a Biblioteca se encontra no bloco L e a entrada é pelo segundo andar, e o Restaurante Universitário (RU) está no bloco M. Já na sede Ecoville, ambos se encontram no bloco B. A nomenclatura das salas é a seguinte: sede, bloco e número da sala, que também indica o andar. Por exemplo, o DAINF se encontra na sala CB-101 – sede Centro, bloco B, primeiro andar.
Matrícula de Veteranos
No primeiro período, o aluno é matriculado automaticamente pelo sistema em todas as disciplinas correspondentes. A partir do segundo período dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, é necessário que o aluno se matricule em disciplinas por meio do Portal do Aluno, na aba Matrícula do menu, nas datas pré-determinadas. Para mais informações sobre o calendário de matrícula, clique aqui, e para informações sobre o processo, é possível consultar essa página, apesar de estar desatualizada. Há também o site Grade na Hora, que disponibiliza as turmas abertas do curso para auxiliar a planejar o semestre. Atente-se à matriz do seu curso, pois muitas disciplinas possuem pré-requisitos, ou seja, só podem ser cursadas após a aprovação em outra disciplina relacionada a ela.
Matriz Curricular
A matriz curricular define as disciplinas obrigatórias e as optativas disponíveis no curso, e também a carga horária de eletivas, estágio obrigatório e atividades complementares nos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Há uma live do projeto Emílias no YouTube, realizada na pandemia, mas ainda relevante por responder as principais dúvidas dos estudantes de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação em relação aos percursos nos cursos. Já nesta página, o aluno encontra uma explicação mais detalhada sobre a matriz de Sistemas de Informação, que foi elaborada de forma diferente da maioria dos cursos de graduação da UTFPR.
Monitoria
O estudante monitor assiste os alunos dos cursos de graduação na resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas. O atendimento é feito de forma presencial e pelo Discord. Os horários de atendimentos serão informados pelo professor de cada disciplina que possui monitor no início do semestre. Já a Monitoria em Rede tem o objetivo de conectar monitores e estudantes de todos os campi da UTFPR. No Portal do Aluno, há o acesso às disciplinas que têm monitores no período letivo atual, com o respectivo link para atendimento remoto. É possível acessar qualquer um deles, mesmo que seja de um campus diferente.
NUAPE
O Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE) está diretamente voltado ao atendimento, orientação e acompanhamento do estudante, visando a sua permanência e êxito na UTFPR. Para isso, oferece serviços e realiza ações que envolvem a atenção à saúde, psicologia, pedagogia e serviço social. Para mais informações sobre o NUAPE, acesse essa página, e para acessar o Manual do Aluno, um guia mais completo elaborado pelo Núcleo, clique aqui.
Portal do Aluno
No Portal do Aluno, o discente da UTFPR encontra informações como seu histórico acadêmico e boletim, bem como as disciplinas matriculadas e a matriz curricular. É nele que são realizados os processos de matrícula de veteranos, avaliação docente, emissão de declaração de matrícula na instituição, criação de e-mail institucional (importante para facilitar o acesso a plataformas institucionais como Moodle e Google Classroom), entre outros. O primeiro acesso é feito com o número de Registro de Aluno (RA) antecedido por a letra “a” minúscula (ex: a0000000) e a senha enviada no e-mail utilizado no ingresso na universidade (é recomendado trocar essa senha no Portal após o primeiro acesso).
UTFPR Mobile Alunos
Trata-se de um aplicativo para uso dos alunos da UTFPR, para acesso e apresentação dos dados acadêmicos. Além do acesso à grade horária do semestre, ao histórico acadêmico, entre outras opções, é possível utilizar o crachá virtual nos Restaurantes Universitários (R.U.) nas sedes Centro e Ecoville.
Wi-fi Institucional
O serviço de rede sem fio institucional disponibilizado pela DIRGTI, em parceria com as COGETIs, visa fornecer acesso à rede e/ou Internet para servidores, alunos e visitantes. Alunos devem utilizar seu login (“a” + RA, igual ao acesso do Portal do Aluno) e senha de e-mail para conectar. Para mais informações, clique aqui.