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Informações para Estudantes

Informações úteis para alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Para acessar o Guia do Calouro, clique aqui.

Atividades Complementares

A unidade curricular Atividades Complementares integra a matriz curricular dos cursos de graduação da UTFPR, sendo componente curricular obrigatório para a graduação do estudante. Tais atividades visam privilegiar a complementação da formação social, humana e profissional dos estudantes, e o enriquecimento dos seus conhecimentos, valorizando e pontuando a sua participação em eventos e atividades diversas, segundo critérios preestabelecidos. Estas poderão ser desenvolvidas na própria UTFPR ou em organizações públicas e privadas, e dentro do prazo de conclusão do curso.

Iniciação Científica e Tecnológica

O foco principal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) é promover uma ênfase científica aos novos talentos que estão para se formar. Serve como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos e as alunas participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

A participação nestes projetos fornece um retorno aos bolsistas na sua formação, despertando vocação científica e incentivando na preparação para ingressar na pós-graduação. Os programas são apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a concessão de bolsas. (Fonte: Gov.br)

Internacionalização

A Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) é o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, prevendo que a conclusão do curso se dê na UTFPR. Através desta modalidade, é possível aos estudantes a realização de estágios no exterior. As ações de mobilidade também contemplam itens adicionais, como o Programa Engenheiros 3i (com formação complementar à formação curricular dos cursos), projetos internacionais (como o Smart City Concepts in Curitiba – Low carbon transport and mobility in a digital society), e a extensa rede de pesquisadores que direta ou indiretamente impactam os docentes e discentes do Campus Curitiba.

Mapas do Campus Curitiba

O Campus Curitiba da UTFPR possui um mapa online interativo das suas três sedes: Centro, Ecoville e Neoville, desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH). Abaixo, o mapa da sede Centro à esquerda, e da sede Ecoville, à direita, nas quais são lecionadas as disciplinas dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. 

Matriz Curricular

A matriz curricular define e organiza as práticas educativas, com o intuito de cumprir não somente a formação profissional do aluno, mas também as exigências culturais e sociais. Portanto, as disciplinas presentes na matriz visam a adaptação do discente aos padrões exigidos para o exercício de sua profissão, do começo ao fim da sua graduação.

Para mais informações sobre a matriz do curso de Sistemas de Informações, clique aqui

Normas Gerais

Para acessar os documentos referentes a normas e regulamentos da Graduação, acesse o link de seu curso.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação da UTFPR, e tem como objetivos: desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.