O edital do Auxílio Estudantil foi atualizado para a definição de prazos e procedimentos para a 2ª fase, relativa à concessão entre julho de 2021 e fevereiro de 2022.
Se você tem interesse em receber o apoio, vale checar o novo cronograma!
📌 Quais são as modalidades ofertadas?
Podem ser requeridas três modalidades de auxílio. A ordem de contemplação é feita com base na pontuação no índice de vulnerabilidade socioeconômica, da seguinte maneira:
1. Todos as modalidades para o grupo prioritário, que têm mais de 115 pontos no indicador.
2. Básica: recurso de R$ 200 mensais para ajudar com custos com material didático, transporte, internet e demais despesas para estudo na UTFPR.
3. Moradia: valor de R$ 300 para contribuir com o pagamento de despesas com estadia para quem precisa morar fora do domicílio de origem para estudar na Universidade.
4. Alimentação: crédito para duas refeições, de segunda a sexta-feira, e mais uma no sábado, por meio do Restaurante Universitário (RU). Quando o espaço não está em funcionamento, o apoio é de R$ 100 para almoço e de R$ 100 para jantar, por depósito mensal.
🎓 Quem pode se inscrever?
Podem participar os alunos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Para isso, é preciso estar regulamente matriculado no técnico, na graduação ou no Stricto Sensu da UTFPR, além de cursar, pelo menos, uma disciplina.
Em regra, o auxílio estudantil não pode ser acumulado com bolsas, caso a soma seja maior que 1,5 salário mínimo. As exceções são para: os de etnia indígena, os oriundos de comunidades quilombolas ou os que recebem ajuda de custo para estabelecimento em mobilidade internacional.
📅 Quais as datas de inscrição?
☆ Veteranos – Ingressantes em período letivo anterior a 2021.1
27/05 a 11/06 – Veteranos 2a, com:
– matrícula regular até a inscrição e que não participaram da etapa 1
– participação em programas de Mobilidade Internacional ou Dupla Diplomação
– inscrição indeferida na etapa 1.
14 a 25/06 – Veteranos 2b, com retorno em junho deste ano, no semestre 2021.1, por:
– destrancamento de curso
– transferência de curso ou ex officio
☆ Calouros – Ingressantes pela primeira vez no campus, no mesmo período de solicitação do auxílio
14 a 25/06 – Calouros 2c, com:
– matrícula até o 1º dia de aula em junho deste ano, no semestre 2021.1
28/06 a 09/07 – Calouros 2d, com:
– matrícula pela chamada nominal e por vagas remanescentes
📑 Do que preciso para inscrição?
Confira o edital, principalmente o anexo A para verificar quais são os documentos exigidos e as regras do processo. Deixe tudo separado e organizado para comprovar a sua condição socioeconômica. Aí é só digitalizar da seguinte forma:
– Formato: PDF, JPG ou PNG
– Tamanho máximo: 2MB cada
– Condições*: sem rasuras, completos e, se houver, com numeração de páginas visíveis. Caso o documento tenha mais de uma página, coloque em um único arquivo.
💻 Como faço minha inscrição on-line?
1. Dentro do prazo da sua categoria, acesse o Portal do Aluno do seu campus e selecione ‘Inscrição Auxílio Estudantil’. O acesso pode ocorrer em dispositivos móveis pelo navegador Google Chrome.
2. Preencha o questionário socioeconômico.
3. Insira os membros do seu grupo familiar no quadro de composição
4. Selecione os auxílios que quer solicitar
5. Faça o upload de todos os documentos digitalizados do Anexo A, seus e de cada membro da família
6. Revise para ter certeza de que está tudo certo! Depois de terminar o processo, não tem como alterar.
7. Clique em ‘Finalizar inscrição’ e veja o protocolo do processo.
🤔 Como faço se a minha inscrição foi indeferida na etapa 1?
1. Acesse o Portal do Aluno, no período de inscrição do seu grupo, e confirme a realização da nova inscrição.
2. Quando confirmar, os arquivos que foram inseridos anteriormente vão ser excluídos do sistema, exceto os documentos de identificação já homologados.
3. Preencha os dados e faça o upload dos documentos exigidos
4. Clique em ‘Finalizar inscrição’ e veja o protocolo do processo.
😶 Fui contemplado na etapa 1. Posso me inscrever na 2ª fase?
Não é permitida nova inscrição. Se houver mudanças na condição socioeconômica do seu grupo familiar, encaminhe um e-mail para o Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape) do seu campus para receber orientações de como proceder.
📧 Pronto, fiz minha inscrição. Como confiro a análise preliminar?
Dá para conferir direto no sistema. Além disso, os inscritos vão receber uma mensagem individual com a análise prévia do processo. Então, se tiver algo para algo para corrigir ou complementar, você vai ter 3 dias úteis, após notificação. Então, fique ligado no seu e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno, nos seguintes períodos:
27/05 a 02/08 – Veteranos 2a
14/06 a 02/08 – Veteranos 2b e Calouros 2c
28/06 a 02/08 – Calouros 2d
📝 Quais outras datas importantes?
Todos os candidatos devem ficar atentos às demais datas do cronograma.
06/08 – Análise da complementação de documentos ou informações
09 e 10/08 – Prazo para entrar com recurso para contestar análise
18/08 – Divulgação de inscrições aceitas ou não
19/08 – Resultado do processo, por meio da relação unificada de contemplados
30/08 – Publicação da lista de espera
Mais sobre o programa
Esta é a segunda etapa de concessão do auxílio estudantil da UTFPR, programa que é realizado pela Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Na primeira fase, foram beneficiados 2.338 alunos da Universidade, com a destinação de um valor total de R$ 12 milhões. Ainda, está prevista a seleção para a terceira concessão em setembro deste ano.
As dúvidas sobre o processo podem ser retiradas com o Nuape do seu campus. Outras informações sobre outros auxílios e oportunidades para estudantes da Universidade estão na página Tamo Junto.