Docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutor em Tecnologia – Linha Mediações e Cultura – pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Mestre em Tecnologia – Linha Tecnologia e Interação – pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Especialista em Embalagem – Projeto e Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007). Graduação em Tecnologia em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Atua em pesquisas envolvendo: História do Design Gráfico Brasileiro, História das artes gráficas, Design e Cultura, Tecnologia e Sociedade; Análise de imagem e Cultura Material. Atualmente é coordenador do curso de Tecnologia em Design Gráfico e integrante da comissão assessora de área do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1988). Trabalho de Graduação: Equipamento Corador de Lâminas. Especialização em Gestão Estratégica da Produção, cursado na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do PR, com a monografia “Aplicação de Gestao Estratégica no Interrelacionamento Professor/Aluno/Iinstituição” Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho industrial, design, materiais e processos de fabricação . Mestrando em Educação na UTP – Universidade Tuiuti do PR no PPGED na Linha de Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores.
Graduada em Tecnologia em Artes Gráficas (UTFPR, 2008), mas por alguns desvios de percurso, envolveu-se com cinema e fotografia. Estes mesmos desvios, em 2012, a trouxeram de volta para o Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), onde é professora na área de Narrativas Visuais e Produção da Imagem, atuando especialmente no campo audiovisual. No doutorado, pesquisou a presença e participação de mulheres no circuito cinematográfico em Curitiba, a partir da década de 1970. Dedica-se especialmente a investigações sobre mulheres no audiovisual e projetos em narrativas visuais, nos cruzamentos entre história, memória, narrativa, texto e imagem.
Atividades Complementares
Para agendar um atendimento:
https://calendly.com/anafranca
Para fazer uma consulta por e-mail:
anafranca@utfpr.edu.br
Doutor em Scienze del Design pela Università IUAV de Veneza, Itália (2011), mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí-RS (2006), especialista em Formação de Empresários e Dirigentes para Micro e Pequenas Empresas Industriais pela UFRGS (2000) e bacharel em Desenho Industrial – Programação Visual pela UFSM (1999). Realizou pós-doutorado no PPGDesign da UFPR (2013) colaborando com o Núcleo de Design e Sustentabilidade. Áreas de interesse: Design para a sustentabilidade; valorização de produtos, competências e identidades locais.
Docente dos cursos de Design do DADIN – UTFPR. Atua principalmente nas áreas de Representação gráfica e composição para/no Design. Sua formação profissional iniciou com o curso Técnico em Desenho Industrial pelo CEFET-PR (2001), seguida da graduação em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná (2008), mestrado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2012) e doutorado em Design na UFPR (PPGDesign-UFPR). Atuou principalmente como designer em projetos de produtos com artesãos e artistas.
No mestrado, investigou o Design enquanto articulador de linguagens, visando identificar aspectos em torno de interações que se estabelecem entre objetos, usuários e modos de vida proeminentes no contemporâneo. O recorte da pesquisa baseou-se no estudo do contexto das interações entre usuários, o walkman e o ipod, articulados com aspectos dos modos de escuta predominantes nos dias atuais.
Clique para acessar o documento da dissertação
Em sua pesquisa de doutoramento, procurou percorrer um caminho de (re)descobertas dos valores e significados dos objetos e do modo como participam da construção dos indivíduos, do coletivo e das memórias. Teve como objetivo investigar as propostas de construção de versões sobre a História da Moda brasileira a partir da exposição digital e online intitulada “Momentos Inesquecíveis”, realizada pelo Museu da Indumentária e da Moda – MIMo
Clique para acessar o documento da tese
Dedica-se à pesquisa nas seguintes áreas: design, história do design, museus e acervos online, cultura material e cultura visual, educação.
Atendimento aos alunos:
Terças, das 10h20 às 12h e das 14h40 às 15h30
Para atendimento online, agendar por e-mail.
Doutor em Ciência da Computação pela UFPR; Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestrado em Ciência da Computação pela Virginia Tech e Mestrado em Ciência da Informação pela UFMG. Atuou por mais de 10 anos na IBM, nas áreas de Marketing e Gerência de Negócios.
Autor do livro Usabilidade no Dia-a-Dia – A Interação de Seres Humanos com Sistemas. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, abordando os seguintes temas: Sistema de Informação e Usabilidade (Interação Humano-Computador). Atua na área de Ciência da Informação com ênfase em Inteligência Competitiva e Organização da Informação. Atualmente pesquisa o design de sistemas para a valorização da Libras como língua de cultura da Comunidade Surda e Design de Serviços. Atua na área de Design em interação, serviços pesquisando “O impacto do Design no cotidiano”. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Design Prospectivo do DADIN.
Doutora em Tecnologia na linha Mediações e Cultura pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologia – PPGTE (2015-2019). Mestre em Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologia PPGTE da Universidade Tecnológica Federal UTFPR (2007). Graduada em Desenho Industrial _ Projeto de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Especialista em Dinâmica da Comunicação e da Informação pela Universidade Tecnológica Federal UTFPR (2004). Tem interesses, saberes e fazeres nas áreas de Design de Interação, Webdesign, Educação Livre e Tecnologias Educacionais, a partir de conceitos da Educação Aberta e das pedagogias críticas – de Paulo Freire à Teorias Críticas.
Pesquisadora do Grupo XUÊ – Participação, Interação e Computação. PPGTE/DAINF. Disponível aqui.
Publicação recente do Grupo – LIVRO CAPA – Culturas, Alteridades e Participação em IHC. Disponível aqui.
TCCs
Projeto de artefatos digitais interativos: aplicativos, páginas web, objetos de aprendizagem, dentre outros, com temática social ou cultural.
Outros temas em design gráfico/editorial: revistas, jornais e livros para suporte digital (ou impresso), com temática social e cultural.
Temas pertinentes às relações do Design de Interação, a cultura e a sociedade
Teorias educacionais aplicadas ao Design: Paulo Freire, pedagogia crítica, pedagogias da Bauhaus, Ulm, ESDI, IAD
Educação em Design no Brasil: currículo, práticas, formação, disciplinas
Design Editorial – impresso e digital, publicações em geral
Estágios
Iniciações Científicas
A proposta do projeto é criar conteúdos audiovisuais e jornadas de aprendizagem nas áreas de design gráfico editorial, a ser utilizado em disciplinas, cursos e editora da UTFPR.
Estudantes participantes: Vinícius Moura, Adrie Leliana, Camila Helena Rodrigues Inácio, Jady Torralvo Alves, Thalia Giorgetto, Gustavo Pulido.
A proposta do projeto é a criação de recursos educacionais abertos sobre os temas correlatos a Design de Interação, a partir de um olhar sobre a diversidade, as questões culturais e sociais da interação humana.
Esse projeto de extensão, correlato ao projeto de produção de REA – Recursos Educacionais Abertos, procura estabelecer relações entre a universidade e mercado, a partir de palestras, visitas guiadas, ações e eventos de campo, visando ampliar repertórios de estudantes e comunidade na relação com os temas de Design de Interação, tais como UX e UI.
Paulista de São Caetano do Sul, Ed Sarro é Bacharel Desenho Industrial (Comunicação Visual) pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP e Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Atualmente faz um estágio de pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pesquisando vitrais. Tanto no mestrado quanto no doutorado estudou o uso das histórias em quadrinhos na comunicação das organizações, segmento no qual atuou profissionalmente por mais de 20 anos em multinacional do setor automobilístico. No ensino do desenho desde 1995, a partir de 2006 passou a lecionar em cursos de graduação e pós-graduação em Design, Arquitetura e Engenharia, basicamente disciplinas de representação gráfica, projeto e história e teoria do Design. Paralela à carreira docente, Ed desenvolveu atividades como cartunista e ilustrador. Em 2017 mudou-se para Curitiba para trabalhar nos cursos de Design da UTFPR.
Orienta TCCs com projetos de histórias em quadrinhos, ilustração editorial, criação de mascotes e personagens, arte sacra e arte religiosa e eventualmente projeto de produto.
Site pessoal
Blog de tirinhas
Instagram: @edsarro1969
Telegram: @Ed_Sarro
Doutora em Engenharia pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005), graduada em Desenho Industrial Projeto de Produto pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pesquisadora da Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV). Tem experiência na área de Desenho Industrial, e tem interesse por pesquisa nas áreas relacionadas a impactos ambientais gerados pelo uso de matéria-prima e/ou desenvolvimento de produtos, sustentabilidade ambiental, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), e economia circular.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), especialização em Marketing pela SPEI / ISPG (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008). Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Design, do Departamento de Desenho Industrial (DADIN), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de 2013 a 2015 e Assessora da Secretaria de Bacharelados e Licenciaturas (SELIB) junto a DIRGRAD/UTFPR Campus Curitiba, nos anos de 2016 e 2017.
Atualmente é professora efetiva do DADIN e chefe do laboratório de Ergonomia. Ministra as disciplinas de Ergonomia e Metodologia de Projeto de Design para o curso de Bacharelado em Design e as disciplinas de ergonomia e produto, antropometria e marketing para os cursos de Especialização em Design de Interiores, Embalagens e Ergonomia: Produtos e Processos.
Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa em Design, Ergonomia e Usabilidade cadastrado junto ao CNPq, sendo que os temas de interesse em pesquisa são: ergonomia, desenvolvimento de produto, design e marketing.
Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Projeto do Produto pela PUCPR (1997), Especialização em Marketing pela PUCPR (1998), Especialização em Engenharia da Produção pela UTFPR (2010), Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002) e Doutorado em Engenharia Florestal na área de Economia e Política Florestal pela UFPR (2014). Desde 2009 é docente do ensino superior no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) onde leciona as disciplinas de Fotografia e Animação. Após formada, já lecionou na UFPR, na Faculdade Expoente, Faculdade Opet, na Universidade Tuiuti e em cursos de especialização da PUCPR e da UTFPR.
Em paralelo às atividades docentes atuou como designer do departamento de marketing na Liga Paranaense de Combate ao Câncer, como supervisora de marketing na Neodent Implantes Osseointegráveis e por último, como sócia-proprietária da Designer Mestre Ltda, empresa especializada em projetos de design e fotografia de produto. Durante a graduação estagiou no departamento de marketing da Telecomunicações do Paraná (TELEPAR) e no departamento de projetos da Bioengenharia Erasto Gaetner. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa de Narrativas Interativas Híbridas no CNPq.
Arquiteta Designer e Urbanista, docente do curso de Design (DADIN-CT) da UTFPR, coordenadora geral da editora da UTFPR (EDUTFPR), do UTLab Design (@utlabdesign), laboratório de projeto e pesquisa em Design, membro da Comissão do Plano de Logística Sustentável-RT e Comissão de Resíduos-CT. Possui patente tecnológica de aplicativo social e premiações nacionais e internacional (Sesi ODS 2021, Design for a Better World, iF Design Social Impact Prize). Atua em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, em projetos de interesse público. Acredita que Design é experiência social, a forma de comunicação que vincula o cidadão ao outro, um ser humano ao outro, no ambiente habitado, em um discurso que se extende no tempo e espaço.
Doutora em ‘Composizione Architettonica’ pelo Politecnico di Milano (2014) IAUUSP (2015), com a tese ‘Por uma Poética da Arquitetura: O Desenho Como Lugar do Imaginário’. A tese trata da mediação do desenho e da imagem como condicionantes de uma produção arquitetônica destacada da materialidade do ambiente que nos circunda, e propõe uma abordagem crítica sobre o emprego da representação gráfica no projeto como instrumento heurístico e sinestésico.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (2006). Vincula-se à UTFPR no início de 2016, como professora substituta no Curso de Arquitetura e Urbanismo, nas disciplinas de Estudos da Forma 1 e Projeto Arquitetônico 6. Em um segundo momento ingressa no DADIN como professora efetiva, onde atualmente ministra as disciplinas de Representação 1, Perspectiva 1 e Elementos Plásticos Tridimensionais para os Cursos de Bacharelado em Design e de Tecnologia em Design Gráfico.
Nos Cursos de Especialização em Artes Híbridas e em Cenografia ministrou, respectivamente, os módulos Arquitetura e Hibridismos e Desenho Arquitetônico e Artístico. É membro do Conselho Departamental, do Colegiado do Bacharelado em Design e do NDE do Curso de Tecnologia em Design Gráfico.
Breve
Breve
Doutor em Design pela Universidade de Twente (Holanda), mestre em Tecnologia (UTFPR) e graduado em Comunicação Social (UFPR). Gosta de trabalhar com projetos complexos que envolvam controvérsias e contradições. Sua abordagem de projeto deriva de interferências entre Design Participativo, Design de Serviços, Design Crítico e Autogestão. Publicou, junto com colegas do Instituto Faber-Ludens, um livro-manifesto intitulado Design Livre (2012). Sua atuação recente tem focado nas contradições implicadas nas redes sociais, empreendedorismo, sustentabilidade ambiental, mobilidade urbana e participação democrática. Já atuou em projetos com empresas como Renault, Copel e Electrolux e diversas startups do Vale do Pinhão.
Doutora em Sistemas de Produção e Utilização pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (bolsista CAPES). Graduada em Desenho Industrial – Projeto do Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e especialista em Gestão Empresarial pelo MBA em Gestão Empresarial do ISAE-FGV.
UTF faz Design
Evento de TCC do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial do campus Curitiba da UTFPR.
Ismael Scheffler é Doutor (2013) e Mestre (2004) em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É também Especialista em Teatro (2001) e Bacharel em Artes Cênicas – Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (2000). Tem formação na Escola do Ator Cômico (2007) e no Laboratório de Estudo do Movimento da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, França (2011). Realizou estágio doutoral na Universidade de Sorbone Nouvelle-Paris 3 (2012).
É professor e pesquisador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba, junto ao Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (desde 2015), ministrando as disciplinas: Criatividade/ Psicologia 1; Espaço cenográfico; Design Teatral; Corpo,forma, movimento.
Coordena o projeto institucional TUT – Teatro da UTFPR-Curitiba desde 2005. Realiza diferentes ações e projetos de extensão em teatro, cinema e exposições. Dirige os espetáculos produzidos pelo TUT desde 2005, sendo os últimos: OCO (2019), Babel (2013-2014), A breve dança de Romeu e Julieta (2009), Ubu rei (2008-2009). Visite a página.
Coordena também o Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia desde 2013, tendo participado com seus alunos por duas vezes da Mostra das Escolas de Cenografia Brasileiras na Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena, na República Tcheca, nas edições de 2015 e 2019. Visite a página.
Coordena dois Grupos de Pesquisa certificados pela UTFPR: Grupo de Pesquisa Cena, Corpo e Visualidade, criado em 2013, e Grupo de Pesquisa Narrativas Híbridas Interativas, criado em 2015.
Publicou diversos livros, capítulos de livros e artigos científicos. Dentre os livros, destaca-se: Teorias da cena: teatro e visualidades (InterSaberes, 2019), José Maria Santos: entrevistas e embates (UTFPR, 2017); Questões de cenografia II: cenografia no teatro e em outros contextos (Arte Final, 2016), Questões de cenografia I (Arte Final, 2014), Babel: o processo de criação do espetáculo (UTFPR, 2013), TUT, TECEFET, TETEF: 35 anos de teatro na UTFPR (UTFPR, 2008). Diversos artigos publicados em revistas especializadas e anais de eventos científicos podem ser encontrados na plataforma Academia.edu.
Doutor em Engenharia Mecânica na área de concentração em Mecânica dos Sólidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGEM/PUCPR, 2015), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2003), Especialista em Direção de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, (PUCPR, 1998), graduação em Pedagogia para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2008) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1995).
Desde 2016 é professor do magistério superior no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) onde leciona as disciplinas de Modelos e Maquetes 2 e Materiais Expressivos 1 no curso de bacharelado em Design, fazendo parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) deste curso, também é Chefe deste Departamento Acadêmico.
Atuou como professor e Coordenador dos cursos de Tecnologia em Fabricação Mecânica e da Especialização em Gestão da Manutenção Industrial, ambos no SENAI-PR. Também trabalhou na Kraft Projetos Técnicos Ltda. e na Robert Bosch Ltda. como projetista de máquinas e ferramentas.
Professor com dedicação exclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). De 2008 a 2011 atuou no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É doutor em Design da Informação pela Universidade de Reading na Inglaterra, Departamento de Tipografia e Comunicação Gráfica (2008); Mestrado em Industrial Design pela Birmingham City University (antiga University Of Central England,1992); Especialização em Qualidade e Produtividade, Universidade Federal da Paraíba (1993); e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Foi professor na Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco (Especialização em Design da Informação), Universidade de Fortaleza e coordenador pedagógico do Centro de Design do Ceará (2000).
É pesquisador e orientador de TCCs em temas sobre design da informação, ensino de ciência e técnicas de ilustração e de desenho de observação. Tem produção técnica na área de ilustração, embalagem e cartazes publicitários, design de calçados esportivos e segurança e outros tipos de produtos industriais e artesanais.
Nos finais de semana, José Marconi é um desenhador de ruas e um dos fundadores do grupo “Croquis Urbanos Curitiba”, que desde 2013 ajuda a administrar. Em 2016 criou na UTFPR o projeto de extensão “Desenhadores de Rua”. É co-autor do livro de ilustrações desse grupo “Impressões: Diários Gráficos do Paço da Liberdade” e de uma série de três “Pacotes de Desenho” publicados pelo SESC (2016). Desde 2017, o grupo “Desenhadores de Rua” desenvolve reportagens gráficas do Festival de Teatro de Curitiba. Além disso, em parceria com Lia Rossi, pesquisamos e escrevemos artigos científicos e guias sobre “Art Déco Sertanejo”, arquitetura popular nordestina.
Doutora em Engenharia Mecânica e de Materiais, UTFPR (2017), Mestre em Engenharia Mecânica e de Materiais, UTFPR (2008); Especialista em Gestão de Desenvolvimento de Produto, UTFPR (2004). Possui graduação em Desenho Industrial, habilitação em Projeto de Produto, UFPR (2002). Desde 2011 é professora do magistério superior no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) onde leciona as disciplinas de Modelo Digital I e Modelo Digital II. Foi professora substituta no CEFET-PR (2002 – 2005) e professora efetiva na FAE (2008 – 2011). Em paralelo às atividades docentes trabalhou como designer na empresa KS Design (2004 – 2010) na área de desenvolvimento de produto, modelagem e impressão 3D.
A pesquisa no mestrado e no doutorado envolveu o desenvolvimento e aprimoramento de uma ferramenta de projeto que permite identificar, no processo de desenvolvimento de produtos, o potencial de inovação em alternativas conceituais. O objetivo é auxiliar a equipe de projeto no processo de seleção de alternativas.
Áreas de interesse: projeto de produto (de qualquer natureza), inovação em produtos, metodologia de projeto, modelagem e impressão 3D.
julianepadilha@utfpr.edu.br
Lattes
Atendimento aos alunos:
Quintas-feiras das 13h50 às 16h30
meet.google.com/hyy-hhmj-cjg
Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em História da Arte do século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e mestre e doutor em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Atualmente é professor do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pesquisador na área de Design e membro do Grupo de Pesquisa Design e Cultura / UTFPR. Atuou por mais de 10 anos em escritórios de design e como freelancer, trabalhando principalmente com design editorial e identidade corporativa.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É professora desde 1994 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada III no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial e diretora de extensão desde 2009. Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Papel da tecnologia nos currículos específicos para o ensino superior profissional; Ensino-Aprendizagem: métodos e técnicas de ensino; Construção, implantação e avaliação do Projeto Político Pedagógico; Utilização e avaliação de tecnologias da informação e da comunicação na educação e Educação a Distância como processo de aprendizagem social.
Graduado em Desenho Industrial: habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal do Paraná (2001), Mestre em Tecnologia pelo PPGTE-UTFPR (2008) e Doutor em Tecnologia pelo PPGTE-UTFPR (2017). Seu trabalho concentra-se na área de histórias em quadrinhos, narrativa gráfica e ilustração. Sua dissertação de mestrado (Considerações sobre sociedade e tecnologia a partir da produção de histórias em quadrinhos de Lourenço Mutarelli no período de 1988 a 2006) e sua tese de doutorado (Tecnologia e Cultura nos Quadrinhos Independentes Brasileiros) ganharam o Troféu HQMix de melhor trabalho acadêmico em suas categorias nos anos de 2008 e 2018. Colaborou com o site Universo HQ, é membro fundador e colaborador do site de crítica especializado em quadrinhos Balburdia e mantém, junto com o professor Rodrigo Otávio dos Santos (UNINTER), o canal especializado em quadrinhos Kitinete HQ. Participou de diversas publicações de quadrinhos, como as revista Manticore, Quadrinhópole e Café Espacial e os livros e coletâneas Um Rock Para Caçador, Curitiba Cidade Sorriso dos Mortos Vivos e Bocas Malditas. É autor de dois álbuns: As coisas que Cecília fez (2013) e Dias Interessantes (2015), ambos indicados ao HQMix. Alguns de seus trabalhos em quadrinhos podem ser conferidos em aqui .
Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Design de Mobiliário pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2015, atuando nos cursos de graduação nas áreas de Teoria e História do Design e Semiótica. Os interesses de pesquisa estão focados nos seguintes temas: História e Teoria do Design, sob o enfoque dos estudos de gênero e da cultura material, representações de gênero nos interiores domésticos.
Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1989), Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1994), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2002) e Pós-Doutorado na Universidade de Michigan (2009-2010).
Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Cor, arte e tecnologia; Relações entre a tecnologia e a arte; entre a arte e a ciência; arte imersiva; suportes híbridos e percepção; arte, processo criativo e inovação; arte cinética; aplicação da Teoria da Cor no Design e na Arte; Arte, Tecnologia e Sociedade.
Técnico em Eletrotécnica CEFET-PR (1988), Bacharel em Des.Industrial (hab.programação visual) UFPR (1997), Especialista em Gestão do Design Gráfico UTP (2003) e Mestre em Design e Expressão Gráfica UFSC (2008), Doutorando em Comunicação e Linguagens (linha de pesq.: Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais) – UTP (2018 – 2021). Professor substituto CEFET-PR (2000-2004) professor UTP (2002-2010), professor UTESC (2004-2006), professor UniBrasil (2006-2010), professor UNOESC (2008-2009), professor ens. Sup. UTFPR – Depto. Acadêmico de Design (2010 – ). Experiência de mercado (aprox. 20 anos) na área de branding, programação visual, produção gráfica, publicidade e propaganda. No magistério superior dentre outras nas áreas: projeto e produção gráfica, história da arte, do design e das artes gráficas, estética, tipografia, composição e percepção visual. Interesse pelos processos de aprendizagem criativos e metodológicos humanos mediados por tecnologias de informação e comunicação e na educação de jovens e adultos através do uso de métodos, processos e ferramentas do design. Membro do grupo de estudos sobre EdaDe (Educação Através do Design) da PUC PR, pesquisador associado do grupo de pesquisa design, ergonomia e usabilidade – UTFPR, membro do grupo de pesquisa “Comunicação e Afetividades” – UTP e pesquisador associado do grupo de estudos de produção gráfica – UniBrasil.
Professor com dedicação exclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). De 2000 à 2012 atuou como professor de criação publicitária e planejamento estratégico nas Universidades PUCPR e Unibrasil. É autor do livro de planejamento de comunicação : “Como planejar e executar uma campanha de propaganda” publicado em 2008 pela editora Atlas (2 edição em 2012). Ao longo de sua carreira como publicitário e professor, percebeu que as técnicas utilizadas para provocar interesse tanto na publicidade comercial, como na propaganda e na educação não são assim tão diferentes. Por essa razão faz um doutorado na França para estudar o interesse francês (terceiro maior produtor mundial de desenhos animados) de desenvolver desenhos animados divertidos, mas ao mesmo tempo educativos (e os interesses das forças que controlam a politica de difusão de desenhos animados na televisão). Marcelo Públio, tem interesse em desenvolver um projeto para traduzir em desenhos animados as pesquisas complexas que se desenvolvem na universidade (vulgarisation scientifique) e também traduzir em imagens a história e culturas regionais do Brasil (vulgarisation historique).
Possui mestrado em Desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Paraná (2001) e graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM São Paulo (1997).
É apaixonado não somente por desenho e movimento, mas também por aparelhos antigos utilizados para representar a imagem. Desenvolve recentemente um projeto pessoal de representação à partir de registros fotográficos no sistema analógico com diversos aparelhos fotográficos do século XX (Temporalidades e movimentos). Nos finais de semana é um desenhador de ruas, e inspirado por seus colegas da UTFPR fundou o grupo “USK-Amiens” desenhadores de rua da cidade de Amiens. Participa também do grupo de fotógrafos onde esporadicamente produz clichés da cidade de Júlio Verne, sua urbanidade e sua natureza.
Designer, cineasta, músico, voluntário da ONG TETO e professor nos cursos de Design da UTFPR. É graduado em Desenho Industrial pela PUC/PR e mestre e doutor em Design pela UFPR. Pesquisa e atua nas áreas de design participativo, inovação social, design crítico e pedagogia do design. Como designer, já atuou no desenvolvimento de projetos na área da comunicação tanto para grandes empresas como HSBC, GVT, Renault, Unicuritiba, quanto para para diversos artistas, projetos culturais e ONGs de Curitiba. Para o Governo Federal, foi responsável pelos projetos de sistemas visuais para o programa brasileiro de Assistência Humanitária Internacional e para os novos documentos de registro civil (Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito)
Como voluntário da ONG TETO, desenvolve projetos de diagnóstico, desenvolvimento comunitário e construção de moradias de emergência em comunidades precárias paranaenses. Como cineasta, escreveu e dirigiu o curta-metragem Fala, com estréia prevista para 2021.
Acredita que o Design não pode e não deve ser apenas uma ferramenta de perpetuação de uma sociedade repleta de opressões e pautada pelo consumo desenfreado e insustentável, mas sim um fator gerador de melhorias e transformações em todos os aspectos da nossa vida. E isso só pode ocorrer por meio de abordagens de design críticas, horizontais e participativas.
Paulo Freire e Design
Projeto de pesquisa com participação de 4 estudantes dos cursos de Design, busca investigar, analisar e agrupar pesquisas anteriores no campo do design que já fizeram uso das ideias de Paulo Freire sobre participação, transformação social, politização e conscientização.
ECOA
Avaliação de pós-ocupação de moradias de emergência da TETO Paraná. O projeto busca visitar comunidades e aplicar entrevistas com moradores das casas construídas pela TETO, identificando pontos positivos e negativos da moradia que possam auxiliar na melhoria do projeto.
Tão Longe, Tão Perto
Projeto colaborativo que organize o oferece gratuitamente atividades de ensino-aprendizagem de design para comunidade interna e externa da UTFPR. Para participar acesse o site.
Design&Opressão
Rede de solidariedade entre designers e demais interessados em discutir e praticar formas críticas, emancipatórias e decoloniais de design.
Orienta TCCs com projetos na área de design participativo, design crítico e inovação social.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestrado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000) e Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1995, onde atua nos cursos de Graduação do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, junto à Linha de Pesquisa Mediações e Culturas. Desenvolve pesquisas nas áreas de História, Teoria e Crítica do Design, com ênfase nas articulações entre cultura material, espaço doméstico e relações de gênero.
Sua tese de doutoramento foi contemplada com o 1o lugar na categoria destinada aos trabalhos acadêmicos no 24o Prêmio Design 2010 do Museu da Casa Brasileira, sendo publicada como livro pela Editora da UFPR em 2015 sob o título “O design pop no Brasil dos anos 1970: domesticidades e relações de gênero na decoração de interiores”. Em parceria com a pesquisadora argentina Inés Pérez, organizou o livro “Gênero e consumo no espaço doméstico: representações na mídia durante o século XX na Argentina e no Brasil”, publicado pela Editora da UFPR em 2017.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Atualmente é professor nos Cursos de Design da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor nos Cursos de Tecnologia em Design Gráfico e de Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Projeto do Produto e de Embalagens, com ênfase em Materiais e Processos de Obtenção, Transformação e Acabamento. Tem interesse acadêmico e profissional nas áreas de Pesquisa de Materiais, Desenvolvimento de Modelos e Protótipos, História do Design (Tipografia e Produtos) e de Design-Educação (EdaDe – Educação através do Design).
renato.bordenousky@gmail.com
Lattes
Atendimento:
5M4 – das 10h20 às 11h10
5T2 – das 13h50 às 14h40
5T3 – das 14h40 às 15h30
https://meet.google.com/xpj-cira-fgd
O orixá que me guia é Euá, mas vim ao mundo pelas mãos de Iemanjá e sob os auspícios de Obá. O tarô que me representa é o oitavo, aquele que ilumina o mundo com seu conhecimento. Escorpião é meu signo e Touro meu ascendente. No oriente sou macaco e meu companheiro de estrada também é um macaco. Leitor voraz e insatisfeito, meus autores favoritos são Lovecraft, Poe e Blake. Nerd das antigas, passo horas discutindo qualquer coisa trekker, quadrinhos e filmes. Gamer em remissão, 60 horas de Civilization foi o recorde, mas passo fácil 30 horas de Skyrim, e não queira saber como eu jogava The Sims, sinistro.
Amo rolar dados poliédricos que tenho aos borbotões, nada mais relaxante que passar 4 horas sob o sol escaldante de Dark Sun ou à sombra das grandes torres de Sharn. E se você entender a referência do toque de meu celular seremos grandes amigos.
Técnico em Desenho Industrial pelo CEFET-PR (1993), bacharel em Gravura pela EMBAP-PR (1998), especialização em Fundamentos do Ensino da Arte pela FAP-PR (2002) e em Artes Híbridas pela UTFPR (2016), mestrado em Design pela UFPR (2011) e doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC (2021). Doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madrid (2019). Integra o LEGH (Laboratório de Estudos de Gênero e História), IEG (Instituto de Estudos de Gênero) e NAVI (Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem), todos na UFSC. Proprietária de estúdio de design gráfico até 2011.
Foi professora em cursos superiores de comunicação social e cursos de extensão universitária entre 2002 e 2010 em universidades particulares. Professora do magistério superior dos cursos de Design na UTFPR (Fotografia e Animação) desde 2011, e coordenadora do Curso de Especialização em Narrativas Visuais (2015-2017). Na UTFPR, foi coordenadora do Ateliê Livre de Fotografia (2014), coordenadora do Núcleo de Cultura e Comunicação do Departamento de Extensão (2015-2016), responsável pela empresa júnior de design Estalo (2015-2016), e membro do colegiado do curso de tecnologia em Design Gráfico (2015-2017).
Tese sobre representações de gênero/lesbianidades em filmes de animação. Investigações nas áreas de Fotografia, Artes e Narrativas Visuais, Filmes de Animação, Gênero, Feminismos e Estudos LGBT+. Mãe, vegana, ilustradora, e tatuadora nas horas vagas.
Orienta TCCs com projetos em Fotografia, Artes e Narrativas Visuais, Filmes de Animação, todos sob perspectiva de Gênero, Feminismos e Estudos LGBT+
Orienta estágios em Fotografia, Artes e Narrativas Visuais, Animação e Editorial
Professora titular do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da UTFPR desde 1998. Ministra disciplinas nos cursos de graduação e especialização do DADIN. Desenvolve estudos em ilustração, design gráfico e design de informação no grupo de pesquisa “Design” da UTFPR. É graduada em Pintura e licenciada em Desenho (Belas Artes, 1986 e 1989) e graduada em Comunicação Visual (UFPR,1992), especialista em Magistério Superior (Ibpex, 2000), mestre em Tecnologia (UTFPR, 2002), doutora em Design (UFPR, 2017 com bolsa Capes/FBA-UL).
Orienta TCCs com projetos em ilustração e design da informação.
Orienta estágios na área do design gráfico.
Engenheiro de Desenvolvimento na área P&D da empresa Duratex S.A (2002-2009), Doutorado em Recursos Florestais (2012) na ESALQ/USP, com período sanduíche (2010-2011) em Portugal (UTAD) e França (CIRAD). Pós Doutorado na FZEA/USP (2013), área Biomateriais. Professor da UFSC, curso Engenharia Florestal (2013-2015). Atualmente é Professor da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR – Campus Cutitiba), Departamento de Desenho Industrial, Áreas Materiais. Atua no PPG em Eng. Mecânica e Materiais (PPGEM) e no PPG Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU).