Treinamento prático – Avaliação de efeitos ecotoxicológicos de contaminantes ambientais em Allium cepa
Curso: Treinamento prático – Avaliação de efeitos ecotoxicológicos de contaminantes ambientais em Allium cepa
Carga horária total do curso: 10h
Público-alvo: Interessados no assunto Ecotoxicologia de contaminantes ambientais.
Local de realização: Laboratório de Ecotoxicologia da UTFPR, sede Ecoville do Campus Curitiba.
Período de execução:
06/08/2025 (Quarta-Feira)
Entre 8h e 18h
Vagas: 3 a 12
Pré-requisitos exigidos: Conhecimentos prévios na área de ecotoxicologia.
Inscrições: Através das redes sociais.
Objetivo geral do curso: O sistema teste Allium cepa é amplamente utilizado na ecotoxicologia, por permitir a análise de citotoxicidade, genotoxicidade e mutagenicidade de substâncias químicas e amostras ambientais. É considerado um ensaio com elevada confiabilidade para estudos de biomonitoramento e na análise de resultados de bioensaios. A sensibilidade na avaliação de diversas concentrações também é um fator que torna esse ensaio recomendado, pois devido a sua característica cinética de proliferação, o desenvolvimento do meristema apical das raízes ocorre de forma rápida, associado ao grande número de células em divisão. O principal objetivo do evento de extensão é capacitar o público interessado na realização do ensaio e na interpretação dos resultados.
Conteúdo programático:
O ensaio é amplamente empregado na área da Ecotoxicologia e apresenta um custo acessível. Apresenta alta sensibilidade e não necessita de reagentes caros e nem de grandes volumes de amostras, sendo assim, um ensaio com grande potencial de aplicação em projetos. Nesse sentido, o presente evento de extensão está sendo oferecido a todos os interessados, visando divulgar o ensaio e suas potenciais aplicações em diferentes áreas de pesquisa. Nesse sentido, o curso será dividido em duas etapas: uma breve apresentação teórica sobre o assunto e em seguida uma parte prática. Na prática, pretende-se montar um bioensaio para avaliação da citotoxicidade, da genotoxicidade e da mutagenicidade empregando sementes de Allium cepa; Análise das lâminas e interpretação dos resultados. Apresentação sobre a análise estatística pertinente dos resultados.
Metodologia:
O evento será realizado no Laboratório de Ecotoxicologia, ministrado por duas alunas que participaram de um treinamento semelhante oferecido na UFPR. O curso será dividido em uma breve parte teórica, destinada a apresentar as potencialidades do ensaio aos participantes e uma parte prática. Na prática, os participantes do curso aprenderão a montar o experimento (bioensaio), análise dos parâmetros macro e microscópicos que determinam a toxicidade das amostras, através da germinação, comprimento de radículas, análises das metáfases e avaliação da frequência de micronúcleos. O treinamento abordará também a análise estatística dos resultados.
Perfil dos participantes: Alunos, ex-alunos e interessados no tema.
Material instrucional e de apoio didático:
As seguintes referências reforçam a aplicabilidade do ensaio para análise de diferentes contaminantes ambientais.
LEME, D. M.; MARIN-MORALES, M. A. Allium cepa test in environmental monitoring: a review on its application. Mutation Research/Reviews In Mutation Research, v. 682, p. 71-81, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/j.mrrev.2009.06.002.
LEME, D. M.; MARIN-MORALES, M. A. Chromosome aberration and micronucleus f. requencies in Allium cepa cells exposed to petroleum polluted water – A case study. Mutation Research/genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis, v. 650, p.80-86, 2008. https://doi.org/10.1016/j.mrgentox.2007.10.006.
LIMA, M. G. F.; ROCHA, L. C.; SILVEIRA, G. L.; ALVARENGA, I. F. S.; VIEIRA, L. F. A. Nucleolar alterations are reliable parameters to determine the cytogenotoxicity of environmental pollutants. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 174, p.630-636, 2019. https://doi.org/10.1016/j.ecoenv.2019.03.033.
PORTIS, I. G.; FIGUEIREDO, F. R. G.; PENA, R. V.; HANUSCH, A. L.; SOUSA, L. P.; MACHADO, R. C.; SILVA, C. C.; CRUZ, A. D. Bioensaio citogenético para a caracterização da mutagenicidade e citotoxicidade da espécie Choclhospermum regium. REFACER, v. 5, n. 1, 2016.
Equipe executora:
Coordenador: Wanessa A. R. Nagata – Docente
Equipe executora – Apoio: Adriane M. D. Freitas – Docente
Equipe executora – Instrutor: Yasmin F. Marchese – Aluno
Equipe executora – Instrutor: Estes M. K. D. Asevedo