Astronomia na UTFPR

[su_custom_gallery source=”media: 3994″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”400″ height=”430″ title=”never” class=”Teste”]

Astronomia na UTFPR é uma serie de palestras de divulgação científica, com viés de trazer um pouco da pesquisa para a comunidade em geral.

Essa série de palestras é uma iniciativa dos professores pesquisadores na área de Astronomia da UTFPR que visam divulgar um pouco os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo de pesquisa.

Horário: 19:30
Local: Auditório, sede Centro
Câmpus Curitiba

 

As palestras

Tais palestras atraíram um grande interesse do público, principalmente por meio da divulgação realizada pelo Facebook tanto na página do CAUTEC como na pagina do PPGFA. Os números de pessoas que assistiram as palestras não foi contabilizado de modo total, apenas foram obtidos dados dos que requisitaram anteriormente o certificado. Porém é sabido que houve um numero maior de participantes do que o contabilizado.

Cada palestra aconteceu em uma terça-feira diferente, abaixo é apresentado um resumo de cada palestra bem como o número de participantes que assinaram a lista para obter o certificado.

Palestra 1: Matéria escura em galáxias

Data: 10/10/2017

Palestrante: Prof. Dr. Rubens Machado

Na palestra foram apresentadas algumas características de galáxias espirais e discutiu-se sobre como se pode deduzir a presença de matéria escura, um dos principais mistérios da astrofísica atual. Sem essa matéria escura as galáxias, que são compostas de bilhões de estrelas, não poderiam existir de maneira estável no Universo.

Público assinante: 145 pessoas.

[su_custom_gallery source=”media: 4021″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”400″ height=”430″ title=”never” class=”Teste”]

Palestra 2: Cinema e Astronomia: a órbita elíptica passada a limpo

Data: 17/10/2017

Palestrante: Prof. Dr. Mário Sérgio Freitas

Na palestra foi discutido a relação entre Arte e Astronomia, revelando as falhas do ponto de vista científico que filmes, como Alexandria (A. Almenabar, 2009) apresentam e se isto desabona ou não no seu valor artístico. No caso de Alexandria é retratado a descoberta dos antigos que a Terra descreve uma elipse no espaço, com base numa suposta variação observada no tamanho do Sol durante o ciclo das estações, relacionando os conhecimentos que temos de Arte e Astronomia.

Público assinante: 80 pessoas.

[su_custom_gallery source=”media: 4038″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”400″ height=”430″ title=”never” class=”Teste”]

Palestra 3: Corpos gelados do Sistema Solar também possuem anéis!

Data: 24/10/2017

Palestrante: Prof. Dr. Felipe Braga Ribas

Na palestra são apresentadas as descobertas recentes de corpos pequenos do Sistema Solar que possuem anéis. Até 2013, sabíamos que todos os planetas gigantes tinham sistema de anéis, cada um do seu jeito. Foi em junho de 2013 que descobrimos que pequenos corpos do Sistema Solar também poderiam ter sistemas similares. Essa descoberta aconteceu numa observação de uma ocultação estelar, que mostrou que Chariklo, um corpo cerca de 500 vezes menor que Saturno, possui dois lindos anéis! E não é só, já sabemos que outros corpos pequenos possuem anéis.

Público assinante: 60 pessoas.

[su_custom_gallery source=”media: 4022″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”400″ height=”430″ title=”never” class=”Teste”]

Desenvolvimentos recentes em Instrumentação para Astronomia

Data: 07/11/2017

Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Mello

Na palestra são apresentados projetos em andamento, com participação brasileira, de Instrumentação para Astronomia, mais focado principalmente na chamada ótica adaptativa, uma ferramenta muito poderosa que está sendo implementada em todos os telescópios dessa geração e será fundamental para era dos telescópios gigantes (25–40 m de diâmetro).

Público assinante: 30 pessoas.

[su_custom_gallery source=”media: 4023″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”400″ height=”430″ title=”never” class=”Teste”]

Educação em Astronomia

Data: 21/11/2017

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Florczak

Na palestra foram abordados os conceitos de educação em Astronomia, relacionando os documentos oficiais sobre o tema e a formação de professores no Brasil, bem como a maneira que se dá a pesquisa em educação em Astronomia no Brasil e seus principais itens.

Público assinante: 30 pessoas.

[su_custom_gallery source=”media: 4024″ limit=”6″ link=”lightbox” width=”400″ height=”430″ title=”never” class=”Teste”]