Período de Safra do Espinafre: Julho, Setembro, Outubro e Dezembro
Características nutricionais
O espinafre é um vegetal rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina A.
Ele ajuda a manter a pele saudável, auxilia no desenvolvimento de ossos e dentes, previne anemia, queda de cabelo e combate a fadiga.
Como armazenar
O indicado é que as folhas fiquem no máximo uma semana na geladeira. No dia a dia, tire apenas a quantidade certa que pretende consumir e deixe o resto na geladeira.
Você pode congelar vegetais verde-escuros por mais tempo! Para isso, lave bem os alimentos, seque e coloque-os em potes herméticos separados. Depois, é só colocar no freezer. Podem durar até 3 meses. Basta retirá-los na hora de preparar que não tem erro!
Você sabia?
O espinafre é um vegetal de folhas verdes que se originou na Pérsia. Pertence à família do amaranto e está relacionado com a beterraba e a quinoa.
Consumo junto com a vitamina C: há um composto presente no espinafre chamado ácido oxálico, no qual pode prejudicar a absorção de cálcio e ferro. Uma maneira fácil de resolver este problema é ferver as folhas de espinafre, durante pelo menos dois minutos ou consumi-las junto com alimentos ricos em vitamina C.
Cozinhar o espinafre aumenta suas propriedades! Isso porque o organismo não consegue decompor completamente os nutrientes do espinafre cru para seu uso.
RECEITA QUE APROVEITA!
Patê de talo de espinafre
Ingredientes
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 cebola pequena
- 1 colher de chá de sal
- Salsa e cebolinha a gosto
- 1 xícara de talos cozidos (agrião, espinafre, brócolis, etc.)
- 1/2 xícara de maionese de sua preferência
Modo de preparo
- Aqueça o óleo e refogue a cebola picada.
- Acrescente os talos picados e cozidos, a salsa e a cebolinha e deixe refogar.
- Coloque o sal, deixe esfriar e acrescente a maionese.
- Bata no liquidificador.
- Está pronto!