Época de… Tangerina!

Período de Safra da Tangerina: Maio a julho

Características nutricionais
É fonte de vitamina C. Possui vitaminas A e do complexo B, cálcio, potássio, sódio, ferro e magnésio. Reforça as defesas do organismo. Atua beneficamente auxiliando na manutenção de músculos e sistema nervoso. O seu bagaço auxilia no bom funcionamento intestinal.

Como comprar
Devem ser pesadas, firmes e perfumadas. A casca deve ser lisa e sem defeitos, marcas e pontos moles. A coloração esverdeada não significa necessariamente que a fruta não esteja madura.

Como armazenar
Todas as frutas cítricas amadurecem na árvore e não continuam a amadurecer depois de colhidas. Mantenha por alguns dias em temperatura ambiente ou armazene durante 2 semanas descobertas na geladeira. Tanto o suco como os gomos podem ser congelados.

Você sabia?
A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã (ou ponkan), manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, faz parte do grupo de frutas cítricas que englobam as laranjas, pomelos, limões, limas e mexericas. Sendo comum haver confusão com o seu nome. Na região sul do Brasil é comum chamar tangerinas e mexericas de “bergamota”. No entanto, as bergamotas seriam os frutos da espécie Citrus bergamia, que se assemelham mais a um limão.

RECEITA QUE APROVEITA!
Casca de tangerina cristalizada

  • Retire somente as cascas, sem pele branca, e fatie-as em tiras finas.
  • Ferva-as por 1 minuto em água com uma pitada de sal, escorra bem, lave e repita a operação mais duas vezes para suavizar o sabor amargo.
  • Depois, prepare uma calda com açúcar e água, acrescente as cascas e deixe-as em fogo baixo até quase toda a calda evaporar.
  • Espalhe as cascas sobre papel manteiga, deixe esfriar um pouco e polvilhe açúcar cristal.