Características nutricionais
A batata salsa é um alimento rico em betacaroteno (pigmento que fornece a coloração amarelada), é fonte de carboidratos e de fibras. Também podemos encontrar minerais como magnésio, cálcio, zinco ferro e fósforo. Assim como vitaminas C e do complexo B.
Como armazenar
As raízes deterioram-se muito rapidamente, chegando a apodrecer em 24 horas em temperatura ambiente. Raízes frescas conservam-se por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico.
A batata crua pode ser congelada. As raízes devem ser lavadas, secas com papel absorvente e colocadas em saco plástico, do qual se retira todo o ar com uma bombinha de vácuo.
Você sabia?
A batata salsa, também chamada de mandioquinha-salsa, batata-baroa, baroa e mandioquinha, pode atingir cerca de 1 metro de altura. A raiz é utilizada para fabricação de pães e bolos. Suas folhas podem ser usadas como complemento para ração animal. Quanto ao consumo das folhas, se jovens podem ser consumidas cruas ou cozidas e se velhas somente após o seu completo cozimento. Cozida, a batata salsa apresenta consistência levemente pastosa e cor mais viva do que a batata comum. Tem um cozimento muito rápido, em média de 3 a 4 minutos.
RECEITA QUE APROVEITA!
Bolinho de cascas de batata salsa
Ingredientes
- 2 xícaras de cascas de batata
- 2 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- Sal a gosto
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 2 colheres de salsinha picada com talos
- Óleo para fritar
Modo de preparo
- Cozinhe as cascas das batatas e depois bata-as no liquidificador.
- Coloque a massa em uma tigela, acrescente os ovos, a farinha, o sal, o fermento e a salsinha. Misture bem.
- Depois, aqueça o óleo e faça os bolinhos com a ajuda de uma colher e frite-os.