momento aproveita

O Momento Aproveita serve para compilar diversas dicas e formas de ter uma vida mais saudável e sustentável com passos simples que todos podemos aderir no nosso dia-a-dia. Essas mudanças simples foram apresentadas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Conselho Europeu de Informação Alimentar (EUFIC). Veja como viver sustentávelmente não precisa ser caro ou difícil!

Nós temos cada vez menos tempo, e preparar refeições nutritivas pode ser um desafio. Mas elas não precisam ser elaboradas, há muitas opções de receitas simples na internet, inclusive aqui no site e nas redes sociais do Projeto Aproveita, que você pode compartilhar com sua família e amigos! (FAO)

Planeje suas refeições. Faça uma lista de compras e tente segui-la, evitando comprar por impulso. Assim você não só desperdiça menos comida, mas também economiza dinheiro. (FAO)

Mova produtos mais velhos para frente no armário e geladeira e coloque os mais novos para trás. Use recipientes com tampa para guardar alimentos abertos e se assegure que as embalagens estão fechadas para impedir que insetos entrem. (FAO)

Se você não comer tudo que preparou congele para depois ou use as sobras como ingredientes em outra refeição. Na nossa iniciativa Dica Que Aproveita estamos sempre compartilhando formas de usar cascas e sobras de alimentos. (FAO)

Alguns descartes domésticos são potencialmente prejudiciais e deveriam ser descartados em um coletor específico. Itens como baterias, tintas, celulares, medicamentos, produtos químicos, fertilizantes, pneus, etc. podem adentrar o solo e fontes de água, prejudicando os recursos naturais que produzem nossos alimentos. (FAO)

Doe alimentos que seriam descartados. Você pode usar aplicativos que conectam vizinhos entre si e/ou com comércios locais e assim alimentos excedentes podem ser compartilhados, e não descartados. (FAO)

Confira sempre o rótulo e procure saber com que ingredientes os alimentos são feitos. Identifique e evite os ingredientes não saudáveis com gordura trans, conservantes e com acréscimo de açúcar ou sal. (FAO)

Nós não podemos produzir comida sem água! Apesar de ser importante que os produtores rurais usem menos água para cultivar alimentos, reduzir o desperdício destes também salva toda água que foi utilizada na sua produção. Reduza seu consumo de água em outras áreas também: conserte vazamentos e deslique a torneira enquanto escova os dentes. (FAO)

Uma vez na semana, você pode aderir à iniciativa Segunda Sem Carne, e tentar comer apenas refeições baseadas em legumes, verduras ou grãos. Assim você torna sua dieta mais saudável e ainda reduz o consumo de carne. (FAO)

Ao invés de joga fora os restos de alimentos, faça compostagem com eles! Criar esse hábito é uma maneira de devolver nutrientes ao solo e reduzir as pegadas de carbono. Você não precisa morar em uma casa para fazer isso, existem diversos kits de compostagem para apartamentos! (FAO)

Comprando com produtores locais, você apoia famílias e pequenos negócios na sua comunidade. Além disso, você ajuda a combater a poluição ao diminuir o trajeto de caminhões e outros veículos na cadeia de produção. (FAO)

Para ter certeza que a comida está sendo armazenada adequadamente e se mantendo fresca por mais tempo, deixe na temperatura correta (entre 1 e 5 ºC), coloque os alimentos nos lugares certos, e siga as instruções nos pacotes ou no manual da sua geladeira. Também não deixe ela muito cheia! Dessa forma você usa menos energia e terá menos chance de esquecer o que comprou. (FAO)

Pedindo porções menores, a quantidade de restos de comida deixados em restaurantes diminui, fazendo com que menos comida vá para o lixo. Você sempre pode pedir mais se estiver com fome. (FAO)

Em um caderno qualquer ou até mesmo no computador, comece a anotar a quantidade de comida que é desperdiçada e/ou perdida na sua casa. Perceber a quantidade de lixo que produzimos pode nos ajudar a mudar e, a longo prazo, reduzir a quantidade de comida que desperdiçamos.

O formato de diário irá permitir que você acompanhe que tipo de comida você desperdiça, a quantidade e o motivo. Você também pode anotar formas de evitar desperdiçá-las no futuro. (EUFIC)