Nossa equipe

Coordenadora

Rita Berardi

Oi, meu nome é Rita Cristina Galarraga Berardi. Sou professora do Departamento Acadêmico de Informática da UTFPR câmpus Curitiba e sou uma das fundadoras do Projeto TIChers. A minha motivação para fazer parte de um projeto que une a Educação Básica e Computação vem da certeza que apesar de haver um atual movimento de inserção da computação nas séries iniciais, o corpo docente necessita de um apoio para compreender e implantar os benefícios dessa inserção. Além disso, acredito que a partir da compreensão correta e desmistificada da computação desde cedo nas escolas mais meninas podem se interessar por esta área que é muito mais do que simplesmente desenvolver programas, mas que pode mudar a vida de uma pessoa e de uma sociedade.

Fotografia de Rita. Ela é vista de frente, do peito para cima. Tem pele clara, cabelos castanhos. Usa camisa do projeto T I Chers, em cor verde com desenhos brancos.

Coordenadora

sílvia amélia bim

Olá, meu nome é Sílvia Amélia Bim! Sou docente do Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Curitiba. Também é consultora do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e integrante da Comissão de Educação da SBC. Autora do livro infanto-juvenil Ada Lovelace – a condessa curiosa, publicado em português (versão impressa) e em espanhol (ebook) pela Editora InVerso.

Fotografia de Silva em ambiente fechado, com cortina ao fundo. Ela é vista de frente, da cintura para cima. Tem pele morena, cabelos pretos e lisos com mechas claras, na altura das orelhas. Está sorrindo. Usa um brinco longo nas cores preto, branco e azul e camisa do projeto T I Chers, em cor verde com desenhos brancos.

Bolsista

Bruna Oenning

Olá! Meu nome é Bruna Oenning Amador, muito prazer. Sempre me interessei por Computação e hoje estudo Sistemas de Informação na UTFPR Curitiba. Fiquei encantada com a proposta do projeto TIChers de incluir as(os) docentes como agentes para atingir mudanças tão necessárias na área, principalmente a desconstrução na forma como a Computação é vista. Também, fui muito bem acolhida por toda equipe dentro do projeto e me tornei voluntária no TIChers por um ano, agora sou bolsista no projeto. Fazer parte dessa mudança está sendo uma experiência incrível!

Fotografia de Bruna em ambiente fechado com pequenos quadros em parede rosa, ao fundo. Ela é vista da barriga para cima, corpo virado para a direita e rosto voltado para frente. É jovem, tem pele clara, cabelos castanhos, longos e cacheados. Está sorrindo e usa camisa do projeto T I Chers, em cor verde com desenhos brancos.

Voluntária

Lara Santos

Olá! Meu nome é Lara Morgado da Silva Santos. Estudo Sistemas de Informação na UTFPR-Curitiba. Me tornei voluntária do projeto TiChers pois acredito que a melhor forma de incentivar e atrair meninas para a área da computação é introduzindo o tema nos anos iniciais de aprendizagem e ao instruir as(os) docentes em como inserir a temática no dia a dia das(os) alunas(os) podemos tornar a área mais atrativa e como resultado gerar uma maior inclusão de mulheres em cursos de Computação. Este é o principal objetivo e proposta do projeto, por isso me tornei voluntária e hoje faço parte desta incrível equipe que realiza trabalhos excepcionais!

Fotografia de Lara. Ela é vista de frente, do peito para cima. É jovem, tem pele morena, cabelos pretos, longos e cacheados. Está sorrindo e usa camisa do projeto T I Chers, em cor verde com desenhos brancos.

Voluntária

Mayara D. V. Hoger

Oi, tudo bem com você? Espero que sim! Meu nome é Mayara Dal Vesco Hoger, estudo Sistemas de Informação na UTFPR Curitiba e sou voluntária no projeto TIChers. Acredito que em qualquer aspecto a diversidade é algo positivo e, voltado a computação, ter mais mulheres nessa área traria mais possibilidades e variedade. Para atingir a diversidade, as meninas devem ser incentivadas a terem o contato com a computação desde pequenas, para que, depois dessas experiências, possam escolher qual profissão seguir. Com o objetivo de que isso aconteça, acredito na proposta do TIChers, que é a de ensinar às(aos) docentes da educação básica sobre computação para que elas(es) possam transmitir esses conhecimentos às(aos) suas(seus) alunas(os), assim, elas(es) terão a possibilidade de se interessar pela computação.

Fotografia de Mayara. Ela é vista de frente, da cintura para cima. Ela é jovem, tem pele clara, cabelo loiro e comprido. Ela utiliza um óculos marrom. Está sorrindo. Usa a camisa do projeto T I Chers, em cor verde com desenhos brancos.

Voluntária

Patricia Abe Turato​

Olá! Meu nome é Patricia Abe Turato. Sou estudante do curso de Engenharia de Computação na UTFPR, câmpus Curitiba. Acredito que o ensino dos conceitos fundamentais da Computação na Educação Básica é essencial para que todas as crianças consigam compreender melhor o mundo em que vivemos e não há ninguém melhor do que as(os) docentes para espalhar esse conhecimento. Além disso, penso que essa é uma maneira de aumentar a representatividade feminina e a diversidade nos cursos de Computação. Por isso, me identifiquei com a proposta do TIChers e, hoje, sou voluntária do projeto.

Fotografia de Patricia. Ela é vista de frente, da cintura para cima. Ela é jovem, tem pele clara, cabelos castanhos compridos. Está sorrindo. Usa a camisa do projeto T I Chers, em cor verde com desenhos brancos.

Quer saber mais sobre quem passou pelo TIChers?

Clique aqui para ver o histórico da equipe!