Sustentabilidade na construção civil

Quando me deparei com o e-mail falando sobre o projeto, logo pensei na oportunidade em contar mais sobre a sustentabilidade na construção civil, estando a frente dos posts e textos da empresa em que trabalho, chamada WS Frame, me gerou conhecimento sobre um assunto extremamente importante e pouco abordado.

De acordo com a Agência CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a construção civil é uma das principais atividades econômicas do mundo e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. No entanto, essa indústria é responsável por uma grande quantidade de emissões de carbono e pela degradação ambiental, o que torna essencial a adoção de práticas sustentáveis para minimizar esses impactos.

Será que as pessoas já pararam para pensar que a construção de uma casa, prédio ou qualquer outra estrutura pode gerar muitos impactos negativos no meio ambiente? Pois é, mas a boa notícia é que existem várias práticas sustentáveis que podem minimizar essas consequências. Uma delas é o uso de materiais ecoeficientes, que são produzidos com menos impacto ambiental e possuem características como a durabilidade e a resistência. Outra prática importante é a redução do consumo de energia, que pode ser alcançada com a utilização de fontes renováveis e sistemas de eficiência energética nas edificações e ainda tem a incorporação de tecnologias limpas, como sistemas de captação de água da chuva.

Aqui em casa, minha família está investindo cada vez mais nessa prática sustentável, temos uma cisterna de água que consiste em um reservatório que faz a captação e
armazenamento da água da chuva e também placas fotovoltaicas utilizadas para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios solares. Sabendo que nem todos podem ter acesso a esse tipo de informação ou condição para poder instalar tais equipamentos, mas podemos relembrar práticas que podem ser aplicadas do dia-a-dia, como por exemplo:

● Reduzir o consumo de energia; desligar os aparelhos quando não estiverem em uso, usar lâmpadas LED e aproveitar a luz natural.
● Economizar água; fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos curtos e usar água da chuva para regar as plantas.
● Reciclar; separar o lixo reciclável do não-reciclável e também se certificar de que os materiais sejam descartados corretamente.
● Reutilizar; usar sacolas reutilizáveis em vez de sacolas plásticas, usar garrafa de água reutilizável e evitar o uso de produtos descartáveis.
● Comprar localmente; dando preferência a produtos locais, têm menor impacto ambiental e apoia a economia local..
● Compartilhar; compartilhando caronas ou usando o transporte público reduz as emissões de gases de efeito estufa.

Além dessas práticas, a construção sustentável também envolve a promoção da justiça social e a inclusão de todas as pessoas nas decisões e ações relacionadas à construção. Isso inclui a promoção de práticas de construção sustentável em comunidades de baixa renda e a garantia do acesso universal às edificações, incluindo pessoas com deficiência.

Em suma, a sustentabilidade na construção civil é uma questão fundamental para a proteção do meio ambiente e o bem-estar das pessoas. A adoção de práticas sustentáveis na construção é essencial para minimizar os impactos negativos dessa atividade e promover um futuro mais justo e equilibrado para todos.

Autora: Lais Janowski Spisila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *