Sustentabilidade Linguística

Diversidade de Gênero I

aluno por estudante

professor por docente

se omitimos o artigo

contemplamos toda gente

*********************************

Diversidade de Gênero II

na linguagem inclusiva

procuramos solução:

como respeitar as regras

e promover a inclusão?

só flexionar os gêneros 

não resolve a questão

além do tal binário

há gêneros de montão

reconheça a diversidade

sem discriminação

*********************************

Diversidade de Gênero III

em busca de inclusão 

E é diversidade

mas só entende a proposta

quem pode estudar de verdade

a maioria brasileira

não teve oportunidade

de receber educação

aquela, de qualidade

o analfabetismo funcional

é uma dura realidade

*********************************

Anticapacitista I

a língua portuguesa é rica

não deve ser capacitista

se procura um adjetivo

ele com certeza não é autista

*********************************

Anticapacitista II

ser cega não é ser anônima

que estranha revisão

se o que desejas é ética

use o nome correto, então

*********************************

Anticapacitista III

se fazer de surda

parece ser uma boa solução

mas ignorar, não é surda

muitas vezes é proteção

então use a palavra certa

capacitismo não é bom não

*********************************

Autora: Sílvia Amélia Bim

Descrição: No documento Sustentabilidade Linguística estão poemas que versam sobre Diversidade de Gênero e Anticapacitismo. A proposta é contemplar os ODS 5: Igualdade de Gênero e ODS 10: Redução das Desigualdades através da conscientização sobre os vieses que a Língua Portuguesa carrega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *