SEANIMA 2020

Seanima 2020 online: Um evento prá lá de animado!
A UTFPR, por meio do Núcleo de Design de Animação da UTFPR, acolheu o Seanima 2020. Estamos muito felizes em contribuir na organização da versão online do evento, colaborando com a equipe de professores de diversas universidades do Brasil. Foram alguns meses compartilhando conhecimento técnico e questões administrativas! Claro que, contando sempre com a ajuda de voluntários e estagiários incríveis que fizeram toda a diferença!!!!

O evento foi dividido estrategicamente em Esquenta Seanima, Seanima Convida e agora, o Seanima Apresenta. Apesar de muitas incertezas trazidas pela pandemia, a equipe do Seanima se dedicou com muito amor para tudo isso acontecer! O evento está lindo, cheio de participações e trabalhos incríveis na área de animação!

Participe!!!
Acesse a programação completa e os trabalhos na íntegra aqui: http://seanima.org/content/seanima-apresenta/

Nossos trabalhos no SEANIMA 2020

COVID-19 e a Economia Criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação

por Camila Kutiski e Elisangela Lobo Schirigatti

O Cinema de animação se estende em diversas áreas e cada vez mais tem ocupado diferentes mídias para além do cinema tradicional. A pesquisa tem como objetivo caracterizar o impacto da COVID-19 na produção e exibição de animação. Os dados encontrados apontam para o fortalecimento de tendências pré-existentes e também para a adaptação de eventos e festivais do setor audiovisual à nova realidade.

Mini Bio:
Profa. Dra. Elisangela Lobo Schirigatti, Designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Atualmente coordena o Núcleo de Design de Animação da UTFPR e o projeto de pesquisa sobre Cadeias produtivas da Animação.

Camila Kutiski, graduanda em Tecnologia em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e voluntária de Iniciação à Pesquisa no projeto de pesquisa Cadeias produtivas da Animação.

Acesse aqui e assista a apresentação.

Se não pode vencê-los, junte-se à eles: como a França tornou-se o terceiro maior produtor mundial de desenhos animados estabelecendo parcerias com os japoneses?

por Marcelo Abilio Públio

Grande produtora mundial de séries de animação, a virada francesa aconteceu nos anos 80 com diversos fatores, entre eles, a expertise japonesa. Mas essa virada não aconteceu sem interesse político, valorizando a ciência a França entra na corrida espacial. Muitas séries dessa época abordam a ficção científica. Apresento assim esse emaranhado de fatores e a importância das parcerias franco-japonesas.

Mini Bio:
Marcelo Abílio Públio é Professor na UTFPR. Faz doutorado na UPJV/França sob direção de Sébastien Denis. Estuda as políticas francesas de desenhos animados ao mesmo tempo divertidos e educativos. Estuda também os interesses políticos dos desenhos animados na televisão francesa. Possui mestrado em Desenvolvimento econômico pela UFPR (2001) e graduação pela ESPM São Paulo (1997).

Acesse aqui e assista a apresentação.

Momento Animação: novos formatos de eventos de animação durante a COVID-19

por Bruno Azzani Braga e Elisangela Lobo Schirigatti

Durante a pandemia do Covid-19 o Núcleo de Design de Animação na UTFPR teve um novo desafio em seus encontros: continuar a fomentar a animação em modo remoto. Nessa fala iremos expor os aprendizados desse processo, retomando e indicando o formato que usamos para construir Os Momento Animação, o qual obteve a presença e a ajuda de vários voluntários palestrantes em diferentes áreas.

Mini Bio: Profa. Dra. Elisangela Lobo Schirigatti, Designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Leciona as disciplinas de fotografia e animação para os cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico. Atualmente coordena o Núcleo de Design de Animação da UTFPR e o projeto de pesquisa sobre Cadeias produtivas da Animação, onde estuda as competências dos profissionais de animação.

Bruno Azzani Braga é graduando em Tecnologia em Design Gráfico pela UTFPR e técnico em Design de Jogos Digitais. Foi membro fundador/ voluntário do projeto de extensão Design em AnimaJogos Digitais. Foi membro fundador/ voluntário do projeto de extensão Design em Anima–Ação na UTFPR. Ação na UTFPR. Atua como Motion Designer no estúdio Smart Diseños.

Acesse aqui e assista a apresentação.

Processo em Registro de Bonecos Articulados para Stop Motion com Material Alternativo

por Barbara Valente

Esse projeto trata de um modelo de boneco articulado para stop motion com materiais alternativos. Através de pesquisa e estudos anatômicos foram identificados os principais tipos de articulação, e simultaneamente a uma análise das necessidades de aprendizagem do público-alvo, foi desenvolvido um modelo, que atualmente está em fase de testes de validação estrutural e mecânica

Mini Bio: Barbara Valente, graduada em Tecnologia em Design Gráfico pela UTFPR e animação pela Emily Carr University of Art + Design, entusiasta do cinema de animação stop motion e estudos de materiais, com participação em dois curtas internacionais: Aguacero e Creamers.

Acesse aqui e assista a apresentação.

Iniciativas direcionadas para o fortalecimento da indústria de animação

por Elisangela Lobo Schirigatti e Georgia Jahnke Galvão

Em um cenário de forte concorrência dos grandes players do mercado de animação e de dificuldade de inserção de obras por parte de países que não tem tradição no setor, incentivos voltados para o fortalecimento da indústria de animação se fazem relevantes. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa visando criar um panorama com tais iniciativas, com foco nos principais polos da União Europeia.

Mini Bio:
Profa. Dra. Elisangela Lobo Schirigatti, designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Atualmente coordena o Núcleo de Design de Animação da UTFPR e o projeto de pesquisa sobre Cadeias produtivas da Animação.

Georgia Jahnke Galvão é graduanda em Bacharelado em Design pela UTFPR e bolsista voluntária do CNPq, onde pesquisa a indústria de animação nacional e internacional. Atua como designer gráfico na empresa Favretto Painéis.

Acesse aqui e assista a apresentação.

Processo em Registro da Série Unexpected Tales

por Bruno Azzani e Yan Braga

Após uma análise do mercado de animação do motion graphics brasileiro percebeu-se a falta de diversidade nele. Apurando a história e interseccionando as questões de raça, classe e gênero propomos uma metodologia colaborativa para se produzir uma série de animações ajudando na reflexão dessa problemática. Esse vídeo demonstra as questões técnicas da produção.
Acesse aqui e assista a apresentação.

Mini Bio: 
Bruno Azzani Braga é graduando em Tecnologia em Design Gráfico pela UTFPR e técnico em Design de Jogos Digitais. Foi membro fundador/ voluntário do projeto de extensão Design em AnimaJogos Digitais. Foi membro fundador/ voluntário do projeto de extensão Design em Anima–Ação na UTFPR. Ação na UTFPR. Atua como Motion Designer no estúdio Smart Diseños.

Yan Braga é Músico e violonista a mais de 8 anos, com 12 anos entrou o no conservatório de MPB de Curitiba. Aos 17 começou a tocar violão e cantar em bares da região metropolitana de Curitiba onde tocou por mais de 1 ano. Aos 20 anos entrou na FAP (Faculdade de Artes do Paraná) onde permanece, e iniciou como professor de violão atuando na prefeitura municipal de Quatro barras.

Acesse aqui e assista a apresentação.

Voluntários do Núcleo de Design de Animação da UTFPR são homenageados no Esquenta Seanima 2020

com Bruno Azzani e Mikhael Gusso

No Esquenta SEANIMA #1 a professoras Carla Schneider e Elisangela Lobo Schirigatti ressaltam a importância dos voluntários em projetos acadêmicos

Acesse aqui e assista a apresentação.