Realizar ações de extensão que envolvam acadêmicos do Curso de Tecnologia em Radiologia e dos Cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design da UTFPR em parceria com os pacientes da APPP, para contribuir na divulgação de informação, orientar quanto aos cuidados nos exames de imagens e produzir material de orientação das atividades que a Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo desenvolve para melhor qualidade de vida e interação com os profissionais da área de saúde e seus familiares.
O projeto de extensão batizado como “Estímulo” iniciou em 2020 e tem como coordenadora a enfermeira e professora do curso de Tecnologia em Radiologia da UTFPR, a Dra. Kátia Elisa Prus Pinho.
A princípio, dois motivos incentivaram a proposição de um projeto com essa temática. O primeiro deles é possuir um familiar diagnosticado com Parkinson e, por isso, conseguir compreender as dificuldades e limitações trazidas pela doença. O segundo é perceber a importância dos profissionais de saúde entenderem e saberem como atender e acalmar pacientes com Parkinson durante exames de radiologia.
Na fase inicial, a equipe de trabalho focou mais em questões burocráticas de formalização e de estrutura do projeto em si, sempre primando pelo estabelecimento de um contato mais próximo com a Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo. Fator esse que é de extrema importância para o desenvolvimento mais profundo e efetivo do projeto.
Em seguida do planejamento, algumas ações que visam disseminar informações para o público em geral, começaram a ser realizadas, entre essas, a exibição de 04 lives com convidados de diversas áreas que conversaram e compartilharam experiências e conhecimentos na área de saúde.
As lives estão disponíveis no canal do Núcleo de Design de Animação. Veja aqui.
Paula Lima, integrante da equipe, ressalta que, ao propor ações que disseminam informações e criam espaços para diagnosticados compartilharem experiências, opiniões e dificuldades, o projeto Estímulo está contribuindo diretamente com a sociedade em sua visão sobre o Parkinson. Diminuindo assim, o preconceito com a doença e, com o tempo, proporcionando melhor qualidade de vida aos afetados.
Sendo assim, o Núcleo de Design de Animação pretende colaborar na criação de materiais e abordagens que visam o compartilhamento e representação das informações. Uma das propostas é a criação de animações retratando situações/sintomas da doença de Parkinson, disseminando assim, informações mais figurativas e chamativas para o público nas mídias. Nesse primeiro momento, a técnica de animação escolhida foi a Rotoscopia, que resulta em uma produção bem característica e, de acordo com o designer Lucas Frank, consegue representar o tremor causado pelo Parkinson, sem expor os pacientes.
As ações em 2021 continuam com o intuito de facilitar a integração de pessoas diagnosticadas com Parkinson e expandir o alcance do projeto, abordando novos meios e ideias dentro da área. A equipe planeja continuar com as lives, trazendo convidados e compartilhando experiências. Além disso, estuda-se a criação de um e-book com informações e instruções sobre o assunto e a criação de novos posts e materiais para as mídias.
Você também pode participar do projeto! A participação e contribuição de voluntários é aberta para qualquer pessoa da comunidade interna ou externa da UTFPR, e é essencial para o funcionamento e desenvolvimento do projeto. Você pode entrar em contato pelo e-mail: projeto.estimulo@gmail.com; ou pelo nosso Instagram: @projeto.estimulo