Animação e Design

Entre Imagem
e Movimento:
Da Cronofotografia ao GIF

por: Ana Maria Hoffemann de Carvalho;
Elisangela Lobo Schirigatti

O advento das novas tecnologias e a incorporação de técnicas digitais no processo de criação do cinema, contribuíram para uma alteração de paradigma no cinema de animação. Através dos autores Lucena Júnior (2005), Denis (2010), Magalhães (2015). Com base nas reflexões de Marshall McLuhan acerca da
linguagem enquanto extensões do Homem, o presente artigo propõe uma reflexão sobre as origens do cinema e animação com as imagens animadas. Nesse sentido, discorre-se a interseção entre animação e GIF. Fazendo um recorte nas suas raízes históricas e projeções futuras.

PALAVRAS-CHAVE: Animação. Cinema. Cronofotografia.

 

A animação experimental é uma categoria com forte representação de profissionais brasileiros, que exploram
materiais, mídias e temas diversos em suas composições. Tendo um olhar admirador a essa produção
alternativa presente no Brasil o Núcleo de Design de Animação criou em 2020 o Encontro Nacional de
Animação Experimental (ExperimentAnima) que neste ano realiza a sua terceira edição. Ele surgiu como uma
iniciativa online que propõe, por meio de espaços virtuais, disseminar conhecimentos sobre a animação
experimental. O evento contou com a colaboração de diversos profissionais da área como palestrantes,
ministrantes de workshops e alunos pesquisadores do assunto, contabilizando quase 2.000 visualizações e
alcançando 2228 contas em suas mídias sociais.
O objetivo deste artigo é, por meio de uma pesquisa
qualitativa, descrever as iniciativas tomadas pelo Núcleo na realização do Experimentanima 2022, a fim de
compreender o processo de viabilização do mesmo, entendendo quais são as melhorias necessárias para as
próximas edições e qual foi o impacto de sua realização, concluindo que o evento concretizou seu objetivo
de apresentar a animação experimental à comunidade acadêmica contemplando assim o cenário brasileiro
com um evento dinâmico e acessível, aberto a todos os públicos.

PALAVRAS-CHAVE: Animação experimental. Mostra de animação. Núcleo de Design de Animação.. 

O presente artigo tem como objetivo analisar a trajetória da animação brasileira através da produção da animação experimental. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em 5 bases de periódicos: Capes, Scopus, Web of Science, Science Direct e o Catálogo de Teses e Dissertações. O
primeiro desafio foi estabelecer o conceito de animação experimental. A partir disso, fez-se necessário
consultar livros teóricos e autores renomados da área da animação fora dessas bases. Assim,
apresentamos brevemente a história da animação e a ampliação com os estúdios Disney, o surgimento da
animação experimental resultante desse movimento e seu início no Brasil. A metodologia, conceitos e definições necessárias para a análise de artigos. O resultado obtido foi totalizado em 4 artigos dentro da
temática nacional. Assim, conclui-se que mesmo com materiais e estudiosos na área da animação experimental, a produção teórica dentro dessas bases ainda é incipiente, sendo necessária a estimulação da ampliação para a academia.


PALAVRAS-CHAVE: cinema de animação; história da animação; experimental.