Competences of animation Designers – Perceptions based on a sample of Brazilian professionals

Elisangela Lobo Schirigatti
Ilan Avrichir

Acesse o e-book aqui e para download clique aqui.

Sobre o livro

“Para aonde vai a animação brasileira? Creio que não cabe aos animadores brasileiros responder a esta pergunta, tampouco aos demais artistas. Estamos tratando de arte, de uma arte viva, cheia de abstrações e consequentemente de movimentos. Nós, animadores brasileiros, conseguimos agregar, pelo menos até o momento, vários estilos, gêneros e temáticas em nossos filmes, esta qualidade é o respeito de um pelo outro e de um, pela obra do outro. Talvez, esta qualidade possa nos levar a trilhar caminhos mais distantes e diversos, e assim, tornaremos a arte da animação brasileira em algo de como é a nossa música. Estamos todos sob a mesma tempestade, mas infelizmente nossos barcos são diferentes.

A pesquisa do seu livro nos leva a confiar numa animação mais estruturada, onde a produção de uma animação segue e atravessa rigorosamente suas fases para chegar ao seu final. É bom entende-las, sobretudo é um método extraordinário, mas a minha canoa é pequena e não há como não molhar os pés sob esta tremenda tempestade. 

 Não consigo nem imaginar o que acontece dentro de um transatlântico que velozmente passa pela minha canoa quebrada. Mas tudo tem o seu valor e traz sua contribuição para aquilo que queremos construir, nosso momento exige isso! Receio crer na possibilidade de transformar tudo que se cria em animação passar por pensamentos, palavras e regras tão rígidas, para apenas o animador expressar o que sente. Por exemplo, os 12 princípios da animação, diria que são menos, ou quase nenhum, porque são inerentes a todos os animadores, nascem com eles. A animação se torna pura quando se desprende destas 12 correntes. Ainda acho que a animação independente de qualquer formato é a que mais retorno nos dá, sob todos os aspectos, entre eles os filosóficos, estéticos e técnicos. O seu livro ensino muita, isto é bastante verdade. A forma de saber como pensam os animadores já é uma forma de compreendê-los melhor e também de nos fazer compreender por eles. Creio que este é para mim, o grande legado da sua pesquisa.” – Wilson Lazaretti – Em Valinhos-SP, 27 de novembro de 2021.

Sobre o livro:

“Competences of Animation Designes é o resultado de um estudo bem estruturado com objetivos e metodologia claros. Apresenta uma o contexto do ensino da animação no Brasil atual com estatísticas importantes, além de dados e conclusões significativos para qualquer profissional ou estudante da área. Como por exemplo: a pesquisa conclui que a competência em desenhar é a mais valorizada (apesar de todos os avanços tecnológicos que possam existir); atesta o número expressivo de profissionais da animação oriundos do campo do Design (comprovando a ligação desses dois campos do conhecimento apresentada em estudos anteriores); assim como a valorização das soft skills (e não somente das competências técnicas). Mais uma obra da academia brasileira, fundamental para o entendimento das competências profissionais para a “nossa” Animação ;). ” – E. Gordeeff, 01 de dezembro de 2021.

Sobre os autores:

Profa. Dra Elisangela Lobo Schirigatti é designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), onde leciona as disciplinas de fotografia e animação. É coordenadora do Núcleo de Design de Animação e do Núcleo de Fotografia, ambos da UTFPR. É responsável pela organização dos eventos de extensão: Encontro Nacional de Animação Experimental – ExperimentAnima, Semana de Jogos, Quadrinhos e Animação – JoQA, Momento Animação, Roda de Conversa Animada e o Laboratório Aberto de Animação – LAAB. Fez parte da equipe de organização do Seminário Brasileiro de Estudos em Animação – SEANIMA 2020, é membro da Red Latinoamericana de Estudios de Animación – Sur a Sur. Na área da pesquisa coordena os projetos Observatório Internacional do Ensino em Animação e a Cadeia Produtiva da Animação, onde estuda as competências dos profissionais de animação.

 

Sobre os autores:

Professor e pesquisador Ilan Avrichir atua no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da ESPM. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2002), mestre em Administração pela mesma instituição, engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É professor da graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na área de Estratégia Internacional e Estudos Organizacionais. Pesquisa o tema da competitividade de indústrias brasileiras com ênfase em: cadeias globais de valor, arranjos produtivos locais, exportação de bens e serviços e comunicação entre culturas nacionais.